Entrevista com Especialistas

Série Especial: A Jornada do Colaborador -Carminda Strioto

A especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é a Carminda Strioto – Coordenadora Administrativa & Gestão de Experiência Interna da Netza&CO.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?

É uma série de ações que têm como foco melhorar a relação do colaborador com a empresa. Acredita-se que a jornada do colaborador tenha início quando ele efetivamente entra na empresa, no seu primeiro dia de trabalho, mas vai além disso. Entendemos que a jornada começa bem antes, quando o profissional já interage anteriormente com a empresa, seja através da marca, redes sociais, networking, dos serviços ou produtos adquiridos da empresa até participar de um recrutamento e ser contratado. O fim da jornada também não significa o fim do contato, isso porque o profissional desligado continuará a transmitir a cultura que vivenciou até mesmo fora, quando participar de ações, realizar interações com sua rede de pessoas e aquelas que mantêm o networking. Finalizar com sucesso o ciclo da jornada é tão importante quanto o início e todas as suas etapas. Proporcionar a melhor jornada possível ao colaborador em todas as etapas é a forma mais assertiva de fortalecer e disseminar a sua cultura organizacional dentro das organizações.

(Euriale Voidela – Portal Customer) ->   Quais as etapas da Jornada do Colaborador?

. Atração de talentos . Recrutamento e seleção . Onboarding e Rampagem . Engajamento . Treinamento e desenvolvimento . Performance . Crescimento . Offboarding / Desligamento

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?

Cada vez mais as empresas estão focadas em melhorar os seus processos seletivos, principalmente, alinhados à cultura da empresa. Ao levar em conta a cultura organizacional da empresa nos processos de recrutamento, naturalmente, as chances de trazer pessoas alinhadas aos valores e propósito irão aumentar. Profissionais alinhados à cultura organizacional proporcionam um melhor ambiente de trabalho, estimulam uns aos outros a buscarem frequentemente por melhorias em suas atividades, aumentam sua produtividade, maior sinergia com o trabalho do grupo e com resultados macros da empresa.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?

É um longo caminho, contínuo de autoconhecimento e desenvolvimento. O nível de maturidade tem relação com as ações que são implementadas pela empresa com foco em alcançar suas metas e objetivos, além da maneira com que ela lida com os desafios internos e externos.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?

Existem diversos indicadores, mas cito alguns importantes para a área de RH:

1. Índice de Turnover, mede a rotatividade na empresa

2. NPS (Net Promoter Score), indica quanto o colaborador recomendaria a empresa para outras pessoas trabalharem

3. ROI em treinamentos, mede quanto a empresa recebeu de volta após aplicar treinamentos, retorno sobre investimentos em colaboradores

4. Índice de retenção de Talentos

5. Clima Organizacional

6. Produtividade e Desempenho

7. Custo per Capita de Benefícios

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Na sua opinião, como deve ser um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador?

Um processo que valoriza a jornada do colaborador é aquele que consiste em garantir um ambiente de trabalho livre de preconceito e discriminação, em que cada pessoa possa ser quem realmente é. Para isso, deve-se mapear a realidade atual da empresa para estabelecer metas claras e objetivas de promoção do diálogo e levar informação a todos os públicos. Ter um processo seletivo justo, diverso e inclusivo, que seja o retrato da sua cultura organizacional.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?

Focar no fortalecimento da sua cultura organizacional, através de estudos e promoção dos valores da empresa. Proporcionar uma seleção de talentos humanizada, diversa, investir em employee branding, employee experience, elaborar um programa eficiente de benefícios e apostar no marketing de recrutamento.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?

Esse é o processo de incorporação dos novos talentos na empresa. É o primeiro contato efetivamente com a cultura da empresa, com seus novos colegas, ferramentas e competências. Alinhar o onboarding ao processo seletivo realizado é de suma importância, sobretudo quando algo foi apresentado durante o processo de contratação e no onboarding não condiz com a realidade. O processo de onboarding é essencial para facilitar a vida tanto do novo colaborador, quanto da empresa e dos colaboradores já inseridos na cultura organizacional. Seguimos os passos:

. Apresentar a estrutura, política da empresa e processos;

. O segmento que atuamos, as unidades de negócios que fazem parte do nosso ecossistema;

. Nossos valores, propósitos, quem somos e onde queremos chegar;

. Detalhes do cargo e sua função do novo colaborador;

. Acompanhamento para mostrar quem são as pessoas certas para pedir ajuda ou fazer as perguntas . Explicar o organograma das unidades de negócios/empresa;

. Explicar as regrinhas de funcionamento de uma rede colaborativa;

. Ajudar na integração com os colegas nesta fase de imersão aos processos e também as pessoas;

. Sanar dúvidas que ainda persistam;

. Por fim, apoiar o novo colaborador para que tenha o sentimento de pertencimento e seja bem acolhido pelos demais colaboradores – Realizar acompanhamento em todas as etapas da jornada do colaborador dentro da empresa.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?

As lideranças ditam o comportamento das pessoas que são lideradas. Se os líderes não estão alinhados à cultura da empresa, o seu comportamento vai contaminar todo o time que, ao invés de trabalhar pelo propósito da empresa, vai trabalhar pelo propósito do líder.

Entendemos que trabalhar pelo exemplo é o melhor modelo de negócio dentro da cultura organizacional e o líder tem o papel essencial no sucesso da jornada do colaborador, como um guardião que zela pelos valores da empresa e replica aos seus liderados.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?

Eu recomendo que os profissionais busquem empresas que tenham um alinhamento de propósito tão forte quanto aos seus próprios. E isso só se descobre ao interagir com essas empresas, seja através de pessoas que trabalham naquela organização, seja perguntando, buscando informações, realizando conexões para que você encontre uma organização que esteja a mais próxima possível dos seus valores. Além disso, manter seu CV sempre atualizado, usar a tecnologia a seu favor para acessar as melhores oportunidades, fazer conexões profissionais, obter conhecimento e buscar inovação em sua carreira profissional é muito importante.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Agradeço imensamente a entrevista e te convido a deixar uma mensagem especial para nosso leitor:

É essencial entendermos a importância de toda a jornada, desde o momento de atração em um teste ou entrevista até o desligamento do funcionário. Colaboradores satisfeitos fortalecem a imagem e a cultura organizacional da empresa e atraem mais talentos a vestir a camisa e se engajar no time. E isso acaba sendo um benefício para ambos os lados.

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