Marketing DigitalMKT

4 dicas para aumentar a vantagem competitiva da sua empresa no digital

*Por Rafael Cichini, CMO & Business Director da Squadra Digital

O ambiente virtual reúne várias diferenças em relação às vendas no varejo tradicional. No entanto, eles têm um ponto em comum: a necessidade de estabelecer vantagem competitiva para superar os concorrentes em sua empresa. O digital ainda supera um desafio extra nessa questão. Afinal, não existem sequer fronteiras geográficas para delimitar o livre acesso da oferta e da procura.

Num mundo cada vez mais tecnológico e conectado, é preciso trabalhar os diferenciais da sua marca para potencializá-la – mais do que nunca, diga-se de passagem. Para se ter uma ideia, estima-se que só nos Estados Unidos a maioria dos cidadãos está exposta a cerca de 4 mil a 10 mil anúncios on-line por dia.

Já no cenário do comércio eletrônico mundial, o segmento deve crescer 55,3% nos próximos três anos. É o que aponta a pesquisa Global Payments Report, da Worldpay from FIS, divulgada em março deste ano. O Brasil, inclusive, é a maior economia da América Latina e continua a experimentar um rápido crescimento no setor, com 16% de aumento em relação ao ano anterior. Segundo o levantamento, as vendas on-line no país devem avançar 95% até 2025.

Então, eis a pergunta que não quer calar: como desenvolver formas de oferecer soluções, produtos ou serviços melhores do que seus concorrentes? Posso te ajudar listando quatro dicas que considero cruciais.

Monitore o mercado

Para manter sua competitividade de sua empresa no ambiente digital, o primeiro passo é acompanhar e saber o que está acontecendo na sua área de atuação. Essa prática permite que os gestores e tomadores de decisão direcionem as previsões de mudanças. Dessa forma, é possível se adaptar mais facilmente a essas movimentações e não ser pego de surpresa. Para isso, é possível adotar ferramentas de monitoramento, como plataformas e softwares on-line. O seu negócio pode e deve acompanhar tanto as mudanças externas como o comportamento de seus consumidores e concorrentes, além dos acontecimentos e desempenhos internos.

Invista em marketing de conteúdo

Quando bem direcionado, o marketing de conteúdoé um dos recursos mais utilizados por companhias de qualquer tipo em suas estratégias digitais. Desse modo, ao criar o seu planejamento de conteúdo, elabore um direcionamento certeiro. Como? Focando em um nicho específico e estabelecendo o público-alvo.

Estude o seu público-alvo constantemente

É importante estudar a sua persona de marketing com obstinação para sua empresa no digital. Assim, você entende melhor quais são as necessidades do momento e como você pode ajudar. Esse movimento acontece de forma contínua, afinal, as demandas não são estáticas e podem mudar com o tempo. Se prestar atenção nessas mudanças, já estará um passo à frente da concorrência, direcionando suas estratégias de forma rápida e eficiente.

Aposte em novas tecnologias

O mercado atual, assim como os novos hábitos dos consumidores, requer a adoção de novas tecnologias que tragam diversos benefícios ao negócio. Para aumentar a competitividade, investir em soluções que auxiliem na automação de processos, redução de custos, otimização, mobilidade, entre outras áreas, tem o poder de alavancar a sua companhia. Porque, fato é: quem não se rende ao universo tecnológico e, consequentemente à transformação digital, fica para trás.

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar