Batman: 4 lições do herói para a vida pessoal e profissional
Cristiano Zanetta ressalta autoconhecimento, branding e relacionamento com a equipe como principais itens para se aprender com o herói
Para quem acha que o Batman é um herói apenas das telonas de cinema, está enganado! A forma com que o homem morcego lida com seus problemas ao longo de todos os seus filmes, pode ser grande exemplo e inspiração para muitas pessoas, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Especialmente para quem ocupa cargos de liderança, ou deseja chegar longe em sua trajetória.
Com um olhar diferente, Cristiano Zanetta, mais conhecido como o Batman do Brasil, referência no mundo das palestras e filantropo há 15 anos, compartilha seu conhecimento diante dos ensinamentos com Bruce Wayne, identidade secreta do herói nos filmes.
Desde criança, quando Cris conheceu o Batman, o herói sempre chamou sua atenção por não apresentar nenhum poder. Tempos depois, Zanetta mergulhou em sua história e concluiu uma das primeiras lições do personagem: sua ação vale muito mais do que simplesmente falar.
“Batman é um homem de poucas palavras, mas de muita ação. Ele simplesmente faz e não fica preso em um discurso. E quando fala, ele se mantém coerente ao discurso em seus gestos e atitudes”, avalia Cristiano na sua primeira lição, principalmente com relação a um líder, seja mãe, pai ou no mundo corporativo.
Em outro momento, é possível perceber outro exemplo prático que o Batman deixa para os fãs: praticar e desenvolver o autoconhecimento, que inclusive, fica muito claro essa virtude no último filme da franquia The Batman, de 2022. Segundo Cristiano, na sua segunda dica, as pessoas acreditam que a mente é uma grande aliada, mas, na verdade, não é, guardando diversos traumas e armadilhas que acabam se tornando ‘boicotes’ da história de cada um. “O profissional deve buscar se conhecer muito bem, encarar seus medos, perdoar seus erros passados, ter um mindset que aprende e não que resiste ao novo”, completa.
Para quem acompanha o Batman desde seu primeiro sucesso – Batman: o filme (1966) – o herói, propositalmente já começa a trabalhar sua marca usando o símbolo do morcego estampado no céu da cidade. Na terceira referência, Batman o adotou, no intuito de inspirar medo em seus inimigos e esperança em seus aliados, ou seja, o próprio homem morcego, amparado por suas ações, reputação e uma marca pessoal forte e de altíssima credibilidade, fala por si só e acaba sendo muito mais do que apenas um símbolo.
Na quarta e última lição, Cristiano analisa também que é possível trabalhar em equipe e confiar no que há de bom nas pessoas. Qualquer empresa é tão forte quanto o vínculo que se forma entre os funcionários. Existe sim a pressão para executar, mas se todos forem extremamente competitivos a ponto de prejudicar a dinâmica de todo o escritório, isso pode ser altamente nocivo e todos perderão no final das contas.
Esse sentimento de trabalho em equipe pode ser inspirado no próprio Batman, afinal, é possível perceber que ele não faz tudo sozinho. Nos filmes, Bruce Wayne conta com Alfred para o suporte, orientação e algumas tarefas. Lucius Fox é seu executivo de tecnologia altamente eficaz, enquanto o comissário Gordon fornece uma visão de mercado e estratégia. Robin não é apenas um estagiário, mas também um assessor pessoal, sem contar na Liga da Justiça. “Ter uma grande equipe é muito importante para ter sucesso no mundo corporativo. Confiar no que é bom nos outros é o primeiro passo para ter uma excelente química com os colegas, e quando pensamos no Batman, a química é perfeita”, finaliza Zanetta