Série Especial: A Jornada do Colaborador – Bruna Ferreira Vasconcelos
A especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é a Bruna Ferreira Vasconcelos – Head of People na Revelo.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?
(Bruna Vasconcelos ) -> A jornada do colaborador consiste em todas os pontos de experiência do funcionário com a empresa, desde o momento em que surge o 1º contato com a empresa, seja se inscrevendo para uma vaga ou sendo abordado para uma uma entrevista, seu processo de onboarding e admissão, seu dia-a-dia e até mesmo no processo de encerramento do contrato e até mesmo sua relação como ex-colaborador, que chamamos de alumni.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais as etapas da Jornada do Colaborador?
(Bruna Vasconcelos ) -> Considero etapas da jornada macro, os seguintes pontos 1. Conhecimento: processo de atração de talentos 2. Consideração/Desejo: recrutamento e seleção de talentos 3. Experimentação: Admissão e Onboarding 4. Lealdade e Compromisso: Desenvolvimento, crescimento e retenção 5. Defesa: Promoção, Retenção 6. Offboarding: relação Alumni
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?
(Bruna Vasconcelos ) -> O processo seletivo é a etapa no qual você consegue falar e mostrar ainda mais sobre a sua marca empregadora, seus valores e cultura para este potencial colaborador. É neste processo que você entende como a sua marca está se posicionando e o quanto você tem de força da marca para atrair os talentos corretos, um bom posicionamento de Employer Branding pode reduzir o seu custo em processo seletivo, pois você consegue atrair os perfis corretos para os seus processos seletivos, melhorando o seu processo de atração e otimizando os processos seletivos ganhando inclusive mais agilidade e assertividade de perfis.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?
(Bruna Vasconcelos ) -> Vejo este mapeamento como um ponto chave da estratégia, pois traz mais clareza sobre os pontos de oportunidade e também os pontos de “atrito” do processo e com isso é possível se antecipar às necessidades e desenvolver ações contínuas de melhoria, sem dúvida um passo importante de maturidade sobre a experiência da jornada do colaborador.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?
(Bruna Vasconcelos ) -> Gosto de trabalhar com pesquisas pontuais como: Avaliação sobre o Onboarding (primeiros dias de empresa e o programa apresentado para acelerar sua imersão na empresa, área e função); Avaliações do Glassdoor, pois incentivamos que todos preencham; Dados de Turnover (desligamentos); eNPS (Employee Net Promoter Score), fazemos a cada 3 meses
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Na sua opinião, como deve ser um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador?
(Bruna Vasconcelos ) -> O processo seletivo, na minha opinião, deveria ser baseado em avaliar competências, experiência e fit cultura com etapas objetivas e um processo ágil. Gosto do mix de uso de ferramentas e plataformas que trazem dados sobre o candidato e te ajude em fazer uma gestão eficiente das etapas, da agenda e muito importante o retorno para o candidato, como também uma etapa de entrevistas online com recrutador e o gestor dono da vaga. Indicaria que esses pontos, seriam os necessários para ter uma etapa de entrevista com qualidade e agilidade para todo os envolvidos no processo.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?
(Bruna Vasconcelos ) -> Entenda sua marca empregadora, seria a primeira recomendação que eu daria, tenha claro quais são seus pontos fortes e oportunidades como empresa e a sua relação com colaboradores. Não tenha medo de assumir que existem sem oportunidades de melhoria, mas que o dialogo está aberto sobre. Trabalhe a sua marca empregadora com seus colaboradores internos, tenha seus aliados e embaixadores da marca e da cultura, pois eles são os melhores porta-vozes para que você consiga ter ações significativas e com engajamento no posicionamento da sua marca, sem dúvida seu processo de Atração de talentos vai se tornar mais atrativo e arrojado nesse mundo de empresas e oportunidades que disputam os melhores profissionais.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?
(Bruna Vasconcelos ) -> O primeiro passo seria o próprio mapeamento que falamos anteriormente, pois é neste momento em que é possível ter a visibilidade de quais são os conteúdos e a agenda a ser construída do processo de Onboarding que vai acelerar a etapa de imersão do colaborador na empresa. Uma dica que gosto de trabalhar com meu time é olhar do macro para o micro, ou seja, começo falando da empresa, da cultura, MVV (missão/visão/valores), estratégia do negócio no 1º momento, depois avançamos sobre os negócios e o produtos, contando sobre o papel e importância de cada uma e como isso é desenhado no próprio fluxo de evolução do produto até chegar no papel da função desta pessoa dentro da área em que ela irá trabalhar, é nesta etapa final que o papel do líder é fundamental para colaborar no treinamento específico da função e desenvolver a metas individuais deste novo profissional.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?
(Bruna Vasconcelos ) -> O líder tem um papel fundamental como aliado do time de RH, nossos trabalhos se complementam quando o assunto é o colaborador e toda sua experiência dentro da empresa, é importante que o gestor tenha conhecimento de cada uma das etapas e seja um facilitador deste processo, que ele faça alinhamentos individuais e dê feedbacks construtivos e desenvolva este colaborador desde a primeira etapa de Onboarding como também nas outras etapas de amadurecimento deste profissional dentro da empresa, incentivando ele a novos desafios, novos projetos e a sair da zona de conforto para crescer e construir uma carreira de sucesso.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?
(Bruna Vasconcelos ) -> Um primeiro passo para buscar uma nova oportunidade é entender o que você quer fazer e em complemento a esta definição, é entender a si mesmo e se você tem as competências e habilidades para desempenhar o que deseja, caso você tenha vá em busca e pesquise em diferentes canais oportunidades alinhadas, e lembre-se que oportunidade de desenvolver novos skills sempre existiram. Tenho observado que profissionais que alcançaram êxito em suas buscas tem uma característica em comum: habilidade de aprender sempre, estão em busca de aprimorar e/ou adquirir novos conhecimentos independente do nível e posição que ocupam.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Agradeço imensamente a entrevista e te convido a deixar uma mensagem especial para nosso leitor:
(Bruna Vasconcelos ) -> Gostaria de agradecer pelo espaço de troca e trazer um sobre minha experiência sobre o tema e como podemos trocar esse conhecimento, criar novas conexões hoje em dia é muito importante para você se desenvolver como pessoa e profissional, temos uma rede imensa de conhecimento disponível entre as pessoas e adoro incentivar essa ação. Espero ter ajudado e me coloco à disposição para trocar mais sobre o tema. Um grande abraço a todos os leitores e profissionais do canal. Parabéns pelo portal cheio de conteúdo rico que vocês têm construído!