CM Summit debate estratégias de community management
De 7 a 9 de novembro, especialistas nacionais e internacionais se reúnem para debater as melhores estratégias de marketing de comunidades direcionadas a marcas e empresas
De 7 a 9 de novembro de 2022, especialistas em gestão de comunidades estarão reunidos no CM Summit, evento dedicado exclusivamente ao debate de estratégias de community management. O summit, primeiro para esse assunto na América Latina, é promovido pela CM School, plataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e mentoria personalizada para profissionais que gerenciam (ou pretendem gerenciar) comunidades de marcas e negócios. O evento será híbrido, com parte presencial e parte online.
Em palestras, sessões de networking e workshops, convidados como Rafael Kiso (CMO da Mlabs), Ian Black (CEO e fundador da New Vegas), Maíra Fischer (Community Manager do Buupe) e Vitor Del Rey (CEO da Kilombu) compartilham suas experiências e exploram tendências focadas em engajamento de marcas. O evento também conta com especialistas internacionais em marketing digital e estratégias de marketing, como David Spinks, autor do best seller “The Business of Belonging” e fundador da CMX, maior rede de profissionais de comunidade do mundo; Jessica Hobbs, Director of Community Programming do CMX; e Elizabeth Wong, America´s Regional Manager for Community Programs da Techstars, entre outros.
“Alcançar um bom nível de engajamento é uma dor comum para todas as empresas. Engajar para reter talentos, para vender mais, para desenvolver e melhorar produtos e serviços e para gerar mais retorno para o negócio hoje é fundamental”, afirma Emiliano Agazzoni, cofundador da CM School. “Com esse Summit pioneiro no país, pretendemos fortalecer essa comunidade de profissionais, oferecendo um conteúdo rico e a possibilidade de networking com grandes especialistas”, acrescenta.
Criada em 2019 por um casal de empreendedores — o argentino Agazzoni e a brasileira Amanda Salim —, a CM School nasceu com o objetivo de atender a uma necessidade do mercado nacional: conteúdos em português que pudessem apoiar os profissionais de marketing digital, produto e inovação por meio de treinamentos em estratégias de engajamento e community management em estratégias de gestão de comunidades. O trabalho da CM School engloba o engajamento do público interno das empresas, como colaboradores, e do público externo, como clientes. A intenção é ajudar as marcas e empresas a trabalhar de maneira assertiva e direcionada com esses grupos, que são, de fato, seus públicos de interesse.
O community manager
Trabalhando com um conceito novo para muitos, o community manager — ou, em português, gestor de comunidades — é responsável por criar estratégias de engajamento para as empresas nos grupos com os quais se relacionam, garantindo conexão e colaboração com seus públicos de interesse. Justamente por isso, o community manager costuma ser um profissional empático, mas também analítico, capaz de entender os objetivos em comum de um grupo e de elaborar ações que cativem e retenham os membros da sua comunidade.
Programação do CM Summit
De 7 a 9 de novembro o evento será online; no dia 9, haverá também um encontro presencial para 120 convidados em São Paulo. No total, serão mais 30 horas de conteúdo e 55 palestrantes do Brasil e de outros países. A previsão é de que o evento seja um dos mais diversos e inclusivos já feitos no país, com convidados indígenas, negros, membros de grupos minorizados como LGBTQIA+ e diversas gerações no mesmo palco. Ao final do summit os participantes recebem certificado.
Em termos de conteúdo, as palestras, entrevistas, painéis e apresentações de cases de sucesso tratam de temas bastante relevantes: os segredos por trás das comunidades, os meios para se criar uma comunidade do zero, as maneiras de se transformar clientes em influenciadores, como as comunidades podem impulsionar marcas, como a gamificação e a tecnologias têm apoiado as comunidades, como as comunidades podem impactar vidas, entre outros.
Já o encontro presencial terá workshops — “Como definir as métricas e indicadores de sucesso” e “Como criar uma comunidade de embaixadores engajados para escalar sua comunidade” —, além de uma dinâmica de networking reunindo convidados, palestrantes e patrocinadores.
Para mais informações sobre o evento, acesse: