Por Compliance Comunicação sobre Ferramentas digitais
Utilizado para designar um grupo de colaboradores capazes de idealizar e implementar um novo modelo de negócio dentro de uma organização já existente, o termo intraempeeendedorismo surgiu como abreviação de “intracorporate entrepreneuring” ou em português “empreendedorismo intracorporativo” e ganha cada vez mais força nas grandes corporações.
Dentre os cases de sucesso, destaca-se o Google que, historicamente, concede aos profissionais 20% do seu tempo semanal para que se dediquem a uma ideia ou projeto pessoal que esteja alinhado aos objetivos. A iniciativa resultou no lançamento de produtos como o Google Ads e Gmail.
“Alguns estudos de casos comprovam que 80% do potencial de melhorias em uma companhia, surgem a partir de ideias internas vindas dos próprios colaboradores, porém a jornada a ser percorrida, na implementação de um modelo de organização orientado ao estímulo de ideias e fomentos de negócios internos, pode ser longa e desgastante”, destaca Juliana Cruz, consultora de Inovação e Estratégia na Play Studio, consultoria de inovação e venture builder.
Ela observa que com um bom planejamento estrutural e as ferramentas certas, é possível obter sucesso nessa trajetória. Para isso, é fundamental que a companhia olhe com atenção para os pilares chave da estruturação do modelo intraempreendedor: engajamento dos colaboradores; cultura organizacional e liderança.
“Atuar na cultura organizacional dessa forma, exige a a abertura de novos canais de comunicação, com o objetivo de garantir que todos tenham voz e consequentemente gerar maior engajamento entre os colaboradores e potencializar o senso de pertencimento”, diz.
Juliana recomenda algumas ferramentas que auxiliam no processo, confira.
1. Promova desafios de inovação para que as pessoas se movam em busca de novas soluções.
Fomentando a geração de novas ideias dentro do time, a equipe se mantém oxigenada e novos insights podem surgir a partir do próprio conhecimento interno. O gestor pode lançar um programa de desafios com plataformas que fazem isso de forma totalmente digital.
Duas delas são, a AEVO Innovate e a WhataVenture. Com essas plataformas é possível lançar desafios, acompanhar o engajamento do time, organizar e priorizar as ideias recebidas.
2. Estimule o potencial máximo do time entregando as ferramentas certas.
Disseminando o conhecimento de ferramentas estratégicas de inovação, os colaboradores podem contribuir de forma mais efetiva na busca de oportunidades e geração de soluções.
A Strategy tools é uma plataforma online que entrega diversas ferramentas digitais com foco em estratégia de inovação para grandes companhias. Após fazer uma conta, o colaborador pode criar projetos, conhecer e escolher as ferramentas que se aplicam melhor ao seu contexto, com o objetivo de aprimorar soluções desde a concepção até a implementação.
3. Promova a interação multidisciplinar do time, explorando diversos pontos de vista para construir soluções mais robustas e eficientes
Com a realização de sessões colaborativas formada por grupos multidisciplinares, os participantes podem atuar de forma conjunta na criação de novas soluções, explorando ao máximo as competências de diferentes especialidades.
Há plataformas digitais que simulam o ambiente real e tornam essa interação mais fluída, fazendo com que os participantes se sintam como se estivessem de fato escrevendo um post it em uma reunião presencial com os colegas de trabalho. As plataformas Mural e Miro entregam esse tipo de recurso, tornando possível a prática de workshops interativos de modo remoto.
4. Entregue conteúdo inspirador de qualidade para fazer o seu time pensar
Impulsione conteúdos que estimulem o time a pensar além. Trazendo os próprios líderes da empresa, grandes personalidades ou até mesmo um grupo de clientes para contar um pouco das suas dores durante não atendidas durante a jornada, faz com que o time pense em questões além das tarefas rotineiras do dia a dia.
Os webinars são uma excelente alternativa para hospedar e transmitir esse conteúdo no ambiente digital. Existem muitas plataformas que disponibilizam prontamente essa solução no mercado, como a GoToWebinar, Live, ClickMeeting, Eventials, e até o mesmo o próprio Zoom.
5. Promova a sinergia da equipe com maratonas internas, traçando o percurso completo da ideia a execução de protótipo
Os hackatons são uma excelente maneira de se descobrir e reter os talentos de uma empresa. São maratonas em que os participantes recebem a missão de se criar uma nova solução dentro de um curto espaço de tempo, normalmente em até 24 horas de trabalho.
Através dessa competição é possível estimular ao máximo o trabalho em equipe, uma vez que devido ao curto espaço de tempo, a sinergia entre o time é fundamental. Ao final do prazo estabelecido cada equipe deve apresentar um protótipo funcional de solução para o desafio proposto.
A plataforma Shawee organiza essa competição no ambiente digital. Os participantes recebem o desafio, se organizam em grupos e submetem as soluções dentro da própria plataforma para avaliação. Os organizadores conseguem gerenciar todo o processo de forma automatizada, facilitando assim a gestão da maratona.
Créditos Imagem: Freepik e Ferramentas digitais