Com a compra da Intervalor, CLASH projeta faturar R$200 milhões com crédito e cobrança
A CLASH, Investment Company, formalizou nesta quarta-feira (02/02) a compra da Intervalor – um dos principais players em crédito e cobrança do país, que pertencia à Arvato Financial Solutions – uma das maiores empresas do segmento na Europa, parte do grupo Bertelsmann, com atuação em mais
de 50 países. O valor da operação é confidencial.
Essa é a 14ª aquisição da CLASH, que já lidera as empresas Mutant, líder em customer experience e business performance; Zoly, empresa com foco em jornada e aquisição digital; Myra, especialista em comportamento do consumidor; Episódia, especialista em employee experience e Instituto Joga Junto, braço social que capacita jovens para o mercado de tecnologia.
Com ampla experiência em M&A (Merges and Acquisitions), a CLASH possui mais de R$ 5 Bi investidos. Sua mais recente operação foi a venda da desenvolvedora de softwares Dextra, empresa que, em 3 anos, cresceu 10 vezes sob o comando do grupo. “A sinergia e o potencial da junção dessas empresas sempre foi muito clara para nós. Esse “match” vai trazer aprendizado cultural para as equipes, ampliar nossa estratégia de cross-sell aos clientes, parceiros e dar mais robustez ao portfólio do nosso clã”, comenta Alexandre Bichir, CEO da CLASH.
Segundo Bichir, após a compra, a Intervalor passará por uma transformação digital para acelerar seus resultados. E essas mudanças serão acompanhadas de perto pelos novos executivos escalados para a função, Roberto Pereira e Fábio Toledo, respectivamente CEO e VP de Operações da Intervalor, a partir de agora.
Entre as mudanças propostas para a nova companhia estão a criação de novas formas de relacionamento e comunicação com o cliente, apoiando e facilitando o crédito, por meio de parcerias com fintechs, além da transição da régua de cobrança tradicional para a jornada de negociação, que prioriza o respeito ao consumidor em todo o ciclo de vida, com estratégias baseadas em dados e customer experience que maximizam a recuperação de crédito. Na outra ponta, a prioridade é o pequeno e médio empresário, que precisa profissionalizar seu mecanismo de cobrança com bom relacionamento, eficiência e baixo custo.
Segundo Roberto Pereira, para modernizar a operação da Intervalor a CLASH planeja investir mais de R$ 50 milhões, este ano. O objetivo é usar toda a expertise em customer experience, dados e tecnologia do grupo, para acelerar a Intervalor em um curto período de tempo. “Em um mercado tão grande e promissor, não há espaço para uma companhia tradicional (que só faz mais do mesmo), queremos revolucionar o mercado de crédito e cobrança, trazendo uma relação ganha-ganha com os clientes de um jeito simples, respeitoso e personalizado. Somos especialistas em sair na frente e encurtar os caminhos para os resultados. Não falo apenas em gerar mais negócios, mas também em agregar valor aos colaboradores e clientes”, explica o CEO. “Aceleramos negócios e os transformamos digitalmente. Essas mudanças são fundamentais no mercado de crédito e cobrança, que ainda é tão tradicional. Queremos ajudar o consumidor, customizando o relacionamento e contribuindo nessa jornada de
negociação” completa, Fábio Toledo. A inadimplência e o endividamento no Brasil Pesquisas do Serasa e da CNC indicam que tanto o endividamento quanto a inadimplência no país registraram crescimento. Segundo dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, os brasileiros possuem,
atualmente, mais de R$ 253 bilhões de dívidas. Esse valor representa um aumento de 3,37% em relação aos dados da edição anterior do levantamento. De acordo com informações de mercado, a inadimplência também cresceu em número de consumidores, atingindo 63,4 milhões de brasileiros que, juntos, têm 213 milhões de dívidas, com valor médio de R$ 1.189. O aumento do endividamento também é citado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro de 2021, realizada pela CNC, que mostrou, em sua última edição, que 75,6% das famílias brasileiras estão endividadas. O número é 1% superior ao apurado na última edição do levantamento e quase 10% maior do que o registrado em novembro do ano passado.
As razões para o crescimento desses índices são diversas: o desemprego – que atinge cerca de 13 milhões de brasileiros – o aumento no valor de produtos e serviços, a consequente redução do nosso poder de compra, bem como a redução de renda devido aos impactos econômicos da pandemia.
Sobre a Clash – É uma Investment Company à frente do seu tempo que faz negócios game changers.
Somando um total de 14 aquisições, suas empresas estão presentes em mais de 10 países, possuem mais
de R$ 5 bilhões em investimentos e contam com uma carteira unificada com mais de 300 clientes e mais
de 2 mil colaboradores. Empodera líderes e empreendedores a darem ritmo e transformarem suas operações e se orgulha em investir tempo, dinheiro, capital humano e expertise nas empresas escolhidas,
para que elas possam gerar retorno para todo ecossistema: sociedade, indivíduos e mercado.
Sobre a Intervalor – Especialista em cobrança e negociação, a Intervalor é um dos principais players em
recuperação de crédito e relacionamento do país, com mais de 30 clientes em sua carteira e 1.400
colaboradores. Com processos humanizados, ela é a ponte inicial entre contratante e o consumidor e usa
tecnologia própria e soluções integradas para atender qualquer segmento ou faixa de atraso.