Customer

Parcelamento inteligente amplia poder de compra do consumidor e é solução para fugir dos juros abusivos do cartão de crédito

A taxa de juros do cartão de crédito ainda é uma dor de cabeça para o brasileiro. Quando o consumidor faz uma compra e quer parcelar com o cartão, em muitos casos, o produto tende a ficar mais caro devido aos juros cobrados. E, como as taxas de juros cobradas costumam ser altas, muitos brasileiros acabam ficando endividados. De acordo com dados do Banco Central, em abril, o rotativo do cartão de crédito subiu 364% ao ano e o parcelamento de compras registrou um aumento de 175,1% ao ano no mesmo período. 

Um estudo feito pela fintech Pagaleve em parceria com o Instituto de Pesquisa Hello Research analisou a percepção do consumidor em relação aos juros do cartão de crédito. Foram entrevistadas 360 pessoas. Desse número, 27% consideram os juros cobrados “um roubo” e 41% dos entrevistados declararam ser contra estas taxas. 

Na pesquisa, também foi observado que 60% dos brasileiros que utilizam o cartão de crédito já atrasaram ou pagaram parcialmente a fatura do cartão. Entre esse grupo, 13% não sabem qual a taxa de juros cobrada pela empresa de cartão e 36% têm a percepção que os juros são em torno de 5% a 10% ao mês. Segundo dados da CNN Brasil, em maio de 2022, a taxa de juros do cartão de crédito chegou a quase 14% ao mês.

Dentro desse contexto, já estão disponíveis no mercado brasileiro novas soluções relacionadas a meios de pagamento que permitem o parcelamento sem juros. Uma delas é o Parcelamento Inteligente através do pix parcelado, modalidade que permite que o consumidor compre um determinado produto parcelado sem a necessidade de um cartão de crédito ou acesso a uma conta em bancos tradicionais. 

Essa solução de pagamento permite que a população desbancarizada e todos aqueles que não possuem ou não querem usar cartão de crédito possam adquirir produtos de forma rápida, segura e com total controle dos próprios gastos. 

Além disso, cada vez mais é importante que os varejistas tomem conhecimento que existe uma grande parcela da população que não tem conta em banco, mas consegue ter acesso ao Pix, por meio das carteiras digitais. Vale observar também o comportamento dos millennials ou geração Z, um grupo que quase não utiliza cartão de crédito, mas são usuários frequentes do Pix. 

O Pix parcelado sem juros também tem sido um grande aliado de varejistas, sejam eles pequenos, médios ou grandes. O método de pagamento vem ganhando espaço nos e-commerces de diversos segmentos, como vestuário e produtos infantis, e tende a crescer ainda mais em novos mercados. Ao adicionar a forma de pagamento no e-commerce, o lojista tem um aumento de até 40% na sua taxa de conversão e até 50% de aumento no seu ticket médio.  

Fique atento às inovações dos meios de pagamento e ofereça o pix parcelado no seu negócio!

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Henrique Weaver

Co-Founder e CEO da Pagaleve. Com background em empresas como Coca-Cola e a consultoria McKinsey, o executivo foi também CEO da startup indiana de hotelaria OYO, que já ocupou a posição de maior rede de hotéis do Brasil, além de ter sido um dos executivos líderes da Uber no Brasil. Acostumado com o ambiente de start-ups de alto crescimento, Henrique é Administrador pela Universidade de Brasília, e MBA pela Universidade da California.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar