Inovação

Da Santa aposta em “display robô” para destacar marcas exclusivas e oferecer experiência única para shopper

Da Santa é a primeira no setor alimentar a trazer o robô de trade marketing "Tokinomo", que "anima" os produtos e interage com os clientes chamando a atenção

O cliente percorre os corredores do mercado e é surpreendido por um produto que se move e conversa com ele chamando a atenção para suas qualidades. Em um primeiro momento, pode parecer uma cena de um filme de Harry Potter, com aquela garrafinha de suco dançando e falando com o cliente, mas na verdade é o Tokinomo, um display robô que o Da Santa, em São Paulo, está utilizando para destacar a suas marcas exclusivas: UMAI e Naturelícia.  

Acionado por um sensor, o Tokinomo é um produto criado por uma startup que surgiu em Bucareste, na Romênia, e no Brasil, a Creative Display tem a exclusividade do dispositivo que detecta a presença do consumidor a sua frente e “dá vida” ao item escolhido, enquanto emite sons, frases e músicas, tudo conforme a programação feita previamente. “Não tem como não parar para ver o que ele está mostrando”, comenta Julio Aoki, fundador e diretor da loja com visão de lovemark Da Santa. 

A estratégia do Da Santa acompanha as novas tendências dentro do varejo, onde inovadoras ativações tecnológicas buscam engajar e encantar o consumidor, ao mesmo tempo em que colaboram com o aumento das vendas, com fornecimento de dados.  

Na loja localizada na Vila Mariana, na capital paulista, é possível ver os consumidores interagindo com os dois robôs instalados para divulgar os sucos Naturelícia e biscoitos UMAI, ambos criados com a expertise dos Talentos Da Santa para se tornarem marcas exclusivas na loja. De acordo com os colaboradores do sacolão, é comum que as pessoas interajam até que consigam ver e ouvir todas as falas dos robôs e a aceitação está sendo muito positiva pelos shoppers.  

“Faz parte do nosso propósito e da nossa visão de negócio criar um local em que as pessoas queiram estar e nada melhor do que promover experiências para o shopper”, explica Aoki.  

Fundado em 1998, o Da Santa passou por uma reforma física e de conceito no ano passado. Pelas mãos do arquiteto Julio Takano e sob o comando de Julio Aoki, o Da Santa busca se tornar cada vez mais um espaço de bem-estar. Mais do que um local para fazer compras e abastecer a casa, o Da Santa quer ser uma referência e oferecer experiências diferenciadas e agradáveis para seus clientes se tornando assim, uma lovemark.  

Link para baixar um vídeo com o Tokinomo e entrevista de Julio Aoki explicando como o dispositivo funciona – https://we.tl/t-Xke53iZWPE

Sobre o Da Santa – https://www.sacolaodasanta.com.br/ e https://www.tudodasanta.com.br/ 

Situado em São Paulo, no bairro da Vila Mariana, o Da Santa, já é um ponto estratégico (e acolhedor) de compras desde o final da década de 90 e que agora se fortalece com o propósito de “nutrir encontros para um mundo melhor”.  

Antes conhecido como Sacolão Saúde (entre 1998 e 2016) e depois como Sacolão Da Santa (entre 2017 e 2021), a loja passou por uma grande transformação em 2021 com a consultoria do arquiteto Júlio Takano, da KT Retail. Atendendo agora como Da Santa, a loja se posiciona como um espaço de encantamento, criado para inspirar escolhas mais felizes na vida das pessoas. Assim como um delicioso dia de férias, visitar a loja Da Santa é uma experiência leve e prazerosa, uma oportunidade de conexão com um estilo de vida saudável e com o bem-estar.  

Hoje, a nova loja Da Santa conta com mais de 1.500 metros quadrados de área de vendas, 17 checkouts, mais de 8 mil SKUS, Adega de padrão internacional – atualmente com 800 rótulos de vinho, uma cozinha modelo, em parceria com a Tramontina, para workshops e experiências gastronômicas, como também Clube de Relacionamento (o Você Da Santa) e um café próprio, a Estação Da Santa, além de marcas e produtos exclusivos, desenvolvidas pelos talentos Da Santa. 

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