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Marketing sensorial envolve os sentidos dos consumidores

Ativar os sentidos dos consumidores no ponto de venda é estratégico no momento da decisão de compra do consumidor

Sabe aquela loja que você gosta de frequentar pois lhe recorda boas sensações ou aquele aroma que lhe remete a uma determinada marca? Então, a construção do ambiente ideal para os consumidores no ponto de venda é o papel do marketing sensorial, tendência em franca consolidação no varejo. A ativação dos sentidos movimenta mecanismos subconscientes, por meio de gatilhos emocionais, em um processo natural e instintivo. Quando isso acontece na loja física, torna a experiência mais longa e prazerosa, favorecendo decisões de compra por impulso e estimulando a volta ao local. Não à toa, cada vez mais marcas do varejo utilizam esse recurso que pode fazer a diferença para turbinar as vendas no Dia do Cliente.

Segundo estudos realizados pela Aradhna Krishna, acadêmica americana focada em marketing, o marketing sensorial envolve os sentidos dos consumidores e afeta sua percepção, julgamento e comportamento, o que pode ser comprovado quando o consumidor compra algum produto ou serviço, mesmo sem precisar, apenas por impulso.

Estimular os sentidos de maneira correta aumenta a chance de escolha do consumidor. De acordo com dados da Entertainment Media Research, 87% dos consumidores aceitam pagar mais por uma experiência melhor de consumo e 82% afirmam que músicas e aromas têm o poder de transformar o humor.

O marketing olfativo é um exemplo de demanda crescente nos últimos meses. Para Fernando Ranschburg, CEO da RDS, a procura por marketing olfativo teve crescimento exponencial nos últimos meses. “Diversos segmentos do varejo e, até mesmo a construção civil, têm buscado bastante esse tipo de estratégia. Construtoras de apartamentos, por exemplo, tentam fazer com que o cliente sinta boas sensações ao visitar um apartamento decorado para, assim, estimular a venda. Alguns estudos comprovam que o uso de uma fragrância proporciona retorno de 20% a 40% nas vendas dos produtos ou serviços”, afirma.

Saiba mais porque estimular os sentido pode constituir uma estratégia bem sucedida para criar laços mais fortes com os shoppers, turbinando vendas no Dia do Cliente:

Marketing Olfativo – Pesquisa realizada pelo escritor dinamarquês Martin Lindstrom concluiu que o marketing olfativo se concentra em estimular uma parte do cérebro humano, proporcionando experiências agradáveis para o consumidor por meio dos mais variados tipos de fragrâncias e cheiros, deixando o ambiente mais aconchegante. Muitas vezes essa dinâmica remete a diferentes emoções, influenciando também no humor. Consequentemente, aumenta o tempo de permanência do consumidor no estabelecimento, refletindo diretamente nas vendas. O aroma tem a capacidade de intensificar a relação emocional do cliente com o espaço. Estudos publicados na revista Science afirmam que o nariz humano supera o olho e o ouvido em relação ao número de estímulos que pode distinguir.

Marketing visual – A abordagem está relacionada diretamente em anúncios que utilizam imagens, vídeos e textos, além do conjunto de aspectos que formam o layout da loja. O escritor Néstor Braidot cita em seu livro “Neuromarketing”,  que a visão corresponde a um importante sentido do homem. O cérebro humano processa as informações logo após receber os sinais luminosos muito mais rapidamente do que estímulos em forma de texto. Alguns anúncios utilizam técnicas de gatilho. A visão é um fator crucial para a motivação na hora de realizar a compra.

Marketing gustativo – A estratégia do marketing gustativo está relacionada com as associações de sentimentos e lembranças positivas do consumidor com a marca. O principal gestor de emoções é a memória, principalmente lembranças mais afetivas. Os consumidores pensam que suas compras são causadas pelo lado racional, mas, na verdade, eles são influenciados por estímulos de marketing e pela ativação dos seus  neurotransmissores. Por isso, ao comer alguns alimentos o nosso neurotransmissor libera dopamina, causando sensação de bem-estar e despertando o sentimento de recompensa depois de um esforço. É desta forma que as pessoas ficam encantadas ao saborear determinadas comidas.

Áudio experience (sonorização & music branding) – O sentido auditivo é um dos aspectos mais explorados nas últimas décadas como solução de marketing sensorial ligada ao branding, pois promove relação afetiva e efetiva entre cliente e marca. Estudos realizados pelo pesquisador e professor de psicologia da música Adrian North concluiu que colaboradores que trabalham escutando músicas das suas preferências aumentam seu rendimento em até 13%.

Estudos também constataram que, quando a música é mais rápida, o cliente tende a andar mais rápido e passar menos tempo no estabelecimento. Essa estratégia costuma ser utilizada em supermercados ou em ambientes onde os clientes devem passar menos tempo para dar espaço a novos consumidores durante horários de pico. Já quando a música é mais lenta, os consumidores andam mais devagar, passam mais tempo olhando vitrines e produtos, aproveitando mais o ambiente da loja e,  consequentemente, consumindo mais.

Avaliar como está o desempenho da sua marca no ponto de contato presencial com os clientes pode ser determinante para incrementar as vendas e criar uma relação íntima com os clientes, por meio de um processo natural, subconsciente e instintivo. Que tal despertar o melhor shopper que existe em cada visitante da sua loja no Dia do Cliente?

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