Inovação

Startup cresce 300% na pandemia e fatura milhões ensinando gigantes do varejo a vender online

A Petina, startup de performance em marketplaces, dobrou de tamanho nos últimos seis meses, com mais de 300% de crescimento.  Fundada em 2015, a empresa teve um grande  salto em 2020, com a aceleração da transformação digital, potencializada durante a pandemia. A grande sacada do empreendedorismo é escalonar vendas de indústrias e importadoras em marketplaces, como Mercado Livre, B2W, Amazon, Magazine Luiza, Netshoes, Mobly, Droga Raia e Leroy Merlin, entre outros. 

De acordo com Rodrigo Garcia, Diretor Executivo da Petina, grande parte das empresas ainda deixa de ampliar suas vendas ou perde negócio por falta de conhecimento nas plataformas. “As indústrias sabem a importância das vendas diretas dentro dos marketplaces como estratégia para aumentar suas receitas, tornando o ciclo de mais sustentável, sem um intermediador.” 

Garcia ainda ressalta que, pelo fato de o mercado de curadoria e mentoria de marketplace ser relativamente novo no Brasil, a profissionalização ainda engatinha. “O segmento está superaquecido e as pequenas empresas estão disputando os mesmos clientes que as grandes. Esse é um dos motivos para o crescimento exponencial da Petina, conseguimos oferecer um serviço de alta qualidade, colocando velocidade no negócio e trazendo resultado em curto prazo.” 

Hoje, a Petina presta curadoria e mentoria para clientes que são gigantes no varejo físico e e-commerce próprios, mas que por algum motivo ainda não conseguiram deslanchar dentro dos marketplaces, como é o caso da Nike, que desde outubro já opera com uma loja oficial dentro do Mercado Livre. “Outro caso é da Arezzo&Co, que recém adquiriu a Myshoes e se prepara para operar a partir da segunda quinzena deste mês como loja oficial do Mercado Livre, sendo a Petina a responsável pela implementação da loja com as boas práticas necessárias para funcionamento e treinamento para todos os setores: cadastro, SAC, publicidade, fiscal e Financeiro,  adianta Garcia.

Segundo Garcia, o erro mais comum dos sellers está em operar sem integração entre canais, fato que gera conflito, não venda. “Nosso diferencial é a velocidade na otimização de todas as ferramentas para implantação das lojas nos marketplaces. Depois que o vendedor envia toda a documentação e o cadastro estiver validado nas plataformas, em até 30 dias entregamos, no mínimo, quatro canais prontos para ele vender. Otimizamos todo o processo de venda, do preço até o SAC ”, explica.

Com a alta demanda de clientes, gigantes de varejo, principalmente ligados ao setor têxtil, junto ao consumidor final, a Petina projeta fechar o ano de 2021, com quase R$ 4 mi de faturamento e o dobro de colaboradores que iniciou neste ano. “Estamos contratando entre 15 e 20 profissionais até o final do ano para poder atender todos os clientes”, projeta o empresário, que também apresenta projeção para o próximo ano. “Nossa estimativa é crescer entre 150% e 200% em 2022, por conta do aquecimento do mercado”, finaliza. 

Setor em alta

Em 2020,  segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco) o faturamento do e-commerce – compra e venda de produtos pela internet – cresceu 41% em 2020, com mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros no ano. No total, as vendas somaram cerca de R$ 87,4 bilhões no período, impulsionadas pela pandemia de Covid-19.

O crescimento de compras por smartphone foi o maior contribuinte para o ano histórico do e-commerce, com 55,1%. Isso significa um aumento de 79% em relação a 2019.

Já as redes sociais estão cada vez mais como aliadas das vendas online. Entre os segmentos que mais venderam em 2020, estão: Casa e Decoração (55%), seguidos por Roupas e Calçados (44%) e Perfumaria (38%)

Sobre a Petina – Soluções em Negócios Digitais

Fundada em 2015, a Petina é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. São mais de 140 clientes atendidos em diferentes segmentos, como Nike, MyShoes (Arezzo &Co), Mr. Cat, Líquido, Penalty, entre outros. Procópio Esportes, Track Bike, Arezzo, Nike, MAM Baby, Acte Sports, Crosster, Muvin Sports etc.  É considerada uma das principais consultorias parceiras do Mercado Livre, na categoria platinum.  Seu objetivo principal é “vender vendas”.

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