Entrevistas

Entrevistas – Por Claudio Dias com dicas importantes sobre a Black Friday

Nosso entrevistado especial de hoje é o Claudio Dias – CEO da Pagolivre.

Claudio Dias, 52 anos, formado em Matemática e Gestão Empresarial na FGV, acumula mais de 25 anos de experiência na área de tecnologia e inovação. Teve sob seu comando como diretor, vice-presidente e presidente de grandes empresas do setor financeiro e tecnológico, além de ser o fundador da GOPAY, startup inovadora no segmento mobile payment no Brasil, vendida para o Grupo Getnet em 2013.

1-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –  A Black Friday está entre as mais relevantes para o comércio brasileiro. Em 2021, por exemplo, ela gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce, conforme dados divulgados pela Ebit|Nielsen, o que representou 1,7% de aumento em relação ao mesmo período de 2020. Em sua visão, quais são as perspectivas para o ano de 2022?

(Claudio Dias) -> A perspectiva para o ano de 2022 é um aumento considerável do volume, devido ao reaquecimento da economia e maior adesão ao mercado online, isso foi possível com o fortalecimento cultural do modelo de compra online na pandemia da COVID-19. Sendo assim, acredito que o volume do faturamento para o e-commerce vai ter um acréscimo aceitável.

2-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Segundo pesquisa da Neotrust, O faturamento do comércio eletrônico nos cinco primeiros meses do ano foi 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia. Diante deste cenário, quais as estratégias que as marcas necessitam realizar para se diferenciar em meio a tanta concorrência digital?

(Claudio Dias) -> Houve um aumento nas vendas por conta do reaquecimento econômico e maior adesão ao mercado online, mas acredito que toda marca deve se comprometer com as expectativas do cliente como, por exemplo, atendimento, logística e valores agregados, tópicos importantes para que a marca fidelize o cliente.

3-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Uma pesquisa da Globo, disponibilizada pela Plataforma Gente, demonstrou que o consumidor está otimista, onde 62% possuem uma expectativa de melhora para o segundo semestre do ano. Desta forma e em sua visão, como você visualiza o otimismo das empresas para a Black Friday de 2022?

(Claudio Dias) -> Considero o otimismo do consumidor, para o segundo semestre do ano, válido e real, pois as empresas e os provedores de solução mostram um amadurecimento em relação ao consumidor e sua marca no mercado que estão inseridos, além de novas opções de pagamento para fidelizar o cliente final.

4-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –A criação de um forte elo emocional positivo do consumidor com a marca ou produto é um item desejado por muitas empresas. No mercado brasileiro, podemos acompanhar diversos cases com fortíssimas estratégias que visa o impacto emocional para se aproximarem e ter empatia com seu público.  Analisando mais de perto nossa sociedade e modelos culturais com nossos padrões mais cativos, em sua visão, qual seria a melhor estratégia para criar ou fortalecer sentimentos positivos dos consumidores com as marcas?

(Claudio Dias) -> Para mim, o elo emocional positivo do consumidor com a marca ou produto se dá pela satisfação do produto e da experiência de compra, ou seja, um bom produto e atendimento exemplar fidelizam um elo emocional positivo com o cliente e com a marca, o tornam um consumidor reconte dos produtos da empresa.

5-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –A Black Friday de 2022 acontece em um momento especial, em conjunto com a Copa Do Mundo que também ocorre em novembro. Em sua visão, como deverão ficar as estratégias internas das empresas e comércios?

(Claudio Dias) -> Acredito que a Black Friday é um evento já consolidado, que possui uma forte identidade e escopo no mercado, dessa forma, creio que as empresas devem continuar focadas nas vendas de seus determinados segmentos, trazendo um maior elo emocional positivo para clientes fidelizados e uma nova clientela para sua marca. Mas vale ressaltar que segmentos mais ligados à Copa do Mundo podem ter ótimos resultados ao consolidarem a identidade do evento que ocorre de 4 em 4 anos a época de maiores promoções no mundo.

6-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Com o aumento da exigência do consumidor e migração ao mundo digital, o atendimento multicanal provido pelas marcas ganhou ainda mais importância. Do lado das marcas, não basta somente implantar diversos canais diferentes de comunicação com o cliente, é necessário possuir uma gestão sobre os canais e um sistema de atendimento que consolida as informações.

Em sua opinião, quais suas recomendações para a transformação digital no varejo e o quanto tais dados são importantes, ainda mais em Black Friday?

(Claudio Dias) -> Para mim, ser digital não deve significar não estar presente. Ser digital significa ter uma opção de venda digital, implementando e melhorando seus canais de comunicação com o cliente, as empresas devem se preocupar muito em manter o relacionamento e estar presente. O mundo está em constante transformação e a digital é uma delas, uma das maiores, e o varejo deve se mostrar acompanhando essa transição de forma a se mostrar presente, é importantíssimo que o consumidor tenha esse relacionamento com a empresa, e a muitos meios digitais de se fazer presente, como Instagram, TikTok, Twitter, Facebook, mantendo esse relacionamento com o consumidor sempre em primeiro plano.

7-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Em sua visão, o que é necessário para as marcas terem sucesso na Black Friday de 2022?

(Claudio Dias) -> Acredito que um produto de boa qualidade, uma logística e atendimento exemplar, são pontos-chave para as marcas terem sucesso em qualquer momento. Em termos técnicos, a solução deve ter segurança e uma jornada de compra amigável em foco para não perder o consumidor em meio ao processo de compra.

😎 (Euriale Voidela – Portal Customer) –E por outro lado: O que não fazer ou tomar cuidado na Black Friday de 2022?

(Claudio Dias) -> O maior cuidado, para mim, é a preocupação com segurança para evitar fraudes e ser responsável pelas ofertas e entregas dos produtos, porque essa é uma das maiores épocas de compras do ano, sendo assim, todo cuidado é pouco quando se trata de manter sua marca no topo do mercado.

9-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Para finalizarmos, gostaria de deixar uma dica de leitura, filme ou livro que colabore e promova a reflexão junto ao tema de “Clientes”?

(Claudio Dias) -> Minha dica é o livro “Fundamentos do Capitalismo Consciente”, do Thomas Eckschmidt.

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