Gestão de Gente

Por que investir em aprendizagem corporativa digital?

Desde os tempos mais remotos, o ser humano se utiliza da transmissão de conhecimentos para fortalecer estruturas sociais. Na era pré-histórica, por exemplo, as técnicas de caça, pesca e plantação eram passadas de geração em geração para garantir a subsistência da espécie. Hoje em dia, empresas em todo o mundo seguem a mesma lógica: a passagem de ensinamentos por meio de cursos e treinamentos especializados, de forma que o conhecimento não se perca e seja constantemente atualizado e aprimorada a aprendizagem.

A participação física dos integrantes da equipe sempre foi uma prerrogativa dos treinamentos corporativos, afinal de contas, acreditava-se que um ensinamento só seria completamente absorvido caso houvesse interação presencial entre os participantes. No entanto, a atual circunstância proveniente da pandemia nos trouxe um cenário diferente, com escritórios mais vazios, mesmo que as equipes estejam cheias.

Modelos de trabalho 100% online ou híbridos têm feito com que tanto espaços físicos quanto encontros presenciais fossem ressignificados. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria EY com mais de 600 colaboradores no Brasil, 53% disseram preferir trabalhar entre 3 e 4 dias por semana de forma remota. Esta nova realidade nos mostra que é necessário investir cada vez mais em formas de treinamentos digitais.

É claro que não se deve pensar em aposentar completamente as experiências presenciais, que são essenciais para a manutenção de uma vida social equilibrada, mas é possível combinar os dois universos de forma que o melhor de cada experiência seja absorvido. Os treinamentos online têm se mostrado cada vez mais capazes de alcançar grandes resultados e oferecem benefícios únicos, como mais flexibilidade de acesso, continuidade e acompanhamento no aprendizado, além da adaptação de conteúdo para formatos diversificados.

No quesito flexibilidade, o e-learning sai na frente. Neste modelo, é possível realizar cursos de qualquer lugar do mundo, o único requisito é que tenha acesso à internet. Em alguns casos, é possível até agendar para um outro horário que seja mais conveniente e fazer o acompanhamento da aprendizagem por meio de uma plataforma de educação continuada, similar ao utilizado por universidades para ensino à distância. O colaborador pode ter o controle de quais cursos estão disponíveis, quais já foram realizados e ainda uma avaliação a respeito do seu desempenho em cada um. Novas plataformas oferecem customização para cada usuário, indicando conteúdos que são tendência para as empresas, dando a opção de selecionar as habilidades que você quer desenvolver e que serão úteis para a empresa. O mundo digital nos possibilita também abordagens com tecnologia integrada, como é o caso de games corporativos, vídeos, podcasts e simuladores. Com a evolução do conceito de metaverso, muitas possibilidades se abrem para o aprimoramento das experiências em realidade virtual e realidade aumentada. Em breve será possível que os membros de uma mesma equipe recriem digitalmente seu ambiente de escritório – incluindo mesas, quadros brancos e paredes – e produzam uma sala idêntica ao espaço real dentro da realidade virtual. A partir daí, torna-se possível estar na sala fisicamente ou virtualmente.

São muitas as transformações que permeiam o universo da aprendizagem online e a hora de olharmos com atenção para essa ferramenta é agora. Além da capacitação de pessoas e formação de líderes, grandes empresas tem a necessidade de que seus objetivos, propósito e estratégias estejam bem difundidos entre seus colaboradores. Da mesma forma que não há como voltarmos à época das lamparinas, fogões à lenha e celulares sem internet, assim também não há como retroceder na evolução do trabalho à distância. A aprendizagem corporativa online faz parte desta nova realidade e hoje sabemos que ela veio para ficar e para ajudar muitas empresas.

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Vincent Bleunven

Vincent Bleunven é graduado em Administração de Empresas e possui 25 anos de experiência no mercado de assistência. Possui fluência em quatro idiomas, inglês, português, francês e espanhol, e já atuou nos segmentos de serviços, consultoria e auditoria. Passou por importantes grupos como Coopers & Lybrand. Em dezembro de 1991, Vincent juntou-se ao Grupo Allianz e assumiu como CEO da unidade brasileira da Allianz Partners em 2011.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar