Claro recebe Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2022
Prêmio reconhece ações que busquem incentivar, divulgar ou assegurar os direitos de acessibilidade
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, entregou nesta terça-feira (28/6) ao presidente-executivo da Claro, Félix, o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2022.
Baigorri destacou que a prestadora havia conquistado a primeira posição também em 2020, mas que em razão da pandemia causada pelo coronavírus as estatuetas ainda não haviam sido entregues à empresa.
Ao receber o prêmio, Félix lembrou que costuma dizer que “diversidade é convidar para o baile e inclusão é tirar para dançar”. Ele mencionou a importância de medidas que promovam a acessibilidade, dado o número de pessoas no Brasil com algum tipo de limitação.
“A gente leva o Prêmio Anatel de Acessibilidade muito a sério”, afirmou Félix que ressaltou o fato de a premiação reconhecer boas práticas e indicadores avaliados pela Agência. “Um prêmio para acessibilidade, no fundo, é um prêmio para inclusão porque sem acessibilidade, nós nem convidaríamos para o baile”, resumiu.
Reconhecimento
Promovido pela Agência desde 2019, o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações reconhece, entre as grandes prestadoras, aquelas que apresentam os ambientes físicos e virtuais de atendimento mais amigáveis às pessoas com deficiência e que desenvolvam ações para incentivar, divulgar ou assegurar os direitos de acessibilidade.
A tabela a seguir apresenta o resultado de 2022.
Posição | Prestadora |
1º lugar | Claro |
2º lugar | Vivo |
3º lugar | Tim |
4º lugar | Sky |
5º lugar | Oi |
O Prêmio é entregue à prestadora com maior pontuação no Ranking de Acessibilidade da Anatel, que avalia os cinco maiores grupos de telecomunicações do País.
O Prêmio de 2022 é resultado de fiscalizações realizadas pela Anatel em 2021. Foram verificados os indicadores de Acessibilidade na Página da Internet (API) e de Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA).
Além disso, também foram consideradas Ações Voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI). O indicador de Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA) não foi fiscalizado no ano passado, devido à pandemia de Covid-19.