O que mudou no inbound marketing com a LGPD?
O uso do Inbound Marketing para empresas serem encontradas pelos internautas a partir de buscas baseadas no interesse deles é amplamente utilizado há alguns anos. Mas alguns detalhes da LGPD estão passando despercebidos por essas empresas.
A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709) entrou em vigor em 14 de agosto de 2020, e o art. 1º dispõe sobre o “tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”.
Inbound Marketing na LGPD
Parte do Inbound Marketing é a atração de internautas que busca despertar o interesse dele, por meio de marketing de conteúdo, utilizando-se de blog, site, redes sociais e SEO.
Leads na LGPD
O primeiro objetivo do Inbound Marketing é converter internautas em leads, capturando seus dados para contato utilizando de call to action para formulários em landing pages, por exemplo.
Automação na LGPD
Automatizar os processos as ações de marketing com uso de tecnologias diversas reduz trabalhos manuais e aumenta a eficiência das ações e é assim que nutrimos os leads com informações para que avancem até o momento da compra.
O que mudou com a lei
Nada mudou nas estratégias de criação de conteúdo para atração, continua como sempre foi. Precisa apenas ficar muito claro como vamos utilizar os dados capturados. Precisamos de atenção especial na captura de dados dos leads, pois agora existem alguns cuidados especiais a serem levados em conta:
- Tipo de conteúdo: Que tipo de conteúdo estaremos enviando periodicamente? Artigos, ofertas de produtos, etc.
- Canais: vamos enviar por quais canais? E-mail, WhatsApp, ligação ou correspondência física?
- Ferramentas: quem são as empresas parceiras com que sua empresa vai compartilhar os dados desse lead? Qual empresa de automação de envio de e-mail, qual a empresa de automação de WhatsApp?
- Consentimento: Disponibilizar um local para o internauta alterar seus dados, mudar seu consentimento do recebimento de comunicados ou pedir a exclusão de dados em definitivo.
*Roberto Camargo é CEO da URL Business, professor de MBA, palestrante e consultor especialista em presença digital.
Sobre a URL Business
Agência de marketing digital. Mais de 25 anos de experiência no uso da internet como ferramenta de prestação de serviços, marketing e geração de negócios. Especialistas no posicionamento de empresas dentro do Google (SEO) e em presença digital, sempre otimizando a produção de conteúdo estratégico, específico para cada rede social. www.robertocamargo.biz