Série Especial: A Jornada do Colaborador – Luiz Felipe Massad
O especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é o Luiz Felipe Massad, Chief Human Resource Officer (CHRO) da Omie.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?
(Luiz Felipe Massad) -> A jornada é a experiência que o colaborador terá na empresa, desde seu primeiro contato na seleção, entrevista e contração, até sua rotina de trabalho com a equipe, gestores e outras áreas da empresa, familiarização com os processos internos, ao usufruir os benefícios, entre muitos outros momentos.
Quando a empresa estrutura a jornada do colaborador, as etapas deixam de ser vistas de modo individual e passam a fazer parte de um conjunto de ações organizacionais coordenadas e pensadas na vivência do colaborador.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais as etapas da Jornada do Colaborador?
(Luiz Felipe Massad) -> As principais etapas da jornada são: processo de seleção, contratação, onboarding, desenvolvimento e retenção de talentos, feedbacks e promoções. Quando os ciclos se encerram, há também o desligamento e o pós-desligamento. Todas essas etapas precisam olhar para o bem-estar, a experiência do colaborador e sua percepção em relação a empresa.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?
(Luiz Felipe Massad) -> O processo seletivo é importante pois é o primeiro contato que aquele potencial colaborador tem com a empresa. Nessa etapa, vemos que a famosa expressão “a primeira impressão é a que fica” realmente se faz valer. É preciso tomar o cuidado para que o candidato tenha uma ótima primeira percepção da organização e de sua cultura, já que, caso ocorra algo que não esteja de acordo com o que ele procura ou acredita, pode fazê-lo reconsiderar a participação no processo.
Para evitar esse tipo de problema, é importante investir na construção de uma boa página de recrutamento, que apresenta o posicionamento da empresa de forma clara e não tenha barreiras que tirem o interesse dessas pessoas, além da divulgação das oportunidades nas redes sociais e demais canais que a empresa utiliza.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?
(Luiz Felipe Massad) -> Vemos diversos exemplos no mercado de empresas que estão inovando cada vez mais na jornada do colaborador, inclusive utilizando soluções de tecnologia que fornecem dados de desempenho e satisfação dos times em tempo real para ajudar gestores e RH a tomarem decisões mais estratégicas e humanas.
Na Omie, por exemplo, temos um RH estruturado que olha para esses pontos, fazendo desde pesquisas de clima organizacional, até reestruturação de benefícios para sanar as maiores dores dos colaboradores. Além disso, também temos um time de Employee Journey que se encarrega de olhar para a empresa como um todo, buscando soluções práticas para o que precisa ser mudado. Ainda há muito o que fazer nesse setor, mas vejo que as empresas estão mais estruturadas e preocupadas com o bem-estar de seus funcionários.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?
(Luiz Felipe Massad) -> Para que uma empresa consiga valorizar a jornada do colaborador, melhorando seu ciclo de vida e a relação entre ambos, ela precisa mapear, implementar, avaliar e aprimorar cada fase, seja para o modelo de trabalho presencial, remoto ou híbrido.
Cada empresa pode desenvolver o melhor método para aplicar com sua equipe, mas, no geral, existem pesquisas de satisfação feitas em determinados períodos – por exemplo, pós-onboarding, a cada seis meses, após rodadas de promoção, ou após desligamentos voluntários, ou não – e clima organizacional, taxa ou índice de rotatividade, pesquisas de produtividade, monitoramento da diversidade, avaliações de desempenho, canal aberto de queixas e sugestões. Tudo isso pode gerar dados valiosos para que as lideranças enxerguem a realidade da empresa e saibam que caminhos seguir.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Na sua opinião, como deve ser um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador?
(Luiz Felipe Massad) -> Um processo seletivo deve ser claro e objetivo, além de humanizado e personalizado, desde o primeiro contrato com o candidato. É importante que o profissional passe as informações sobre a vaga, funções da posição, benefícios, possibilidades, informações claras sobre a própria empresa e esclareça possíveis dúvidas que surgirem.
Dessa forma, o candidato fica mais à vontade para seguir no processo e tem uma percepção mais clara sobre a organização. Além disso, é preciso fortalecer a cultura do feedback, mesmo quando negativo, para que o candidato saiba o motivo de não seguir no processo e sinta que a empresa teve consideração pela sua participação.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?
(Luiz Felipe Massad) -> Vale reforçar que o primeiro contato com a empresa é muito importante para causar uma boa impressão no candidato, até mesmo antes do início do processo seletivo. A recomendação para atrair talentos é ter canais bons e bem estruturados para se conectar com os candidatos, compartilhar histórias inspiradoras de colaboradores da empresa, divulgar novidades da marca empregadora em sites como LinkedIn e Glassdoor, por exemplo, e promover ações que beneficiem o público interessado, como conversas, rodas de debate e dicas sobre como conquistar seu espaço no mercado de trabalho. São ações que informam sobre a empresa e, ao mesmo tempo, ajudam e inspiram os candidatos.
Na área de tecnologia, por exemplo, nos últimos anos, nos deparamos com um mercado extremamente aquecido. Então, precisamos ter esses cuidados extras para chamar atenção dos candidatos e fazer com que o primeiro contato dele com a Omie seja positivo e desperte a vontade de fazer parte dos nossos times.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?
(Luiz Felipe Massad) -> Vale ressaltar que uma das primeiras experiências do funcionário com a empresa, de forma efetiva, é o onboarding. Este processo visa integrar profissionais recém-contratados às rotinas da empresa, com alinhamentos sobre dia a dia, valores, processos, apresentações de equipe, além de outros aspectos, a depender de cada empresa, para que o novo colaborador se sinta acolhido e parte do time.
Para isso, é importante que o processo seja claro, engajador e, realmente, inclusivo. Criar apresentações e cartilhas com orientações e regras da empresa, dos processos e das rotinas, o que esperar do primeiro dia ou da primeira semana, equipamentos que serão compartilhados, contatos dos gestores e da equipe, e, se possível, envio de “kit welcome” personalizado. Tudo isso ajuda a passar uma boa imagem no início de cada jornada. Além disso, é importante apresentar a equipe e fazer uma integração para que todos se conheçam, principalmente quando a empresa está em modelo remoto e o contato é totalmente online. Também é fundamental designar uma pessoa do time para guiar o novo colaborador em detalhes mais operacionais da rotina.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?
(Luiz Felipe Massad) -> O gestor tem um papel muito importante no desenvolvimento dos colaboradores, identificando oportunidades de crescimento, valorização e bem-estar na empresa. É fundamental que esse líder seja inspirador e esteja integrado às etapas da jornada do colaborador e que possa oferecer melhores experiências para seu time, tendo em mente que é um dos principais atores dentro desse processo, uma vez que atuará no dia a dia com seus liderados e será responsável pelo bom andamento das atividades e projetos.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?
(Luiz Felipe Massad) -> Assim como os candidatos procuram empresas com base na percepção do mercado e nas oportunidades que elas oferecem, as empresas também procuram pessoas que queiram crescer junto delas e estejam preparadas para encarar desafios.
Para isso, é importante manter os perfis nas plataformas de recrutamento sempre atualizados, preparar um bom currículo com informações claras, sucintas e verdadeiras, acompanhar as redes sociais das empresas que possuem mais interesse, tanto para acompanhar as novidades, quanto para conhecer mais sobre a cultura e procurar estar sempre atualizado. Na realidade pós-pandemia, as empresas estão cada vez mais interessadas em profissionais versáteis, que saibam o que acontece no mercado e que trazem mais inovação para a rotina da empresa, mais do que apenas gerar bons números ao tentar superar metas.