Gestão Estratégica

Fortalecimento de marca é fundamental para empresas se destacarem da concorrência

O mercado de serviços vem crescendo no Brasil, atingindo uma alta de 8,4% em 2022, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Já o PIB do país teve um aumento de 3% no segundo trimestre do ano passado, segundo o IBGE. Em um mercado competitivo como o que tem se mostrado nos últimos meses, os donos de pequenos e médios negócios precisam estar atentos ao fortalecimento de sua marca e às formas de exposição e divulgação de seu negócio. 

O fortalecimento da marca e todo o processo de comunicação criado para atingir o público-alvo de um determinado negócio, de forma a criar uma identificação com ele por meio de ferramentas específicas como marketing digital, posicionamento de marca (branding), estudo de público-alvo, conteúdo, design, etc., é o que aponta o consultor e head de marketing na Nexcore, Gabriel Pianaro.

“É fundamental que as empresas entendam que hoje é necessário mais do que apenas se expor, é gerar uma conexão com uma marca forte e memorável. Neste processo é importante pensar além do produto ofertado, mirando na percepção do consumidor. Para isso, é importante que o primeiro passo seja ter um posicionamento de marca bem estruturado”.

Posicionamento de marca

Gabriel explica que o posicionamento de marca ideal precisa levar em consideração algumas estratégias de branding, como: ter um diferencial, identificação do público-alvo, criação de tom de voz e personalidade da marca.

“Gerar identificação com a marca é fundamental no processo de fortalecimento, para isso é necessário identificar bem o público-alvo, fazendo um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental dele de forma mais específica possível, mapeando gostos, hábitos, preferências, localidades, idade, classe social, etc. Com isso fica mais fácil saber quais elementos podem ser agregados à sua marca de forma a torná-la memorável na mente dessas pessoas, chamadas aqui de personas”, explica o consultor.

Além das ações de branding, que visam o cuidado com a marca, investir em estratégias de marketing digital é fundamental para quem quer se destacar.

“Fortalecer a marca sem entrar no ambiente digital é algo impossível nos dias de hoje se não está no google não existe,, mesmo nos casos de lojas físicas, pois além de todos estarem conectados, esta é uma aposta com alto potencial de retorno e que conta com ferramentas que possibilitam ações que colocam a marca no radar dos consumidores certos, no momento certo. Entre estas ações podemos citar a presença nas redes sociais, o uso de email marketing e estratégias de inbound marketing, criação de anúncios e de conteúdo que gere valor ao seu público, lembrando que, mesmo os clientes que só compram de forma presencial, pesquisam na internet antes para ir às compras“, conta Gabriel.  

Cinco estratégias para o fortalecimento de marca

1 – Tenha um diferencial competitivo 

Ter um diferencial competitivo faz toda a diferença, pois é uma forma de se destacar na concorrência, podendo ser um tipo de serviço prestado, um atendimento diferenciado, um extra no produto, entre outras opções que tenham relação com os valores do negócio e que não seja mais do mesmo..

2 – Conheça o seu público-alvo e defina as personas

Gerar identificação com a marca é fundamental para o seu fortalecimento. Para isso invista em conhecer o seu público-alvo por meio da definição das personas de seu negócio: faça pesquisas com o seu público de forma a mapear gostos, preferências, hábitos de consumo, idade, sexo, localidade onde vive, formação, classe social, poder aquisitivo, entre outros dados que ajudem a entender os desejos e vontades de seus clientes. Uma vez mapeado, é possível criar as personas e desenvolver ações para atingir especificamente cada uma delas.

3 – Estabeleça o tom de voz e a personalidade da sua marca 

Essas são questões-chave para criar uma padronização de termos, design, valores e melhores práticas usadas dentro e fora da empresa de forma que ela seja lembrada facilmente para todos. O tom de voz e a personalidade da sua marca irão direcionar a forma como a sua empresa se expressa interna e externamente, orientando a criação de campanhas, posts, impressos, mídias e a forma de se relacionar com os clientes. Para empresas que estão em processo de alterações no tom de voz, é importante que essa mudança seja feita de forma gradativa e que o cliente perceba as mudanças e continue engajado com a marca. Se perceber qualquer desvio volte de forma cuidadosa ao ponto inicial.

4 – Desenvolva a identidade visual da sua marca

A identidade visual é ponto fundamental para reforçar a sua marca na mente do cliente, para isso invista na criação de uma boa logomarca, que transmita os valores da sua empresa e expresse as cores e o segmento de negócio no qual está inserido. A identidade visual deve ser condizente com a imagem que a empresa quer passar e com o público-alvo que quer atingir. Ela pode ser criada por meio de uma pesquisa com o público-alvo para entender a percepção dele com relação ao seu negócio. Não é um momento para se economizar, busque os melhores profissionais ou agências para o mesmo

5 – Invista na presença digital e em marketing digital

Estar no ambiente digital é fundamental para o desenvolvimento das ações da sua marca, uma vez que a grande maioria das pessoas faz uso da internet para encontrar o que deseja. Nesse ponto é importante ter um site, presença nas redes sociais, investir em estratégias de inbound marketing e na criação de conteúdos que gerem valor para o seu público.

Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing com mais de 24 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. É hoje Head de Marketing na NExcore Conversas Conectadas e conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR.  

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