Entrevista com Especialistas

Série Especial: Jornada do Colaborador – Amanda Corral

O especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é o Amanda Corral – Superintendente de Recursos Humanos da Termomecanica.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?

(Amanda Corral – Portal Customer) ->Esse é um tema de extrema importância, por focar na experiência do Colaborador como centro das estratégias de Gestão de Pessoas, assim como a área de marketing foca na experiência do usuário como ponto central para a tomada de decisão estratégica do negócio. Se o cliente é o foco central, aquele que provê o produto ou serviço, precisa sentir o mesmo destaque para que o propósito seja comum. Quanto maior a aderência dos talentos com a empresa, mais longevos são os resultados.

(Euriale Voidela – Portal Customer) ->   Quais as etapas da Jornada do Colaborador?

(Amanda Corral – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador, começa bem antes dele se tornar um funcionário, nosso trabalho começa na análise da nossa organização como uma marca empregadora, aquela que faz os potenciais candidatos atrelarem o nome da empresa à percepção de imagem que ela transmite. Tenho certeza que muitos conhecem e admiram a Termomecanica por toda sua história, suas práticas originais no mercado, e sabemos que precisamos manter o que é bom e potencializar as oportunidade, para que sejamos a melhor opção de escolha no momento de atrair talentos.

As demais etapas, consistem em mapear e definir estratégias de posicionamento para a forma de contratação, onboarding, engajamento, avaliação de desempenho, competências e consequentemente foco no desenvolvimento dos gaps para otimização de carreira e crescimento na organização, com um processo de sucessão bem definido para suprir os movimentos naturais, além de cuidar de perto e celebrar o processo Alumni / off boarding respeitoso de cada profissional que atingir esse momento.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?

(Amanda Corral – Portal Customer) ->O processo seletivo é a fase em que garantimos a maior parte da identificação do candidato com os valores da empresa, é valiosíssimo o processo de acolhimento num momento em que, o candidato está lidando com a negativa dos demais processos, com a expectativa de sucesso no processo atual. Então o tratamento individualizado do candidato como uma pessoa que busca uma oportunidade em nossa empresa, para suprir nossos anseios que é o candidato mais aderente à posição em aberto.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?

(Amanda Corral – Portal Customer) -> Acho que é um movimento que vem crescendo, e ganhando maturidade nas organizações. O principal “trunfo” foi perceber que precisamos ser específicos ao definir o que queremos e como estamos, sem partir do pressuposto que nós profissionais de RH já sabemos de tudo. Estudar com base na percepção dos envolvidos é a chave para projetos que façam sentido de fato para o crescimento da organização.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?

(Amanda Corral – Portal Customer) -> Quanto maior o uso da utilização de “people analytcs”, melhor a qualidade dos “pixels”. Uma metáfora, mas que define bem a importância do uso dos indicadores, que são os canais públicos como Glasdoor por exemplo, uso de pesquisas internas rápidas, fit cultural, percepção dos resultados da investigação do engajamento, quantidade de movimentações dos alto potenciais, permanência ou saída de pessoas consideradas potenciais, pontos percentuais de crescimento nas avaliações anuais, quantidade projetos de inovações que a empresa e os profissionais estão inseridos, além de muitos outros números que traduzem na correlação de atração e retenção de pessoas, e suas gerações presentes na organização.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?

(Amanda Corral – Portal Customer) -> Quando depois de mapear onde estamos e onde queremos chegar, e adaptamos os gaps definindo bem os papéis, multiplicando as competências, desenvolvendo os talentos, reconhecendo pessoas, facilitando as ações de melhoria do engajamento, envolvendo os funcionários e uma causa ou um propósito e oferecendo oportunidades de crescimento, já podemos contar que nosso conceito será disseminado, mas quando comunicamos de maneira transparente internamente e nos canais onde os talentos acessam diariamente, potencializamos a percepção da marca e estimulamos a atração de talentos de maneira massiva.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?

(Amanda Corral – Portal Customer) -> O Onboarding, precisa ser certeiro, muito além do dia que se assina um contrato, necessitamos trabalhar os valores da organização, compartilhar as informações relevantes e essenciais, mas deixar os canais de consulta para as outras informações que são importantes mas não cabíveis nesse primeiro momento em que tudo é novo, encantar o novo funcionário com o que temos de bom e engajá-lo no desafio de contribuir de maneira ativa com o que precisa ser melhorado, acompanhá-lo de maneira sistematizada, por um período de 3 a 6 meses, em toda sua trajetória, colhendo feedbacks, apoiando no estreitamento das relações com pares, gestor, políticas internas.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?

(Amanda Corral – Portal Customer) -> Por falar em líder, é preciso que o novo gestor seja capaz de transmitir um propósito e o novo funcionário saiba como fazer, sem isso não geramos vínculo, muitos pedidos de demissão acontece motivado pelo líder e não pela empresa. Ser líder é despertar nos outros a vontade de fazer algo, a hora que o profissional de liderança incorpora essa competência, ele resolve todos os problemas dele.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?

(Amanda Corral – Portal Customer) -> Tanto falamos de propósito nesse período pós pandêmico, todos nós passamos por uma transformação em nossas vidas, aprimoramos a resiliência, aprendemos a viver de um modo que não imaginávamos que seríamos capaz, mas acima de tudo aprendemos sobre nós mesmos, sobre nossos valores e aprendemos a escolher mais o que nos faz bem. Minha recomendação para um novo desafio profissional é olhar para si, e eliminar as oportunidades que não fazem sentido, em prol daquelas que estão em linha com a nossa chama. Deixe de procurar um emprego, ache um lugar para oferecer o seu melhor e que em troca possa ter o seu sustento. Trabalho não é romance, se há uma posição em aberto é porque algum problema precisa ser resolvido, mas quando você se empodera e decide que pode fazer isso, e que seus valores combinam com a organização, o trajeto é divertido.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Agradeço imensamente a entrevista e te convido a deixar uma mensagem especial para nosso leitor:

(Amanda Corral – Portal Customer) -> Caro leitor do Portal Customer, uma organização que se mantém no mercado, certamente tem os melhores produtos e serviços para servir o cliente, mas uma organização em zona de crescimento, é porque sai na frente na tríade de pessoas, processos e tecnologia, engaja esses três pilares de maneira sincronizada, e sempre em movimento, aprecia a simplicidade de mapear o momento atual, para poder traçar uma rota para a chegada certeira.

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