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Mentalidade centrada no consumidor favorece novas especialidades no marketing 

Estar atento às mudanças e ter a capacidade de entender os clientes é o grande diferencial da área

Segundo pesquisas da International Data Corporation, os gastos com tecnologias que favoreçam a experiência do consumidor (customer experience) devem alcançar o valor de U$641 bilhões até o final de 2022. Esse valor representa um aumento de 8,2% com relação aos últimos quatro anos, confirmando uma tendência na área do marketing que cresce vertiginosamente e está intimamente ligada ao comportamento de compra e a capacitação de profissionais da área.

Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o comportamento de compra está cada vez mais dinâmico, sendo que os consumidores interagem entre diferentes dispositivos e canais ao mesmo tempo. “É importante que os agentes de comunicação e marketing entendam as principais mudanças nesse cenário e saibam traçar estratégias para captação, engajamento e retenção, conectando-se à jornada dos clientes e colocando o consumidor no centro de todas as ações”, explica. Para atingir este objetivo, nascem especialidades na área que buscam atender cada estágio da jornada do consumidor, independente da área de atuação que determinada empresa atue. “A principal mudança está no mindset de toda a cadeia produtiva e de atendimento, porém os profissionais do marketing precisam ir além, pois são também agentes de uma nova mentalidade”, conta.

Nessa nova mentalidade, nasce o marketing omnichannel e profissionais com especializações, como: customer success, user experience, data-based marketing, entre outros, com habilidades complementares, que buscam não apenas entender o perfil dos consumidores, mas também traçar uma jornada com a melhor experiência. “Pesquisas mostram que já atingimos um patamar sem volta com relação ao poder de escolha que o consumidor tem. São muitas marcas, muitas opções de preços e muita concorrência, mas o que vai fazer a diferença é a experiência e a percepção de valor. E é isso que o marketing omnichannel propõe: estratégias de vendas que integrem diferentes canais de comunicação, com uma experiência de marca unificada. Assim cada consumidor pode alternar entre os vários canais e ainda conseguir o melhor atendimento, serviços e produtos. E é essa a demanda que o marketing precisa atender”, reforça o especialista. 

Nesse panorama, os desafios dos profissionais e, principalmente, dos CMOs (Chief Marketing Officers), será a formação de equipes com qualificações que caminham entre áreas como humanas e exatas. “Se antigamente a estratégia era focada em atingir o maior número de pessoas, via canais de comunicação, como TV e Rádio, hoje é consideravelmente diferente, pois é necessário segmentar o público para entender seus anseios e assim entregar a melhor experiência para aquele nicho. É a antecipação daquilo que muitas vezes as pessoas nem sabiam que queriam, com o cruzamento de dados reais. E os profissionais dessa nova era de consumo precisam estar capacitados para isso. A boa notícia é que as possibilidades na área não param de crescer”, finaliza Frederico.

Áreas do Marketing para profissionais apostarem:

  • Publicidade / Marketing Digital
  • Estratégia de Marca
  • Employer Branding
  • Gestão de Sucesso do Cliente / Customer Success
  • Comportamento do Consumidor
  • Gestão de Vendas
  • Eventos
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