Bain & Company anuncia aliança exclusiva com a OpenAI, criadora do ChatGPT
Parceria global combina o poder dos avanços da tecnologia de inteligência artificial da OpenAI com a expertise da Bain em estratégia e transformação digital; Coca-Cola é a primeira cliente dessa nova aliança
A Bain & Company anuncia uma aliança global de serviços com a OpenAI, empresa de pesquisa e implantação por trás dos famosos sistemas de inteligência artificial ChatGPT, DALL·E e Codex. A parceria marca mais um investimento da Bain em Advanced Analytics e dá continuidade à estratégia da consultoria para esse segmento, que incluiu, no ano passado, a aquisição da startup chilena Spike, também especializada em inteligência artificial.
Com foco em eficiência, a Bain incorpora desde 2022 tecnologias da OpenAI em seus sistemas internos de gerenciamento de conhecimento, pesquisa e processos. A partir do sucesso dessa iniciativa, Bain e OpenAI vão trabalhar juntas para levar recursos inovadores para seus clientes em todo o mundo. Com a aliança, a Bain une seu profundo conhecimento de implementação digital e estratégica às ferramentas e plataformas da OpenAI, incluindo o ChatGPT. Em todo o mundo, mais de 18.000 colaboradores que integram os times multidisciplinares da Bain terão acesso à nova tecnologia, ajudando clientes a implementar a inteligência artificial para maximizar seu potencial de negócios. O primeiro cliente da nova aliança é a Coca-Cola Company, que pretende aprimorar seu marketing por meio de IA de ponta.
“O nível de maturidade que a inteligência artificial adquiriu permite uma enorme onda de mudanças e inovações para nossos clientes em todos os setores. É como se tivéssemos uma revolução industrial no gerenciamento do conhecimento, que vai exigir adaptação e fazer nossos clientes repensarem suas arquiteturas de negócio. A parceria abre um leque incomparável de modelos de IA de última geração que vai nos ajudar a criar soluções digitais personalizadas e agregar valor real a todo o nosso portfólio,” explica Manny Maceda, Sócio-diretor Global da Bain.
“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Bain para agregar valor real aos nossos clientes”, afirma Zack Kass, chefe de Go-To-Market da OpenAI. “A tecnologia da OpenAI, aliada à experiência da Bain, vai proporcionar uma transformação massiva de negócios dentro da Fortune 5.000. A adoção interna dessa tecnologia pela Bain também está estabelecendo um padrão a ser seguido por seus clientes,” completa.
As principais aplicações dessa parceria incluem:
- Construir contact centers de última geração para bancos de varejo, empresas de telecomunicações e serviços públicos para dar suporte a agentes de vendas e serviços com scripts automatizados, personalizados e em tempo real e melhorar a experiência do cliente;
- Acelerar o tempo de resposta para os profissionais de marketing de produtos e serviços utilizando ChatGPT e DALL·E para desenvolver texto de anúncios, imagens e mensagens altamente personalizados;
- Ajudar os consultores financeiros a melhorar sua produtividade e capacidade de resposta aos clientes por meio da análise de diálogos com clientes, literatura financeira e geração de comunicação digital.
A Bain e a OpenAI também reconhecem o profundo impacto dos avanços da IA em produtos de software corporativo e estão trabalhando com os clientes da Bain nesse setor, abarcando os principais players em operações financeiras, recursos humanos, gerenciamento de relacionamento com clientes, marketing, comércio digital e operações de serviços, para enriquecer seus produtos.
“Esta parceria extremamente empolgante nos permite fornecer soluções de IA mais poderosas para nossos clientes, que podem se adaptar mais rapidamente à transformação tecnológica gigantesca que está em curso”, observa Roy Singh, líder global da Bain para a prática de Advanced Analytics. “Ao unir as plataformas da OpenAI com a experiência da Bain e sua equipe de engenheiros, cientistas de dados e consultores, nossos clientes têm a chance de identificar as melhores oportunidades de negócios e agir rapidamente.”
As empresas comemoram o fato de a Coca-Cola Company ser a primeira cliente da parceria. “A visão da Coca-Cola para a adoção da tecnologia OpenAI é a mais ambiciosa que temos visto de qualquer empresa de produtos de consumo”, destaca Kass da OpenAI. A Coca-Cola está usando o poder do ChatGPT e do DALL·E de maneira inovadora em suas marcas, no marketing e em experiências do consumidor. “Estamos entusiasmados em aplicar a última geração de criatividade oferecida por esta tecnologia que tem evoluído de forma tão rápida,” disse James Quincey, presidente e CEO da Coca-Cola Company, que completa: “Vemos oportunidades para melhorar nosso marketing por meio de IA de ponta, além de explorar maneiras de ampliar nossas capacidades e operações comerciais”.
Mais sobre a prática de Advanced Analytics da OpenAI e da Bain
A OpenAI é uma empresa cuja missão é construir uma inteligência artificial segura e poderosa que beneficie toda a humanidade. Ela se concentra em ferramentas de IA de uso geral que podem executar uma ampla variedade de tarefas social e economicamente benéficas.
A OpenAI desenvolve alguns dos modelos de IA mais capazes do mundo para entender e produzir, o que abrange texto, imagem, fala e código de software. Seus modelos de processamento de linguagem natural, como o ChatGPT, podem gerar conversas de texto realistas e emular a experiência humana, permitindo novas possibilidades de suporte ao cliente, tradução de idiomas, criação de conteúdo e uma variedade de outros aplicativos em desenvolvimento.
A prática de Advanced Analytics da Bain consiste em mais de 500 cientistas de dados, engenheiros de machine learning, especialistas em pesquisa de operações, análise preditiva e muito mais. Essa equipe multidisciplinar combina conhecimentos algorítmicos, técnicos e de negócios para resolver os problemas mais complexos.
Os serviços compreendem a implementação de aplicativos de machine learning, entrega de insights de negócios, arquitetura/engenharia de tecnologia, desenvolvimento organizacional e estratégia de análise. O time de profissionais de Advanced Analytics da Bain atua de forma integrada aos demais segmentos da consultoria para entregar soluções holísticas de negócios e tecnologia para os clientes.
Sobre a Bain & Company
Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 64 escritórios em 39 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. A Bain atua há 25 anos na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores companhias, líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital, a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.
Com o compromisso de investir mais de US$ 1 bilhão em serviços pro bono em dez anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social.
Desde nossa fundação, em 1973, medimos nosso sucesso pelo êxito de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil.