Quais são os desejos e hábitos do consumidor brasileiro: como uma empresa deve se estruturar para atendê-lo?
Dados como estratégia de negócio, verticalização para controle da cadeia e disponibilização de meios de pagamento mais eficientes, físicos ou digitais, são algumas das exigências atuais
Uma das maiores mudanças do varejo atual é a integração entre as experiências e inúmeras possibilidades físicas e virtuais. Um comportamento básico do consumidor é uma das maiores provas disso: quem nunca viu uma pessoa comparando o preço da prateleira com celular na mão? Esse é só um exemplo dessa integração de experiências, conhecida como omnichannel, mas existem muitas, de diferentes perfis e profundidades.
De acordo com o Relatório Varejo 2022 da Adyen, que reúne tendências e insights que delineiam o setor a nível global e regional, o consumidor está cada vez mais atento às experiências de compra, ao uso assertivo da tecnologia, às formas facilitadas de pagamentos, como o Pix, e à flexibilidade multicanal – estratégias que têm inspirado profundas alterações na operação de empresas do mundo todo. Por isso que, segundo a pesquisa, 98% das empresas planejam investir ainda mais em tecnologia em 2022.
De acordo com Caio de Santi, CEO e fundador da JustForYou, primeira e maior beauty tech da América Latina a personalizar produtos para cabelos com inteligência artificial, para atender às expectativas, é necessário investir em estratégias que busquem conhecer de fato as pessoas que consomem seu produto ou serviço e estabelecer conexões reais com elas.
“As transformações do varejo potencializam a mudança de percepção sobre as demandas dos consumidores, e o contrário também acontece. Com o crescimento de empresas nativas digitais e suas soluções tecnológicas, os principais desejos do consumidor hoje estão ligados a experiências imersivas, produtos customizados e praticidade no contato com as marcas e nas compras”, avalia.
Nesse sentido, Caio elencou de maneira didática três tópicos que podem ajudar não só a compreender o novo consumidor, mas como de fato surpreendê-lo e fidelizá-lo.
Confira:
1. Dados como estratégia de negócio
O Relatório, citado no início do texto, mostra que 47% dos consumidores preferem varejistas que se lembram de suas preferências e comportamentos de compra anteriores para criar uma experiência mais personalizada e 72% deles gostam quando varejistas enviam anúncios ou sugestões customizados.
E para oferecer experiências verdadeiramente conectadas com o público, o uso de dados como estratégia para gerar insights mais assertivos é a melhor opção. A partir de análises baseadas em data science, é possível lançar soluções focadas na necessidade do consumidor, além de permitir que eles desenvolvam produtos personalizados em cocriação com a organização. “Empresas com tecnologia para aproveitar insights de dados em tempo real em vez de se basear em dados históricos ou pesquisas de mercado estarão em melhor posição para oferecer experiências mais personalizadas e sofisticadas”, afirma Caio.
2. Verticalização
Outra estratégia que permite a otimização da operação de uma varejista é a verticalização, que significa dominar toda a cadeia de produção. Diferentemente de grande parte das empresas nativas digitais, que são apenas proprietárias de um e-commerce, mas que terceirizam a produção e a logística, a JustForYou atua de ponta a ponta. Isso coloca a JustForYou entre as chamadas DNVBs (Digitally Native Vertical Brands – em português, marcas nativas digitais verticais), ou seja, aquelas que controlam todas as etapas de produção e venda dos produtos.
“Possuímos laboratório próprio justamente porque estar na indústria garante escala, agilidade e, de certa forma, ajuda a ‘blindar’ a empresa da volatilidade do mercado. Então, construímos algo aparentemente paradoxal: temos personalização em escala”, diz Caio.
3. Pagamentos sem dificuldade
Ainda de acordo com o relatório da Adyen, 94% das empresas planejam investir mais na melhoria das operações e sistema de backend, como os de pagamento, neste ano. Oferecer uma boa experiência ao cliente no momento da compra pode ser um fator decisivo na fidelização do mesmo, já que 52% dos consumidores brasileiros dizem que desistiram de fazer alguma compra porque não podiam pagar do jeito que queriam.
Com a ideia de estender a personalização de seus produtos para experiência de compra e pagamento, a JustForYou otimizou essa etapa com a criação de um sistema de checkout e pagamento próprios, focado principalmente em dispositivos móveis e que permite a finalização da compra rapidamente. A plataforma triplicou as conversões em seis meses e já está disponível para outras empresas na versão Beta, chamada JustForPay.
Sobre a JustForYou
A JustForYou é a primeira e maior beauty tech de cosméticos personalizados para cabelo da América Latina. Por meio de inteligência artificial, a empresa desenvolve produtos de alta performance adaptados às características, rotinas e desejos de cada pessoa. Unindo beleza personalizada e minimalismo sustentável, suas fórmulas exclusivas contém ingredientes naturais e espuma natural, são livres de químicos agressivos e sem testes em animais. Nos últimos três anos, 2,5 milhões de fórmulas únicas foram analisadas pela tecnologia de personalização. A startup começou a expandir sua área de atuação em 2022 para o segmento de saúde e bem-estar, fornecendo a empresas parceiras sua tecnologia de manipulação para medicamentos personalizados e entrando no mercado de testes genéticos para oferecer produtos personalizados para mães e bebês. Atualmente, a JustForYou é a empresa que possui mais dados sobre rotinas, necessidades, efeitos desejados, procedimentos e tipos de cabelo do que qualquer outra do segmento.