Entrevistas

Entrevista – Thiago Mazeto sobre a importância do período da Black Friday para as empresas

O convidade especial de nossa entrevista de hoje é o Thiago Mazeto sobre a importância do período da Black Friday – Diretor Geral da Tray.

Thiago é CEO da Tray, empresa especializada em e-commerce com integração direta com os principais players do Brasil. Com ampla experiência no varejo, Thiago tem know-how em growth hacking, marketing digital de performance, branding e gestão de pessoas, além disso, tem MBA em Empreendedorismo, Gestão e Marketing pela PUC-RS.

1-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –  A Black Friday está entre as mais relevantes para o comércio brasileiro. Em 2021, por exemplo, ela gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce, conforme dados divulgados pela Ebit|Nielsen, o que representou 1,7% de aumento em relação ao mesmo período de 2020. Em sua visão, quais são as perspectivas para o ano de 2022?

(Thiago Mazeto) -> Não tem como negar que a Black Friday é uma data, se não a mais, importante do ano para o e-commerce brasileiro, com o pico mais alto de vendas do ano. Hoje já se tornou um hábito para o brasileiro fazer compras online, e o período mais aguardado por eles para aproveitar os descontos é a Black.

A perspectiva de muitos lojistas e também de empreendedores do ramo, com certeza são as mais otimistas para este ano do que em 2021, principalmente pela proximidade da data com a Copa do Mundo e com o Natal, que também movimenta os diversos setores do mercado, como aqueles voltados para artigos de festas, roupas, eletrônicos, artigos para casa, eletrodomésticos e outros produtos relacionados ao evento mundial. De modo geral, existe uma expectativa grande para este ano, tanto em relação ao volume de vendas/conversões, quanto aos picos de vendas que podem ocorrer próximo, durante e depois do evento.

2-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Segundo pesquisa da Neotrust, O faturamento do comércio eletrônico nos cinco primeiros meses do ano foi 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia. Diante deste cenário, quais as estratégias que as marcas necessitam realizar para se diferenciar em meio a tanta concorrência digital?

(Thiago Mazeto) -> Muitos se questionam sobre o potencial do e-commerce, com o passar do tempo, se ele ainda vai resistir ou perder força no mercado. É um movimento normal pensar isso, mas é importante frisar que o e-commerce não vai acabar. Por isso, as marcas que estão presentes no digital precisam estar preparadas para enfrentar cada vez mais novos entrantes e futuros concorrentes.

A presença digital eleva o poder de alcance da marca, aumentando também o seu reconhecimento, muito superior àquele conseguido no físico. Por isso, antes de traçar estratégias, é muito importante que as marcas conheçam seus consumidores. Para quem estou vendendo? Com quem estou me comunicando? Além disso, pensar na forma de como se comunicar com esses consumidores, também é tão importante quanto saber quem são eles.

Com isso em mente, algumas ações que podem ajudar as empresas a se destacarem são presença nas redes sociais e criação de conteúdo relevante para a audiência, oferta de benefícios exclusivos para consumidores, investimento em marketing para aumentar a visibilidade da marca, oferecer um atendimento pré e pós venda excelente são alguns exemplos que a marca pode se destacar.

3-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Uma pesquisa da Globo, disponibilizada pela Plataforma Gente, demonstrou que o consumidor está otimista, onde 62% possuem uma expectativa de melhora para o segundo semestre do ano. Desta forma e em sua visão, como você visualiza o otimismo das empresas para a Black Friday de 2022?

(Thiago Mazeto) -> Com certeza, é um otimismo compartilhado, acredito. Muitos empreendedores estão esperançosos com a movimentação do mercado para a Copa, próxima às comemorações de final de ano. E isso vai ao encontro de muitas pesquisas, que apontam aumento na intenção de compra na Black Friday, quando comparado ao ano passado. As pessoas querem comprar e pretendem fazer isso quando as condições forem benéficas, como na Black Friday.

4-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –A criação de um forte elo emocional positivo do consumidor com a marca ou produto é um item desejado por muitas empresas. No mercado brasileiro, podemos acompanhar diversos cases com fortíssimas estratégias que visa o impacto emocional para se aproximarem e ter empatia com seu público.  Analisando mais de perto nossa sociedade e modelos culturais com nossos padrões mais cativos, em sua visão, qual seria a melhor estratégia para criar ou fortalecer sentimentos positivos dos consumidores com as marcas?

(Thiago Mazeto) -> Sem dúvida essa aproximação é muito benéfica para ambos os lados, tanto do consumidor quanto da marca. É fato que o consumidor é conquistado, não apenas pelo produto que uma marca oferece, mas sim pelo valor que ela cria para ele. Você não compra uma MontBlanc porque ela serve para escrever… vai além disso, você compra porque ela te proporciona uma experiência diferente e te traz status perante à sociedade. Portanto, além de produto, uma marca precisa criar valor para o seu cliente, comunicar-se com ele de maneira relevante nos canais onde ele está, falar sua língua, se mostrar presente e ser solícita para atender à sua dor. Aproximar-se do consumidor, entregar valor, atendê-lo bem e gerar confiança, é uma grande porta de entrada para fortalecer laços com ele.

5-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –A Black Friday de 2022 acontece em um momento especial, em conjunto com a Copa Do Mundo que também ocorre em novembro. Em sua visão, como deverão ficar as estratégias internas das empresas e comércios?

(Thiago Mazeto) -> Não tenho dúvidas de que, neste momento de preparação, um planejamento forte é essencial. Muitas fichas serão apostadas nessa época, mas é preciso organizar a casa. Preparar estoque, selecionar produtos para ofertar promoções, organizar logística, negociar com bons fornecedores, se atentar com prazos, acertar comunicação visual, ter presença nas redes sociais, atendimento preparado e focado em resolver a dor do cliente de forma empática, enfim, estratégias como essa não podem faltar em qualquer empresa neste período, seja ela física ou virtual. Tudo será bem movimentado.

6-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Com o aumento da exigência do consumidor e migração ao mundo digital, o atendimento multicanal provido pelas marcas ganhou ainda mais importância. Do lado das marcas, não basta somente implantar diversos canais diferentes de comunicação com o cliente, é necessário possuir uma gestão sobre os canais e um sistema de atendimento que consolida as informações.

Em sua opinião, quais suas recomendações para a transformação digital no varejo e o quanto tais dados são importantes, ainda mais em Black Friday?

(Thiago Mazeto) -> Quando uma empresa aposta na transformação digital, seu foco é ser mais competitiva, ampliar seu alcance, ser reconhecida, crescer. A transformação digital favorece a simplificação dos processos de um negócio, e essa máxima acompanha todo o conceito que esse termo está relacionado. Quando trazemos um negócio físico para o online, ele tem o potencial de se tornar mais eficiente, com menos recursos e burocracia. Além disso, a experiência que você oferece ao cliente deve ser e é diferente, mais atencioso, mais ágil, senão ele vai pra concorrência em apenas alguns cliques. Entender a demanda, o seu cliente e potenciais, ter um planejamento de marketing bem estruturado, estratégias de negócios bem definidas, estoque preparado e, essencialmente, uma plataforma como a Tray, que oferece um ecossistema de recursos e integrações essenciais para promover conversões, sem limitações de crescimento, são recomendações importantíssimas, especialmente para quem quer vender mais e faturar mais na Black Friday.

7-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Em sua visão, o que é necessário para as marcas terem sucesso na Black Friday de 2022?

(Thiago Mazeto) -> Ter objetivos e metas reais e bem definidas, controle de estoque, atenção aos prazos e logísticas, frete, escolher os produtos certos que participarão dos descontos na data, estabelecer preços competitivos e que colaborem para os lucros almejados, ter integração com marketplaces, aumentando o potencial de vendas, ter em um site responsivo e que facilite a compra, investir em um visual da loja atrativo e comunicação forte nas redes sociais, com conteúdos relevantes, além de um atendimento personalizado para o cliente.

😎 (Euriale Voidela – Portal Customer) –E por outro lado: O que não fazer ou tomar cuidado na Black Friday de 2022?

(Thiago Mazeto) -> Precificar de forma errada, dar desconto sem calcular a margem do produto, não fazer variações de preços, com formas de pagamento diferentes, não ser transparente com o cliente, não se atentar ao estoque, pouca variedade de meios de pagamento, cuidado com atrasos no despacho, envio e entrega do produto ao cliente, ter um atendimento ruim, não ser transparente com o seu cliente.

9-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Para finalizarmos, gostaria de deixar uma dica de leitura, filme ou livro que colabore e promova a reflexão junto ao tema de “Clientes”?

(Thiago Mazeto) -> Eu indicaria o filme Arremessando Alto, pois trata muito bem sobre dados, preparação para uma alta performance no esporte, que servem muito bem para os negócios.

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