Inteligência Artificial

O investimento em novas soluções tecnológicas contribui para a sobrevivência das empresas no mercado

Definitivamente, não é novidade que a Inteligência Artificial (IA) vem caminhando para tornar-se parte importante do nosso dia a dia. No ambiente de negócios esta realidade não é diferente, e o investimento em novas soluções tem se mostrado crucial para garantir a sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais ágil e competitivo.

Contudo, parte dos recursos de Inteligência Artificial oferecidos atualmente são limitados comparado a todo o potencial que a tecnologia pode atingir. E, da mesma forma que a IA tem muito a se desenvolver, o mercado ainda apresenta um baixo grau de maturidade no que diz respeito às possíveis aplicações da IA nos negócios.

Neste sentido, é preciso que o investimento em tecnologia, especialmente em Inteligência Artificial, seja fomentado, com o objetivo de garantir que as empresas atinjam um nível de maturidade tecnológico adequado para oferecer soluções aderentes a um mercado cada vez mais exigente com relação à inovação.

Perspectivas de investimento em tecnologia

A expectativa é que esse cenário se transforme cada vez mais. De acordo com relatório recentemente divulgado pela Brasscom, os investimentos em Inteligência Artificial apresentam uma perspectiva de crescimento de 18% ao ano até 2025, com uma receita de R$ 49,7 bilhões.

Assim, levando em consideração a evolução digital, será cada vez mais improvável que as empresas consigam crescer sem o auxílio do investimento em tecnologia. Isso porque, a alta competividade do mercado e a demanda por automação como geradora de vantagem estratégica serão impeditivos para o avanço sem que haja o suporte de recursos de inovação. Aquelas que não se adequarem, perderão vantagem competitiva e apresentarão desempenho inferior aos seus concorrentes.

O mercado está acompanhando esse movimento há algum tempo e, segundo a Gartner, os gastos mundiais com TI devem crescer cerca de 4% em 2022, totalizando US$ 4,4 trilhões. Entretanto, se considerarmos todo o alcance da tecnologia, envolvendo sistemas, operações, infraestrutura cloud e segurança, é provável que esta estimativa seja superada.

Principais tendências tecnológicas para empresas

As mudanças nos modelos de trabalho e hábitos resultantes do cenário pandêmico, a necessidade de maior segurança tendo em vista as novas ameaças cibernéticas, o aumento da disponibilidade de serviços gerenciados em cloud, e a necessidade de aumento de eficiência operacional por meio do uso de dados, serão fatores que impulsionarão cada vez mais o desenvolvimento tecnológico, que tende a acelerar nos próximos anos.

Entre as principais tecnologias a serem demandadas estão cloud computing, ferramentas de cybersecurity, ferramentas de ETL (Extract Transform Load) e engenharia de dados, machine learning, deep learning, visão computacional, IoT (Internet of Things) e Edge computing.

No mercado corporativo, esses recursos serão aplicados para solucionar problemas pontuais e específicos de cada área dentro de um negócio. Mas, para isso, as companhias ainda precisam expandir seu conhecimento sobre seus problemas de negócios e como a inovação pode superá-los contando com a tecnologia adequada para gerar a solução. Compreender esse cenário será mandatório para as empresas que desejam sobreviver ao futuro.

Paulo Campos é CIO & CTO da HartB, startup brasileira referência em Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e análise de dados massivos.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar