O poder da logística de excelência para e-commerces
Comprar em uma loja on-line é apenas o primeiro passo de todo o processo que permite receber os produtos com praticidade em casa. Desses bastidores, a protagonista é a logística para os e-commerces. Trata-se, portanto, de uma etapa que tem o poder de garantir boa experiência de compra e fidelizar clientes.
A logística terceirizada é o modelo com que a maioria dos e-commerces opera. O intuito é aproveitar as sinergias e os volumes dos operadores logísticos. Aqui, o planejamento ocorre de trás para frente em relação aos prazos. Os volumes, por sua vez, são associados à distribuição dos produtos pelo país.
Então, a vantagem de usar um operador logístico é justamente sua consolidação na área e a possibilidade de promover densidade e escala para o e-commerce. Além de investir nessa estratégia, elenco mais duas táticas que podem favorecer o processo:
Dicas para os e-commerces:
– Aproveite a distribution e os pontos de venda físicos como locais de armazenagem de estoque: isso permite chegar aos compradores de maneira mais rápida.
– Marketplaces encurtam o processo: integrar-se a esse modelo de negócio pode ser uma maneira simples para facilitar o ingresso no e-commerce e usar uma logística já consolidada. É um caminho mais curto.
*Luiz Augusto Vergueiro é diretor de logística da ABComm, associação que fomenta o e-commerce com conhecimentos relevantes e auxiliar na criação de políticas públicas para o setor.
Sobre a ABComm
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) surgiu para fomentar o e-commerce com conhecimentos relevantes e auxiliar na criação de políticas públicas para o setor. A associação reúne representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol da evolução do mercado. A entidade sem fins lucrativos é presidida por Mauricio Salvador e conta com diretorias específicas criadas para aprofundar discussões, entre elas: Omnichannel; Relações Governamentais; Mídias Digitais; Relações Internacionais; Meios de Pagamento; Capacitação; Desenvolvimento Tecnológico; Empreendedorismo e Startups; Jurídica; Métricas e Inteligência de Mercado; Crimes Eletrônicos; e Marketing. Para mais informações, acesse: www.abcomm.org ou @abcommoficial