TI

Como a Automação de Processos Robóticos (RPA) pode alavancar os negócios?

A transformação digital deixou de ser uma tendência para tornar-se algo mandatório para as organizações que desejam se manter competitivas no mercado. Para alavancar os negócios, as companhias estão se reinventando, apostando em tecnologias disruptivas e, nesse contexto, a Automação de Processos Robóticos (RPA) vem ganhando espaço graças aos benefícios que proporciona às empresas e seus colaboradores. De acordo com a IDC, em 2022, 45% das tarefas repetitivas realizadas nas empresas serão automatizadas, impulsionando a produtividade e a tomada de decisão.

Benefícios da Automação de Processos

O RPA é definido como a automação de processos manuais que diminuem a quantidade de erros humanos e garantem muito mais agilidade aos processos repetitivos, permitindo a realocação de funcionários para setores em que a sua mão de obra é mais estratégica. Além disso, a utilização de robôs diminui os custos da empresa, garante escalabilidade em atividades manuais e amplia efetivamente a eficiência operacional.

A automação de processos promove ainda outras vantagens como o aumento da capacidade das companhias para atender novas demandas em grande escala, melhoria da satisfação do cliente com a redução do tempo de resposta às solicitações padrão, aprimoramento da experiência do colaborador e seu engajamento, além da redução do risco de conformidade. O RPA também garante a consistência, confidencialidade e integridade dos dados da empresa, uma vez que com o uso da robotização na realização de atividades, não existe o risco de vazamento intencional de informações ou conteúdos adulterados.

A fácil integração entre os sistemas é outro ponto importante da automação de processos. Além de se retroalimentar, as soluções de negócios RPA são capazes de integrar diferentes plataformas, permitindo o uso das informações de maneira ampla e completa para as mais diversas finalidades. Além de ser rápido, ágil, eficaz e capaz de lidar com um grande volume de tarefas ao mesmo tempo.

Automação de processos para todos os setores

Um conceito que deve ser desmistificado é de que o RPA tem aderência apenas para a área de TI das empresas. Pelo contrário, a robotização pode e deve ser implementada em todos os setores e em qualquer tipo de companhia, como indústria, financeiro, saúde, contábil, RH, varejo, entre outros.

O fato é que quem melhor conhece seus processos e suas atividades são os usuários de negócio e, a melhor maneira de ganhar escala e produtividade dentro da organização é oferecer acesso a estes usuários às tecnologias como RPA, para que eles possam automatizar atividades e tarefas simples, sem precisar onerar a TI. Nesse sentido, a popularização do RPA está associada diretamente em alavancar a produtividade dos profissionais e, consequentemente, da empresa.

Portanto, a automação de processos torna-se cada vez mais imprescindível para a sobrevivência dos negócios. É preciso obter e manter a máxima eficiência dos recursos, com redução de custos, produtividade elevada e experiência do cliente sempre otimizada. A aposta em inovação sempre será a chave para garantir uma presença consistente e de destaque no mercado.

Gustavo Netto é Diretor de Vendas da Digisystem, empresa 100% brasileira com 31 anos de experiência em serviços especializados em TI.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar