Entrevista com Especialistas

Série Especial: A Jornada do Colaborador – Jhenifer Andrade de Souza

A especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é a Jhenifer Andrade de Souza – Líder de Pessoas & Cultura na Gateware.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?

(Jhenifer Andrade ) ->   Pode se dizer que é composta por uma junção de tudo que os colaboradores observam, sentem e pensam ao longo do seu relacionamento e interação com a organização. Diz respeito também a uma série de ações que têm como objetivo melhorar a relação do colaborador com a empresa, desde a atração e recrutamento até o desligamento. Devemos criar personas, pensar que cada jornada do colaborador deve ser única e planejada com cuidado.

(Euriale Voidela – Portal Customer) ->   Quais as etapas da Jornada do Colaborador?

(Jhenifer Andrade ) ->  Sabe aquele momento em que o candidato entra na página de carreiras e começa a pesquisar sobre a empresa que gostaria de trabalhar? É ali mesmo que começa a jornada do colaborador – que só terminará quando houver a demissão. As etapas são desde a atração, contratação, onboarding, acolhimento do líder, direcionamento e alinhamento de expectativas, acompanhamento e feedbacks constantes, desenvolvimento, resultados e evolução do colaborador em sua jornada.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?

(Jhenifer Andrade ) ->  Extremamente importante, especialmente para empresas que estejam atuando em mercados competitivos. Elas precisam atrair e reter profissionais competentes, além de proporcionar os melhores produtos e serviços aos seus clientes.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?

(Jhenifer Andrade ) ->  Acredito que no momento que vivemos hoje, a jornada do colaborador deve ser avaliada com carinho pelas organizações, pois o público interno é tão importante quanto o público externo. Por isso, é fundamental dar atenção ao que os colaboradores pensam e traçar estratégias que garantam uma relação mais longa e saudável com a organização.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?

(Jhenifer Andrade ) ->   Pesquisa de clima e engajamento recorrente. O colaborador deve ser ouvido constantemente, podendo ser por meio de: Pesquisas de reação pós onboarding, Pesquisa após 1 mês de casa, após 3 meses de experiência inicial, pesquisas após eventos, treinamentos e espaços nas avaliações de desempenho para que o colaborador possa dar sua opinião sobre a sua gestão imediata. Um indicador importante e também estratégico é a certificação GPTW (Great Place to Work). Essas pesquisas trarão números e indicadores para possíveis melhorias. Mas para isso, é importante serem anônimas para garantir confiança ao colaborador em opinar.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Na sua opinião, como deve ser um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador?

(Jhenifer Andrade ) ->  O processo seletivo deve estar muito alinhado com a cultura da empresa. Ele deve ser empático, com updates e feedbacks constantes. É nesse momento que damos voz à marca, mostrando quais são nossos valores e onde pretendemos chegar. Devemos mostrar nossos diferenciais como organização e cultura organizacional diversa e inclusiva.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?

(Jhenifer Andrade ) ->Para implementar um processo de Atração de Talentos, devemos cuidar em como o candidato passa a conhecer a empresa e seus valores. Ele tem contato com a marca empregadora por meio do Employer Branding e passa a conhecer a proposta de valor da empresa a seus colaboradores. Para que essa etapa tenha eficiência, devemos pensar que não basta somente a empresa selecionar, o candidato também avalia se quer que essa organização seja parte de sua trajetória profissional. Comunicações com o RH e outros gestores da vaga também contribuem para essa relação. Com uma jornada positiva, a sua empresa tende a ganhar maior visibilidade e reputação com todo mercado de trabalho. Ou seja, o colaborador/candidato também se torna um propagador da organização.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?

(Jhenifer Andrade ) -> O processo de Onboarding é fundamental para uma jornada positiva dentro de qualquer organização e, nesse momento, por mais que o colaborador já tenha aceitado a proposta para ingressar na organização, devemos considerar que durante os primeiros meses ele ainda está no seu processo de escolha, avaliando se tomou uma boa decisão. Os passos devem ser pensados e estruturados de acordo com a realidade da empresa e de cada time.

Na Gateware, nosso Onboarding não se restringe apenas a uma reunião com o time de People para apresentar a cultura da empresa. Nosso ciclo de Onboarding contempla várias etapas até o fim dos 3 meses iniciais. Dentro das etapas, temos o processo de acolhimento do time de Pessoas & Cultura e do DP, contamos com um Onboarding online dentro da nossa plataforma de gestão de aprendizagem com todas as informações e materiais complementares necessários para o colaborador. Além disso, há um momento de acolhimento do gestor, depois um diálogo de expectativas para alinhamento do líder e liderado, one-a-ones de acompanhamento, direcionamento e feedbacks durante os três meses iniciais. Ao final dos 3 meses, o time de Pessoas & Cultura tem um momento individual com o colaborador e com gestor para ouvi-los e levantarmos os principais pontos positivos e de melhoria nessa relação inicial. Por fim, há um feedback de experiência entre líder e liderado para encerrar esse ciclo.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?

(Jhenifer Andrade ) -> Gestores devem observar os indivíduos com humanidade e empatia, não apenas como meras peças que compõem uma engrenagem. Minha recomendação ao líder é: A liderança deve demonstrar interesse autêntico pelo ser humano e estar aberto ao que o outro tem a oferecer, sem qualquer julgamento. Tendo uma escuta ativa, ser um apoiador, estude e se atualize constantemente sobre temas como feedbacks assertivos, comunicação não violenta, como conduzir boas reuniões e gestão de tempo.

Quando você cria uma relação de confiança com seu liderado, todos ganham com uma relação positiva.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?

(Jhenifer Andrade ) -> Se mantenha atualizado no mercado, faça networking e esteja em contato constante com pessoas da sua área de atuação. Participe de eventos, seja ativo no LinkedIn e, se souber o que quer para sua carreira e onde quer chegar, seu posicionamento será muito mais assertivo.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Agradeço imensamente a entrevista e te convido a deixar uma mensagem especial para nosso leitor:

(Jhenifer Andrade ) -> Pensar em Jornada do colaborador é pensar na experiência das pessoas, em como elas desejam ter uma jornada positiva dentro das organizações. Muitas das vezes, o que faz muito sentido para você não faz nenhum sentido para o outro. Então, esteja aberto para ouvir para questionar, criar experiências memoráveis e cheias de propósito para as pessoas, afinal são elas que fazem a organização crescer e alcançar os resultados esperados.

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