User Experience

A expertise de vendas aliada à tecnologia aumenta a lucratividade do seu negócio

A importância do PDV para o varejista é clara: ele é o principal ponto de contato com o consumidor no momento mais decisivo da jornada, o do pagamento. Pensando nisso, o empreendedor elabora sua estratégia e planeja minuciosamente seu funil de vendas. O que ele muitas vezes não considera é que falhas humanas são responsáveis por colocar 25% do seu faturamento em risco com práticas de varejo executadas de forma inadequada – realidade comum de acordo com pesquisa realizada pela National Retail Federation.

Com mercados cada vez mais competitivos é natural que, ao não ter uma boa experiência durante a aquisição de um produto ou serviço, o cliente busque pela concorrência. O oposto também se mostra verdade: ao serem bem atendidos, a maior parte dos consumidores está disposta a investir mais por uma boa experiência. Dessa forma, proporcionar uma jornada positiva deixou de ser um diferencial e se tornou primordial.

Ainda mais se considerarmos que, durante e pós pandemia, o grande desafio das empresas passou a ser vender mais para o mesmo cliente. Ao promover uma boa UX, essas companhias conseguem transformar clientes ativos em verdadeiros embaixadores da marca, aumentando organicamente seu alcance. De olho nisso, os mais diversos setores vêm se modernizando e adotando tecnologia em larga escala. Escolha assertiva segundo dados de pesquisa conduzida pela Coleman Parkes Research, que aponta que 37% dos ganhos com novos negócios atualmente estão relacionados ao uso de novas tecnologias para vendas.

Como a modernização influencia no crescimento da marca?

O relatório anual de Excelência de Experiência do Cliente Global da KPMG mostrou que 80% dos CEOs acreditam que o COVID-19 acelerou a transformação digital. Adotando ferramentas disponíveis no mercado, é possível tanto fazer um mapeamento das etapas da jornada do cliente, o fidelizando com uma régua de relacionamento com um bom CRM, quanto a automação da gestão do negócio, que pode agilizar a operação do estabelecimento comercial, além de minimizar a probabilidade de falhas processuais.

Não se trata de eliminar a atuação humana em seu ponto de venda, pelo contrário – é realizar uma junção do que há de melhor nos dois universos. Tornar-se uma empresa conectada é uma transformação, divida as mudanças em etapas específicas e, então, implemente e treine seu corpo de vendas para que atuem bem com as novas ferramentas. Certifique-se também de observar continuamente quais são as novas tecnologias que estão disponíveis e que podem ajudar a atender melhor os clientes ou conectar os negócios de maneira mais integrada. Mas, acima de tudo, mantenha-se humano: embora faça a incorporação de novas tecnologias, como a IA (Inteligência Artificial), é preciso manter uma experiência mais humana – nada substitui pessoas lidando com pessoas.

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Rodrigo Luiz Machado Teixeira

Especialista no mercado de meios eletrônicos de pagamentos, Rodrigo Teixeira é formado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Iniciou a carreira na área de telecomunicações, teve passagem pela extinta Brasil Telecom e foi o responsável por criar a área de inteligência de mercado e pesquisa de marketing na Bematech. Em 2015 fundou a então Pago Cartões, hoje conhecida como Granito Pagamentos, onde é sócio-fundador e CEO.

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