Comportamento do Consumidor

Cinco dicas para potencializar as vendas no Dia dos Pais

Data é uma das mais importantes para o varejo brasileiro; ZENVIA traz dicas importantes para auxiliar os varejistas

Sendo uma das principais datas para o varejo brasileiro, o Dia dos Pais deste ano deve movimentar as vendas do setor, especialmente no digital. Segundo uma pesquisa realizada pela Boa Vista, a intenção de compra do consumidor no comércio eletrônico cresceu 142% em 2021, se comparada com o mesmo período do ano passado. O mesmo estudo mostrou ainda que 58% desses consumidores são novos no hábito de comprar virtualmente.

Com o objetivo de auxiliar pequenos e médios negócios a potencializarem suas vendas na data, a ZENVIA, plataforma de comunicação que empodera as empresas a criar experiências únicas de comunicação para seus clientes, apontou algumas dicas que podem auxiliar os varejistas nas vendas. Aspectos como personalização, promoção de produtos nas redes sociais e comunicação em diferentes canais são algumas delas. Veja abaixo:

Defina o público-alvo

Determinar o público é o primeiro passo para que as suas ações de aproximação com o consumidor tenham sucesso e também nas suas vendas. Mesmo que a data seja o Dia dos Pais, há diferentes públicos, como por exemplo se a pessoa irá presentear o pai, o marido, o avô ou o sogro. Por isso, faça uma lista com as principais informações sobre esses perfis de consumidores: enquanto esposas e filhas podem comprar produtos mais caros, netas e noras podem buscar por pequenas lembranças. Dessa forma, você saberá qual tipo de linguagem deve ser utilizada e quais produtos poderá oferecer para cada um durante a divulgação.

Promova a data nas redes sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas de comunicação para atingir o consumidor e aumentar as vendas. Por seu caráter dinâmico e ágil, são ótimas maneiras de interagir com o público. Por isso, utilize redes como Facebook, Twitter, Instagram e TikTok para aumentar a proporção da divulgação de sua loja – seja física ou virtual. Você pode, por exemplo, dar dicas de presentes ideais para cada estilo de pai e relacioná-los aos seus produtos. Além disso, mostre que sua loja possui kits promocionais exclusivos para a data e divulgue os descontos ou promoções que estiver oferecendo especialmente para o Dia dos Pais.

Lembre-se do E-mail Marketing

No Dia dos Pais, provavelmente, os consumidores serão impactados com e-mails marketing e, por isso, você deve se destacar já no título escolhido. Use frases chamativas, divertidas, que instiguem a curiosidade dos consumidores e façam com que abram o e-mail. Já no conteúdo, você pode usar imagens que sejam referentes à data, e outras pequenas que mostrem os seus produtos. Além disso, não se esqueça de que o Dia dos Pais tem muito apelo relacionado à união e à família, portanto, use isso a seu favor. Invista em mensagens que digam como a data é importante para estreitar os laços, com sugestões de presentes e outras frases que estimulem a compra. Tenha em mente que o uso dessa modalidade pode promover melhores resultados se utilizada de forma combinada com outros canais, e não apenas individualmente. E um lembrete importante: toda e qualquer comunicação realizada necessita de consentimento do cliente. Certifique-se que a autorização (opt-in) foi concedida.

Invista em diferentes canais de comunicação

Hoje se sabe que o número de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, ultrapassam a quantidade de desktops e notebooks em uso no Brasil. Mas a digitalização de processos que já estava em franco crescimento, tornou-se uma necessidade nos últimos anos, especialmente por conta da pandemia. As empresas tiveram que acelerar a transformação digital, independente do seu porte e segmento. Isso foi especialmente notado no comércio eletrônico. As lojas virtuais ganharam cada vez mais espaço. Consumidores que nunca compraram on-line perderam o medo de adquirir produtos online. Por isso é preciso pensar na jornada do cliente de ponta a ponta, e nas diferentes maneiras de se comunicar com ele. O WhatsApp, por exemplo, é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Recentemente a ferramenta passou por mudanças nas suas regras de envio de campanhas promocionais específicas, possibilitando que marcas pudessem, entre outras coisas, realizar recomendação de produtos e disponibilidade de itens em estoque para usuários que deram o opt-in para recebê-las. Pensar nas estratégias de utilização de diferentes canais de comunicação é muito importante para se relacionar com o consumidor. 

SMS ainda é uma forte alternativa

O SMS Marketing também é uma ótima opção de divulgação, visto que 98% dos SMS enviados são lidos em até 3 minutos, não é necessário internet para receber essa comunicação e é um excelente canal para enviar campanhas para a data. Ou seja, é uma excelente alternativa para gerar interação. Porém, é importante pensar no teor da linguagem. O conteúdo deve ir direto ao ponto. No Dia dos Pais, os seus clientes já estarão mais abertos a receber ofertas, promoções ou dicas de presentes, o que cria um momento oportuno para o envio de SMS. Uma maneira de gerar mais confiança na interação por esse canal é utilizar a tecnologia Verified SMS, do Google, que possibilita aos usuários de smartphones com sistema Android a visualização do nome e logo da empresa que está entrando em contato, garantindo a autenticidade do conteúdo.

Sobre a ZENVIA

Com atuação em toda a América Latina e mais de 10 mil clientes, a ZENVIA é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas a gerarem experiências únicas de comunicação para seus clientes. No Mundo ZENVIA, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o nosso site.

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