Experiência do cliente em grandes eventos gera muito mais que awareness
Para além de serem lembradas pelos consumidores, empresas que investem em experiência promovem conexão com as pessoas e conquistam leads qualificados
A experiência do cliente tem se consolidado como um dos pilares estratégicos para o sucesso das marcas no cenário atual. Investir em ações que proporcionem interações positivas, personalizadas e memoráveis não apenas fortalece a percepção de valor, mas também cria uma conexão emocional duradoura com o público-alvo.
Além de fortalecer a relação com o público, uma abordagem focada na experiência do cliente gera um conhecimento valioso para as empresas. Ao entender melhor as preferências, comportamentos e necessidades dos consumidores, as marcas podem ajustar suas estratégias de marketing, desenvolver produtos mais alinhados às expectativas e criar campanhas mais assertivas. Essa troca contínua de informações contribui para uma evolução constante da marca, tornando-a mais relevante e competitiva no mercado.
Diferente do que se imagina, para serem assertivas as ações não precisam ser complexas. Um exemplo foi a ativação realizada pelo Indeed/Glassdoor durante o evento RH Leadership Xperience, promovido pela StartSe no Distrito Anhembi, em São Paulo. Os mais de 3 mil participantes, tiveram acesso à internet gratuita, posto de hidratação e café feito por um barista promovidos pela companhia que optou por se conectar com o público por meio de necessidades básicas ao longo do evento, “Após a pandemia, a conexão entre pessoas se perdeu e muitas vezes o stand tradicional em uma feira deixa a relação mais fria. Por isso, investimos em um formato em que é possível criar uma conexão com quem está no evento e, dessa forma, a venda acaba sendo uma consequência”, afirma Lucas Rizzardo, diretor de vendas do Indeed/Glassdoor.
O RH Leadership Xperience é um espaço que estimula o networking, além de gerar conteúdo de qualidade para os participantes. Em um ambiente como este, marcas que se destacam pelo cuidado e atenção ao consumidor criam um diferencial “Como uma escola internacional de negócios, entendemos que a troca de conteúdos e experiências é muito relevante para quem participa de nossos eventos. Contar com parceiros que geram experiências importantes e diferenciadas para nossos alunos, enriquece ainda mais nossos eventos, explica Hellene Hoy, Head de Patrocínios da StartSe.
Uma experiência positiva ajuda a criar uma conexão emocional, aumentando as chances de um prospect se tornar cliente, assim como amplia a satisfação e a fidelidade de quem já é consumidor da marca. Além disso, clientes satisfeitos tendem a recomendar a marca para amigos e familiares, ampliando o alcance e fortalecendo a reputação da empresa de forma orgânica.