Comportamento do Consumidor

Clientes de nicho: como entender este público e fidelizar o consumidor 

Na hora de empreender, uma das opções para obter sucesso é afunilar e apostar em um nicho de mercado. Esse é um dos principais métodos para conseguir atingir um público fiel de forma assertiva. Aprofundar-se em um assunto e atender uma demanda de mercado de forma especializada é o caminho escolhido por muitas empresas de tecnologia, por exemplo. Dentro do mesmo segmento, há modelos de negócios focados especificamente em softwares, cibersegurança, hardware, data center, entre outros. Diante disso, as empresas têm se dedicado aos nichos de mercado como forma de se tornar referência em um setor de atuação. 

Os nichos são áreas mais especializadas e com necessidades especificas, devido a isso atraem um público, que quando bem atendido, se torna fiel. Como resultado, não concorrem com as empresas que trabalham em um mercado mais generalizado, saturado, e consequentemente menos personalizado. Uma das principais vantagens do setor de nicho é a fidelização, ou seja, as pessoas que consomem uma primeira vez, gostam dos produtos ou dos serviços, e continuam nessa mesma empresa por muito tempo. Em contrapartida, o cliente fiel exige ainda mais cuidado com a qualidade do serviço e principalmente com o atendimento. É preciso manter um nível alto, já que caso o cliente se decepcione com a sua empresa, rapidamente ela pode ser trocada por um concorrente.  

É importante frisar que a fidelização contribui também para tornar o cliente um promotor da marca. Ou seja, toda vez que alguém precisar de uma indicação a respeito de um produto ou serviço dentro do segmento da sua empresa, ele irá sugerir a empresa escolhida. O marketing mais antigo existente é a indicação orgânica e ainda é o que traz mais resultados na hora de alcançar novos clientes, o famoso “boca a boca”. No setor de tecnologia, em que seus clientes são clientes de outras empresas de segmentos próximos, a indicação é uma das formas mais assertivas de começar uma relação que evolua para o fechamento de um contrato. Uma outra forma de promover o relacionamento entre os seus consumidores e futuros clientes é criar um marketplace próprio no site da empresa, porém, não como uma loja virtual, mas, como uma forma de unir seus clientes em um único ambiente e possibilitar que eles se conectem com outras empresas que possam ser de seu interesse, criando assim uma rede de negócios ganha-ganha.  A ideia é unir forças para levar um serviço completo a potenciais clientes e engajar os negócios dos consumidores que já contratam seus produtos e serviços. 

Confira abaixo algumas dicas do que fazer para fidelizar o cliente de nicho: 

  1. Fazer um senso de quem é o seu público 

É importante conhecer quem são seus clientes, qual mercado atua, qual o perfil de consumidor daquele serviço. A partir disso você consegue traçar um senso dos seus clientes e com esses dados montar soluções mais assertivas e personalizadas.  

  1. Mantenha os canais de comunicação sempre abertos 

O consumidor está cada dia mais exigente. Em alguns mercados é imprescindível até mesmo ter um canal de comunicação 24/7 para atender qualquer problema relacionado ao suporte. Uma outra opção é algo como o Smart Hands, serviço de suporte técnico remoto que inclui atribuições como a instalação de hardwares e softwares, correções de falhas e gerenciamento dos dispositivos em casos de empresas de tecnologia.  

  1. Proporcione serviços exclusivos 

A personalização é extremamente valiosa enquanto estratégia de fidelização de clientes. Muitas empresas têm investido nessa área, fugindo um pouco do sistema de produção em massa. Por isso, é importante manter os dados dos seus clientes atualizados para conhecê-los e entender a fundo seus negócios, isso ajuda a ter insights sobre novos produtos sob medida para o problema do cliente e consequentemente alavancar suas empresas.  

  1. Realize um atendimento eficiente  

O atendimento de sucesso é uma das práticas mais relevantes para fidelizar qualquer cliente. Portanto, é importante ser empático, buscar agilizar processos, estar sempre disponível, procurar soluções eficientes e customizadas que atendam às necessidades de negócio dos seus clientes, enfim, aspectos que agregam valor neste relacionamento e tornam o atendimento o mais positivo possível.  

  1. Invista no pós-vendas 

O processo de venda não termina após a aquisição do seu serviço por parte do cliente. Mesmo depois de ter o contrato assinado, é fundamental manter o contato com o intuito de tomar conhecimento de como tem sido sua experiência com a utilização daquilo que foi comprado e ter ações baseadas nas avaliações dos clientes. Um processo que auxilia muito a gestão do pós-vendas no entendimento das experiências de seus clientes é a implantação de pesquisas de satisfação que identifiquem as diferentes etapas da jornada do cliente e consiga medir a satisfação de cada uma, percebendo as oportunidades de melhoria e até de correção de processos, sendo essencial para relação entre empresas e clientes.     

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Felipe Sanches

Felipe Sanches é graduado em Administração de Empresas com linha de formação em Comércio Internacional pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 10 anos de experiência em segmentos como: Bens de Consumo, Healthcare, Life Science, Mercado Financeiro, Comunicação e Tecnologia. Atualmente, trabalha para garantir o sucesso dos clientes na função de Gerente de Pós-Vendas /Customer Success Management na ODATA, provedora brasileira de data centers. Vê a transformação digital e a descentralização das informações, aliadas a maior interação entre pessoas de diferentes culturas/vivências, como as grandes oportunidades de nos tornarmos uma sociedade melhor, mais justa, consciente e responsável.

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