EntrevistasEntrevistas

Entrevista Exclusiva – Importância da liderança feminina com Roberta Baraúna da Bematize

Roberta Baraúna é Gerente de Marketing na Bematize. Profissional com 17 anos de experiência com lançamento de novos produtos no mercado nacional.

Para uma série de entrevistas exclusivas e comemorativas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, convidamos um grupo muito especial de executivas renomadas para a ação e nos proporcionar suas visões sobre a importância da liderança feminina nas empresas, a importância do Dia da Mulher e o que ele representa. Além de reportarem a realidade em suas áreas sobre a equiparidade nos cargos. A convidada especial de hoje é a Roberta Baraúna, gerente de Marketing na Bematize.

Roberta Baraúna é Gerente de Marketing na Bematize. Profissional com 17 anos de experiência com lançamento de novos produtos no mercado nacional. Coordena as ações de marketing e comunicação na Bematize, empresa reconhecida no mercado brasileiro por implantar gestão de benefícios flexíveis em empresas como Amil e Deloitte.

Confira a entrevista completa:

1.) (Euriale Voidela) A tecnologia e a transformação digital, neste ano foram grandes aliadas das empresas e em muitas delas diversos projetos foram acelerados devido a urgência do momento que foram fundamentais para a sustentação da experiência dos clientes.

Em uma pesquisa da Revelo, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos, relata que em 2017, elas respondiam por apenas 10,9% de contratações. Ao ano de 2020, tal item subiu para 12%. A pesquisa relatou ainda que os convites para entrevistas direcionados às candidatas mulheres apresentou crescimento na linha de tecnologia, entre os anos de 2017 e 2019, o volume passou de 12% para 17%.  

De qualquer forma, ainda é uma baixa a representatividade feminina no segmento. Desta forma, em sua visão, como visualizar a importância da diversidade e presença feminina das lideranças de TI?

(Roberta Baraúna) As coisas estão mudando e que cada vez mais estão entrando mulheres na liderança de áreas que eram predominantemente masculinas. Aqui na Bematize temos 2 gerentes de Projetos, as duas são mulheres. Uma delas é sênior e respeitada por todos. A área de TI realmente tem mais homens, e o Líder de Sistemas é Homem, mas a gerência da Bematize tem mais mulheres que homens, por exemplo, 50% dos nossos gerentes são mulheres, a líder comercial é mulher. Mas sinceramente ninguém foi escolhido por gênero e sim por competências. Tínhamos uma profissional em operações que fez um curso para TI, ela era excelente em operações, fizemos uma proposta para ela ficar, mas ela entendeu que a curva de aprendizado em Ti para ela era melhor em outro lugar, mas disse que voltaria sabendo mais porque amava o clima. E estamos torcendo para isso… porque ela é mulher? Não. Porque e extremamente competente. Poderia ser qualquer gênero.

Ultrapassamos gêneros masculino e feminino. Mais do que nunca temos que avaliar entrega e comportamento, o gênero cada um que sabe do seu.

2.) (Euriale Voidela) Proporcionar uma experiência ao cliente fantástica e possuir uma cultura centrada no cliente em toda a jornada de relacionamento, cada dia está sendo mais valorizado pelo consumidor, tanto no B2B ou no B2C.
No segmento de experiência do cliente, temos grandes referências femininas atualmente no Brasil e esta presença está crescendo a cada dia. Quais as dicas você relata para as mulheres que desejam engraçar na área de experiência do cliente?

(Roberta Baraúna) Dedicação e paciência. Lidar com o cliente não ê fácil, você precisa sentir as dores deles a todo o momento. Pode-se dizer que para a mulher é mais fácil, já que é mais sensível, não é bem assim que a banda toca. Todos precisamos ter empatia um com os outros e com o cliente não é diferente. A área de experiência do cliente necessita de pessoas pacientes e que estejam dispostas a se tornar parceiras do cliente.

3.) (Euriale Voidela) Em sua visão, qual é a importância para o “Dia Internacional da Mulher” para o mercado brasileiro?

(Roberta Baraúna) Para mim a mulher deve ser lembrada todos os dias, mas esse dia é importante para lembrar aquelas que vieram antes de nós, que com uma história de luta pelos seus interesses, não tiverem as mesmas oportunidades que nós temos hoje. É interessante pra lembrar que um dia as mulheres não podiam nem votar…imagine que absurdo? Risos. Sei que ainda existem muitos desafios, muitas gerações antigas ainda presente.  

Mas gosto de pensar que tudo começa de dentro pra fora. Se você muda dentro de você, seu mundo em volta começa a mudar naturalmente.

4.) (Euriale Voidela) Qual mensagem você gostaria para todos sobre o Dia Internacional da Mulher?

(Roberta Baraúna) Mulheres, nunca se vejam como um sexo frágil.  Todo ser humano tem fraquezas, fragilidades e muitos pontos portes.

  • Todo ser humano tem altos e baixos, defeitos e qualidades, pontos fortes e fracos, todo ser humano independente de gênero.
  • Para qualquer ser humano eu digo: foque nos seus pontos fortes, mire um foco e siga.
  • Eu penso que quando você enxerga alguém como frágil, você está sendo prepotente e se autodenominando mais forte que o outro, não tolero isso.
  • Somos Iguais. Todos iguais. Com dores e alegrias em pontos diferentes.

Então lembre: você não é melhor nem pior do que ninguém.

Se você incorporar isso…. muita coisa muda.

5.) (Euriale Voidela) Visando as empresas que desejam implantar um modelo eficiente de gestão organizacional voltado igualdade, que conselhos relataria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades iguais?

(Roberta Baraúna) Acredito que planos de Jobs descriptions que descrevam bem o que a empresa busca, com entregas e comportamentos esperado do colaborador. Tudo que se é tangível deixa de ser passível de julgamento pessoal tanto de quem contrata quanto de quem avalia.

6.) (Euriale Voidela) Diversos estudos, já comprovaram que a diversidade nos times e conselhos administrativos, possuem resultado direto com o aumento das receitas e resultados da companhia. Diante do cenário e em sua visão, quais são os ganhos e benefícios para as empresas e sociedade, em políticas empresariais de igualdade?

(Roberta Baraúna) Acredito que qualquer contratação nas empresas deve ser por competência. Se o candidato preenche o requisito da vaga, ela deve ser dele independente de raça, cor e gênero.

7.) (Euriale Voidela) Em sua área, você teve alguma(as) inspirações femininas durante sua carreira profissional? Quais foram suas grandes inspirações?

(Roberta Baraúna) Não tenho muitas inspirações de mulheres que não são próximas a mim, mas minhas grandes inspirações na vida são minha mãe Dida Souza, e minha avó, Ceres Lisboa (in memorian).

Ação especial – Março em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” – Portal Customer.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar