Gestão & LiderançaLiderança

10 dicas rápidas para se tornar um líder eficaz

Ser um bom líder já era um desafio e neste novo panorama, se tornou uma necessidade ainda maior.

O mundo passou por uma transformação jamais prevista ou imaginada com mudanças profundas no comportamento das pessoas e dos negócios. O modelo de gestão das empresas acompanhou tais mudanças e as novas diretrizes estão se tornando parte de uma nova cultura empresarial. Ser um líder eficaz será parte fundamental do processo.

Ser um bom líder já era um desafio e neste novo panorama, se tornou uma necessidade ainda maior. Um bom líder deverá possuir uma personalidade que combine muitas qualidades e habilidades que fazem as pessoas quererem segui-lo, especialmente em seu nicho de atuação.

Existem diversos tipos e estilos de lideranças atualmente. Onde cada mercado, exigirá do profissional conhecimentos, técnicas e habilidades diferenciadas, visto o enorme leque de campos de atuação e profissões atuais.

De qualquer forma, um líder sempre deverá inspirar, demonstrar ao time a direção adequada, motivar e prover o conhecimento de seus colaboradores, além de outras exigências padrões do cargo.

Diante do cenário, é comum as perguntas:

  • O que é a verdadeira liderança?
  • O que distingue os melhores líderes do mercado?
  • Como ser um líder melhor no cenário atual?

Atualmente não existe uma receita de bolo prontinha de como se tornar um líder e isso também não ocorre da noite para o dia. Trata-se de uma construção constante.

#PraCegoVer: Imagem de um homem jogando xadrez em um tabuleiro de madeira.
#PraCegoVer: Imagem de um homem jogando xadrez em um tabuleiro de madeira.

Um ponto a salientar é que suas ações e atitudes inspiram outras pessoas a aprenderem mais, sonharem mais, fazerem mais, se tornarem mais do que são e ainda motivá-las em prol de um propósito.

Diante deste enorme desafio, destacamos dez características de líderes incríveis para você se inspirar e evoluir em seu propósito:

#1 – O Líder Eficaz – Grandes visões inspiradoras:

Os melhores líderes possuem visão inspiradora e sabem como se comunicar com eficácia, respeitando as particularidades de seu time e indivíduos. Assim, motivam sua equipe para seguirem todos na mesma direção e buscarem em conjunto os mesmos objetivos.

Tais líderes como ótimos comunicadores, são capazes de fazer as pessoas se sentirem com a devida a importância no time e transmitem as orientações de forma clara, assertiva, segura e transparente. De modo, a envolver todos da equipe no esforço coletivo.

Grandes líderes despertam o entusiasmo nas pessoas e sabem como inspirar emocionalmente a todos a agirem juntos em torno dessa visão.

“Há uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança.” – Klaus Balkenhol, cavaleiro alemão.

# 2  O Líder Eficaz – Proporcionam uma liderança por exemplo:

Um verdadeiro líder inspira as pessoas com sua ética de trabalho, exemplo de protagonismo e persistência na busca de um objetivo específico de forma a envolver sempre o time completo. Ele não teme o trabalho duro e empenho, visto que o time não se envolverá com um líder que não esteja engajado no mesmo propósito.

Uma liderança de alta performance com o foco de criar uma organização ou equipe excepcionalmente eficaz, precisa ir em frente, definir o ritmo, alinhar o tom e mostrar aos seus colaboradores que acredita em si mesmo e na missão que prega o suficiente para altamente se comprometer com ela.

Por meio de sua atitude, feitos e ações, ele demonstra o bom exemplo aos outros sobre como devem agir e define a direção para seus colaboradores. Proporciona total segurança quando necessita alinhar e apresentar uma nova meta com o desafio coletivo de uma “missão compartilhada”.

“Para se tornar um grande líder, você tem que fazer as pessoas quererem seguir você, e ninguém quer seguir alguém que não faz ideia de onde está indo.” – Joe Namath, ex-jogador de futebol americano.

# 3 O Líder Eficaz – Criam fortes conexões emocionais e se preocupam com o time:

O líder sempre deixa claro os objetivos da empresa para seu time, seus pares e para as áreas envolvidas. Sua equipe entende o quando ele se preocupa com o que está fazendo e pelo que o time está se esforçando. Além de compartilhar todas as vitórias e aprendizados de forma construtiva e coletiva nas conquistas.

“Uma boa liderança é sobre experiências humanas. Não é uma fórmula ou programa, é uma atividade humana que vem do coração e leva em consideração os corações de outras pessoas. É uma atitude, não uma rotina.” – Lance Secretan, professor e especialista em liderança.

Sendo assim, o time irá sentir sua importância e propósito em seus corações, não apenas em suas cabeças. O líder efetivo, entende de pessoas profundamente e o momento de cada membro de seu time. Pessoas possuem sentimento, onde o líder jamais deverá pensar ou atuar como elas fossem somente números de sua empresa.

O equilíbrio é outro ponto chave na criação do elo emocional, onde um grande líder sabe equilibrar habilmente o cuidado com as pessoas, com seu time, com a gestão de métricas, zelo com a motivação e a execução das tarefas dentro dos prazos acordados. Quando um líder realmente se preocupa com seu time e cada um dos membros, todos sentem isso efetivamente nas ações.

“As pessoas que são verdadeiramente fortes elevam os outros. Pessoas verdadeiramente poderosas unem os outros.” – Michelle Obama, advogada e ex-primeira dama dos Estados Unidos.

# 4 O Líder Eficaz – O sucesso é compartilhado

Os líderes exemplares não são egoístas e sabem que somente o trabalho em conjunto com emprenho de todos do time é que se chegará ao sucesso. Esses líderes estão sempre abertos para ajudar os outros com muita cooperação e coletivismo.

São hábeis em desenvolver um grande espírito de equipe e um sentimento de pertença para todos os membros. Eles trabalham muito ao lado do seu time, jogando sempre junto, ao lado de cada membro do grupo em prol de um único objetivo meta.

Quando necessário, eles assumem a estratégia do jogo, mas entendem que o campeonato é vencido por todos do grupo, onde todos serão campeões na vitória quando for o momento dos holofotes. Eles aprendem e comemoram juntos quando o time ou mesmo um membro conquista um objetivo.

Um bom líder sempre irá desenvolver as habilidades de seus colaboradores, fortalecendo todos os pontos fortes e aprimorando os pontos a desenvolver.

“Não encontre a falha, encontre um remédio” – Henry Ford.

# 5 O Líder Eficaz – Excelentes líderes possuem altos padrões e desenvolvem talentos

No mundo altamente competitivo e acelerado digitalmente pela pandemia, principalmente quando se trata de negócios, não basta ser um gestor simpático, atencioso ou mesmo falar que é apaixonado pelo seu time. Proporcionar resultados consistentes com eficácia conta muito!

Um bom líder precisa estimular sua equipe a fazer um ótimo trabalho. Alcançando e visando a superação dos resultados pretendidos, além de superar a experiência do seu cliente.

Grandes líderes estabelecem padrões elevados para si próprios, continuam aprendendo sempre e assim orientam suas equipes a evoluírem sempre com os feedbacks. Focam sempre em se desenvolverem e desenvolver o time junto em prol do objetivo comum.

Sob a liderança de líderes efetivamente fortes e confiáveis, o time se sente responsável ​​por dar o seu melhor e seguir as orientações coletivas ou mesmo os feedbacks individuais por entender sua importância no conjunto.

# 6 O Líder Eficaz – Valorizam e orientam o time para a superação:

O verdadeiro líder conhece cada membro de seu time e entende que muitas vezes as pessoas subestimam a si mesmas e suas habilidades, mas um grande líder as ajuda a ganhar fé e confiança em todo o processo, sempre orientando e caminha lado-a-lado com seu colaborador.

Proporcionando confiança e segurança aos seus colaboradores, desenvolvendo-os e os colocando em uma posição de maiores chances de sucesso. Sabemos que essa missão, poderá muitas vezes não ser nada fácil de realizar e não se faz a curto prazo.

Os bons líderes possuem sempre um planejamento efetivo para seu time e assim poderá ajudar seus colaboradores a estabelecerem novos limites para suas próprias habilidades, visualizando ir sempre além de sua zona de conforto.

Neste processo evolutivo, bons líderes sempre estão de portas abertas para o time e com um alto espaço para o diálogo aberto. Vale lembrar que times são feitos por pessoas e todos nós possuímos espaço para aprender sempre mais. Quando um colaborador falha em um processo ou decisão, o líder deverá ser orientativo e incentivador ao mesmo tempo, ajudando-o a entender melhor a lição que vem dessa oportunidade, para sua evolução.

Isso cria um espaço seguro para a pessoa tentar novamente e ter sucesso na próxima tentativa, sem medo de inovações. Ele encoraja as pessoas a aprender sempre mais e ir além.

As expectativas e os padrões elevados de um líder, a abertura e a confiança ajudam as pessoas a realmente se desenvolverem e alcançarem mais do que pensavam ser possível. Novamente, indo além de sua zona de conforto.

“O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” – Ronald Reagan, 40º presidente dos Estados Unidos.

# 7 O Líder Eficaz – Aprender é uma constante

Os líderes exemplares são obcecados por aprender, aprimorar, avançar e aumentar seu conhecimento todos os dias. Eles sabem que para alcançar novos patamares e grandes objetivos, além de dar um bom exemplo para seu time, terá que se esforçar todos os dias para serem melhores sempre.

Tais líderes são direcionados internamente para o autodesenvolvimento, melhoria contínua, buscam sempre novidades e inovações. Eles criam uma cultura que celebra altamente o aprendizado e a melhoria contínua de todos.

# 8 O Líder Eficaz – O líder inspirador é sempre humilde e não deixa espaço para egos.

Os grandes líderes aprendem sempre e admitem que também estão em constante processo de aprendizado. Como em toda jornada de evolução e construção, podem ocorrer falhar. Nestes momentos são transparentes e mesmo em situações difíceis, assumem perante seus subordinados as responsabilidades de suas escolhas.

Desta forma, admitem humildemente que nem sempre estão certos, não sabem de tudo e não são donos da razão. Muito pelo contrário, lideranças madura, esperam e desejam sempre feedback de seu time, onde agradecem a chance e se aprimorar em conjunto com a equipe.

Eles não são movidos pelo seu próprio ego, mas por um profundo desejo de aprender constantemente, possuem um forte propósito e assim evoluem sempre em conjunto com seu time e empresa.

Eles estão sempre dispostos e são capazes de dizer a verdade aos outros e ouvir a verdade sobre si mesmos, sem adotar atitudes agressivas ou defensivas. É necessária muita maturidade de gestão para tal fato ser consistente e efetivo.

O feedback mútuo quando realizado de forma adequada é um instrumento extremamente poderoso que somente os líderes com alto grau de maturidade realizam. Desafiam a si mesmos todos os dias a serem melhores, sem ocultar seus pontos de necessidade de aprimoramento.

Líderes de alta performance, desafiam seus conhecimentos todos os dias e trazem novas ideias, novos conceitos e novos horizontes, além de direcionar o time a expressar sempre seus pontos de vistas mesmo que sejam diferentes, pois valoriza a todos de forma igualitária, levando todas as visões em consideração.

“Nenhum homem será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho ou se quiser levar todo o crédito por fazer isso.” – Andrew Carnegie, empreendedor.

# 9 O Líder Eficaz – São determinados no propósito

Inspirar e motivar o time, são papeis importantíssimos da liderança, mas é fundamental comprovar ao time e desenvolver o mesmo para vencer com alta competência e eficiência em ação.

Os membros da equipe podem adorá-lo e amá-lo pelo modo como se sentem, mas efetivamente não irão acreditar se ele não conseguir ajudar o time e aos profissionais a evoluir e superar os objetivos.

Desta forma, grandes líderes investem seu tempo, seu esforço no domínio do que fazem e são aplicadores extremamente eficazes com alto foco no seu propósito.

Seja qual for o desafio e meta da empresa, eles focam para efetivamente conquistar em conjunto com o time. Demonstrando seu alto grau de compromisso e capacidade de atingir resultados acima da média com o direcionamento da sua equipe. Eles sempre surpreendem e se tornam um modelo, em uma gestão que busca sempre o exemplar.

# 10 O Líder Eficaz – Eles tomam decisões e assumem riscos:

Assumir riscos e tomar decisões são dois itens inerentes ao cargo de liderança, onde grandes líderes tomam decisões ousadas e agem de forma decisiva, além de assumirem riscos sobre suas escolhas de forma responsável e transparente.

Altas lideranças combatem a procrastinação e entendem o quanto ela é uma perda de tempo.  Líderes que perdem tempo esperando que as condições mais favoráveis ​​aconteçam, nunca farão nada ou sairão do lugar. No mundo atual, é necessário inovar e criar as oportunidades certas.

Bons líderes sabem que ficar parado pode ser um erro muito maior do que começar. Não estou relatando que não é fundamental a fase de planejamento, mas é importante entender o tempo adequado das ações para não perder o momento propício de cada situação.

Um líder parado não está aprendendo e desta forma, não realizará nenhum progresso. A passividade e o medo de agir são as marcas de um líder ineficaz.

Essas foram as 10 dicas para uma gestão e liderança eficaz com características efetivas dos grandes líderes de nossa história, onde a eficácia do líder é produto de suas habilidades, empenho, performance, personalidade, foco e fatores que determinam a situação em que ele se encontra. Depende da confiança e motivação que inspira nos membros do time, do exemplo que proporciona frente aos propósitos, de sua atuação e performance, do domínio maduro dos próprios reflexos e da autoconfiança.

Fonte das Imagens: Pixabay

Sobre a Customer Centric Consulting

Somos uma consultoria empresarial, especialista na gestão e governaça de projetos de clientes, com mentorias, consultorias, criação e gestão nos pilares de Customer Experience, Customer Success , Customer Care, análise e pesquisas de Comportamento do Consumidor, Gestão de Pesquisas de Satisfação. Além de elaboração e gestão completa de RFP’s para seu call center e sistemas de atendimento.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Euriale Voidela

CEO na Customer Centric Consulting e Fundadora Comunidade Customer Force. Consultora de clientes com sólida experiência em governança empresarial, experiência de clientes, comportamento de consumo e satisfação do consumidor com mais de 20 anos de atuação. Mentora, consultora, palestrante e colunista em canais de autoridade do segmento. Diversas premiações em sua carreira e eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019. E-mail: euriale@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar