A importância da TI como protagonista na geração de valor e eficiência operacional durante e pós pandemia
Dentro deste novo cenário, e em conjunto com a automatização de processos, temos os dados, que têm um papel essencial na tomada de decisão e nos novos modelos de gestão.
Por muito tempo, as empresas definiam a tecnologia da informação – TI, como uma área com pouco valor operacional e de escopo orçamentário ínfimo. Contudo, nos últimos anos, isso vem mudando, ou melhor, já mudou, e tem se mostrado de grande valor para as companhias, causando um grande impacto positivo quando aplicada de forma assertiva e estratégica para a geração de negócios.
Hoje em dia, as organizações que se diferenciam são aquelas que investem em inovação, e, na maioria das vezes, para implantar inovações de forma ágil e sustentável, é necessário ter um time de TI pronto para abraçar a ideia. Pense, por exemplo, nas inúmeras mudanças e adaptações que as companhias foram surpreendidas no último ano.
Sem dúvida, foram incontáveis os processos que precisaram ser potencializados, ressignificados e transformados em curto espaço de tempo. A TI ganhou protagonismo nesse cenário e está ganhando diariamente.
Nesse sentido, um dos principais pontos que tornam a área essencial é a sua capacidade de otimização de processos, e com isso aumentar a eficiência da equipe, direcionando os profissionais para tarefas mais estratégicas e menos operacionais. Vivemos uma revolução organizacional, incluindo novas áreas, profissões e formatos de trabalho.
Para os que buscam a transformação digital, o primeiro passo é mapear quais são os principais processos da empresa e quais as etapas estão aptas a serem automatizadas que, em sua grande maioria, são tarefas extremamente repetitivas e padronizadas.
Dentro deste novo cenário, e em conjunto com a automatização de processos, temos os dados, que têm um papel essencial na tomada de decisão e nos novos modelos de gestão. Com uma análise voltada para dados, a empresa consegue realizar suas ações de forma muito mais assertiva e personalizada para o cliente.
Atualmente muitas empresas têm realizado grandes investimentos na criação de área de Ciência de Dados, responsável por gerar planos de ação com base em dados coletados dos processos. Além disso, cada vez mais a TI se torna uma área de inovação para a empresa, desenvolvendo ferramentas e sistemas para otimizar as atividades da equipe. A otimização, aliada à automatização e análise baseada em dados, faz com que a TI adquira uma grande importância na evolução e transformação digital das organizações.
Os profissionais de Tecnologia da Informação, por sua vez, serão os grandes responsáveis por toda essa infraestrutura e gestão dos novos projetos, produtos e serviços, além de claro, todo suporte técnico. Para toda grande conquista, existem desafios, e o da área de TI se torna maior a cada dia, à medida que todas as mudanças impactam todas as outras áreas da empresa.
Por isso, é essencial que esse profissional saiba navegar entre todos os departamentos, mantendo uma comunicação clara e eficiente sobre todas essas mudanças e modelos de operações. Para as empresas que buscam realizar seus processos de forma automatizada, aumentando a eficiência de sua equipe e tornando-a mais ágil na tomada de decisão, a dica é manter a equipe de Tecnologia e Inovação motivada, produtiva e qualificada.
*Michel Zarzour é líder de tecnologia da Fhinck, uma startup de alta tecnologia que ajuda grandes empresas a terem maior desempenho operacional, eficiência, produtividade e qualidade de vida, a partir da geração de dados inteligentes.