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A voz das crianças nas estratégias de marketing digital

Segundo estatística divulgada pelo IBGE em 2018, a cada 20 segundos nasce um bebê no Brasil. Assim como os consumidores adultos, a exigência do público infantil está crescendo e com mais voz no poder de escolha.

Mesmo diante do cenário em que estamos vivenciando pela pandemia, deverá ocorrer um aumento registrado de 3,4% nas vendas do comercio varejista para o Dia das Crianças, segundo estudo da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Tal índice é o maior registrado desde 2013, data em que foi verificado o crescimento de 5,1%. Diante do cenário, como sua marca está atuando com o marketing digital em sua estratégia de clientes?

O estudo relata ainda que os segmentos com melhor desempenho e expansão, conforme a CNC, serão referentes aos itens de calçados e vestuário infantil com estimativa de 10,2% e após os mercados de eletroeletrônicos e brinquedos com estimativa de expansão de 5,7% para 2020.

Diante de tais indicadores, é nítida a importância de tal mercado para a economia. Assim, proporcionar uma boa experiência da marca ao público infantil requer muita estratégia e planejamento centrado no cliente com propósito.

Criando uma estratégia de marketing digital para o público infantil

O mercado de produtos infantis é extremamente vasto e possui um desafio enorme, visto que são consumidores extremamente exigentes e com altas influências.

A criação de uma estratégia de marketing digital para as crianças e seus pais deve definitivamente iniciar com a compreensão das necessidades desse grupo-alvo e suas personas.

Os pais são os consumidores detentores que fazem as escolhas e tomam unicamente as decisões até certa idade da criança. Nesta fase, principalmente, as escolhas são muito baseadas na confiança e segurança em um determinado produto ou marca. Obviamente tal confiança não nasce da noite para o dia, ela é construída pela marca.  

Após uma determinada idade, as crianças passam a ser fortes influenciadores nas escolhas dos pais, especialmente em determinados segmentos como brinquedos, vestuário, games, entretenimento e outros.

Neste ponto, as marcas não apenas estão atendendo as necessidades de confiança, segurança e propósito dos pais, mas também as necessidades de desejo, consumo e experiência dos filhos.

Obviamente não estamos considerando neste ponto, produtos infantis destinado a saúde ou alimentação, visto que se trata de nichos extremamente especiais para o segmento infantil.  

O Marketing Infantil remete a responsabilidade e ética

Como em qualquer campanha de marketing, existem metas atreladas a sua eficiência, sejam elas de vendas, aumento de capilaridade, ampliação do percentual de lembrança, mudança na percepção da marca ou produto, satisfação e outras.

Neste momento, em sua estratégia de marketing digital é fundamental que as marcas atuantes no mercado infantil, possuam um código de ética que esteja alinhado a identidade de sua marca, além de seguir rigorosamente todos os termos legais do segmento.

Toda e qualquer publicidade destinada ao público infantil ou para adolescentes deve conter uma série de cuidados especiais em seus conteúdos e mensagens transmitidas. Os conteúdos não devem representar nenhum ponto de risco à saúde ou a segurança dos pequenos. Inúmeros outros pontos devem ser observados e são itens obrigatórios, sendo alguns deles, protegidos pela lei.

As crianças e adolescentes estão completamente imensos em um mundo extremamente digital e dominado pela publicidade por todos os lados. Hoje, a mídia e os anúncios acompanham as crianças todos os dias, em todas as suas fases e faixas etárias.

Em um mundo cada vez mais bombardeado pela publicidade e dominado pela mídia, seja ela online ou offline, é impossível manter as crianças completamente imunes a tantas informações simultâneas.

No caminho da casa de seus avôs ou para a escola em inúmeros letreiros e outdoors, pela internet, pela televisão, por aplicativos, pelos games e outros. As informações e as campanhas publicitárias estão onipresentes e sendo transmitidas o tempo todo por diversos canais diferentes. As marcas estão cada vez mais presentes em diversos canais de comunicação e oferecendo múltiplos meios também de relacionamento com seu público.

A identidade de sua marca também está em sua propaganda

Um ponto de extrema importância, é o fato da propaganda transmitir em sua mensagem, a identidade, os valores, as visões e propósitos de sua marca, que podem ser muito sensíveis ao público infantil ou adolescente.

Neste quadrante, é fundamental também analisar o quanto a mensagem, pode alterar padrões de comportamento, visto os quais, este público é muito mais suscetível e latente a estas alterações. Importante conhecer profundamente seu público, onde por muitos momentos, tais personas infantis não são unicamente capazes de avaliar criticamente as mensagens que estão recebendo a todo momento.

Diante desde cenário, fica evidente o quanto uma comunicação focada ao público infantil ou adolescente é particularmente delicada e sensível. As marcas centradas no cliente e alinhadas a experiência de seus consumidores, estão investindo cada vez mais neste quadrante com zelo, carinho e respeito ao seu público.

Em muitas as situações e dependendo da idade das crianças, elas não sabem distinguir o que é de fato uma ação de marketing e publicidade. Fundamental que neste ponto as marcas, conheçam profundamente seus consumidores finais e decisores, mapeando suas personas, criando os mapas de jornada de relacionamento e ações efetividades para proporcionar uma experiência diferenciada para os pais e os filhos.

Um ponto de atenção, quando falamos em mapeamento das jornadas de relacionamento para públicos de marcas infantis é entendermos a satisfação e fidelidade dos consumidores finais e seus decisores, segmentando devidamente as personas para o alinhamento da melhor metodologia de pesquisa, canal e aferição.

Existe Marketing de conteúdo para o público infantil?

Como é de amplo conhecimento, o marketing de conteúdo é um pilar que veio para ficar, além de ter atingido novos patamares neste ano de 2020 como um dos métodos comprovados de comunicação com o público-alvo dirigidos.

Uma marca possui maiores chances de atrair o interesse de seu público e destinatários com a geração de um conteúdo que seja atraente, útil, entregue o valor desejado e possa de fato criar a conexão esperada.

A estratégia de conteúdo deve estar alinhada a comunicação que se deseja com o público-alvo. Demonstrando todo o valor agregado do serviço ou produto que uma marca pode oferecer, além de compartilhar a experiência que o público pode possuir com seu uso.

Este tipo de comunicação, geralmente menos invasiva e muito mais sutil, é mais comum ser dirigida aos pais no segmento. Enfatizando os benefícios de seus produtos, colaborando com a escolha de compra ou sustentação da fidelidade dos decisores do consumo.

Os pais são também consumidores! Estão cada vez mais conscientes e seletivos sobre a experiência que desejam possuir com as marcas e assim dividir tais experiências com seus filhos.

As marcas devem fornecer informações as quais tragam confiança aos pais e que certamente irão ouvir e levar em consideração a opinião de outros pais. Desta forma, a imagem e identidade de sua marca, é altamente relevante no segmento para a devida chancela.

Os conteúdos atuais das marcas que utilizam o marketing de conteúdo possuem, geralmente, uma linha de apoio e educativa direcionada aos pais e como relatamos, em múltiplos canais de comunicação e relacionamento com a marca.

Fundamental, entender o perfil de tais pais e qual é o melhor modelo, meio de comunicação e linguagem. Um casal jovem com uma criança recém-nascida, dificilmente irá ler um conteúdo de vinte minutos de leitura complexa sobre uma marca. Se faz necessário entender tal momento, para proporcionar uma experiência pratica e aderente a realidade destes pais.

A imagem faz parte da mensagem e identidade

Quando falamos de marketing digital é impossível não associar a uma imagem e a identidade da marca está altamente atrelada a ela. Assim como a mensagem que deseja transmitir aos seus consumidores.

Nas redes sociais e digital, as imagens e artes são fundamentais em diversos pontos de relacionamento da marca com seus consumidores e em muitas situações estão altamente atreladas as emoções que desejam despertar em seu público-alvo.

A qualidade da foto, o carinho com a construção da arte, o modelo da mensagem, o estilo das fontes, cores, tudo irá despertar e desencadear um tipo de mensagem diferenciada. O cuidado com todos os detalhes para a experiência deste consumidor infantil é determinante para o engajamento com seu produto e marca.

Programa de fidelidade ao público infantil

O mercado infantil e adolescente também é muito adepto ao marketing atrelado a programas de fidelidade e relacionamento. Eles são uma outra fonte poderosa de atrair novos consumidores e de retenção da base, com foco em mantê-los por mais tempo fidelizados e consumindo.

A tecnologia é uma grande aliada, onde os dados dos perfis de consumo podem ser analisados em bancos de dados e compilados aos estudos de personas, com a diretriz de entregar o melhor produto, para o melhor consumidor. Analisando suas preferências de compras, comportamento e quais itens do programa de fidelidade são mais eficientes para sempre aprimorar a experiência e oferta.

Soluções tecnológicas também serão grandes aliadas no leque de canais de atendimento e relacionamento com estes consumidores. De forma estruturada e alinhando todos os pontos da jornada de experiência e relacionamento de tais consumidores tão especiais. Além, de uniformizar a mesma mensagem em todos os meios de comunicação.

Em ações de fidelidade e satisfação, o cliente é incentivado a utilizar seus produtos e confiante e feliz com este uso, a probabilidade de voltar a procurá-lo para uma nova compra, é muito maior. Desta forma, é importante que sua marca mantenha as promessas e expectativas da marca com o produto, muito bem alinhadas para a real entrega de valor.

Os influenciadores externos das crianças

O mercado infantil é muito particular e tal público possui uma ótica diferenciada hoje com a forte digitalização da infância. Os profissionais de marketing digital possuem neste ponto, um enorme desafio para a atingir uma comunicação eficaz ao público decisor e também ações que possam conversar com o público efetivamente infantil no seu mundo.

Uma crescente onda de importância dos vloggers, bloggers e influenciadores de todos os tipos, que se tornaram verdadeiros especialistas em determinadas marcas ou produtos e estão cada dia influenciando mais pessoas, visto que sua audiência é totalmente direcionada. 

A unificação e ações do marketing das marcas com o que podemos chamar de “blogosfera” é umas das tendências que já está totalmente enraizada e parte do dia-a-dia das crianças.

Cada dia, é mais comum, o mercado ser influenciado por este tipo de profissional e muitas crianças hoje desejam ser “Youtuber’s” como profissão, visto que muitos de seus ídolos estão no mundo da internet.

Tais influenciados possuem nichos específicos de público e trata-se de um marketing muito mais dirigido. Fundamental que a marca esteja altamente alinhada com seus valores, missões e proposito, com o influenciador que irá representá-la e prover com sua recomendação.

Diante de tantas particularidades em um mercado muito delicado e especial para realizar o marketing digital, é fundamental estruturar de fato uma governança de experiência do cliente, que esteja alinhada a identidade de sua marca para diretriz de todas as ações de marketing e relacionamento.

Fonte Imagem Capa: Pixabay.

Sobre a Customer Centric Consulting

Somos uma consultoria empresarial, especialista na gestão e governaça de projetos de clientes, com mentorias, consultorias, criação e gestão nos pilares de Customer Experience, Customer Success , Customer Care, análise e pesquisas de Comportamento do Consumidor, Gestão de Pesquisas de Satisfação. Além de elaboração e gestão completa de RFP’s para seu call center e sistemas de atendimento.

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Euriale Voidela

CEO na Customer Centric Consulting e Fundadora Comunidade Customer Force. Consultora de clientes com sólida experiência em governança empresarial, experiência de clientes, comportamento de consumo e satisfação do consumidor com mais de 20 anos de atuação. Mentora, consultora, palestrante e colunista em canais de autoridade do segmento. Diversas premiações em sua carreira e eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019. E-mail: euriale@customercentric.com.br

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