Customer Experience

O Consumidor 5.0: A revolução na experiência de compra

*Por André Macedo

Nos últimos anos, presenciamos o surgimento de novas tecnologias no varejo, e o e-commerce foi um grande avanço nessa jornada. A possibilidade de comprar algo pelo consumidor pela internet e receber em casa era incrível! No entanto, é inegável que há algum tempo estamos fazendo isso de maneira bastante similar. Agora, com a adoção de tecnologias como IA, Blockchain e Realidade Aumentada/Virtual, estamos prestes a testemunhar uma revolução completa nos próximos anos. E eu acredito firmemente nisso.

Para entender essa mudança, precisamos acompanhar a evolução do consumidor. Ele passou do consumidor 1.0, que buscava apenas uma maneira mais fácil de adquirir produtos, para o consumidor 2.0, que valorizava escolhas e análises de preço simplificadas, utilizando comparadores e tecnologia para aprimorar sua experiência. O 3.0 foi além e começou a se identificar com marcas e a se conectar emocionalmente com as empresas. Ele estava disposto a pagar um pouco mais caro se isso significasse estabelecer uma conexão autêntica.

Em seguida, surge o consumidor 4.0, mais informado e desconfiado. Ele lê mais, busca avaliações de clientes e valoriza a reputação do vendedor. Agora, finalmente, chegamos ao consumidor 5.0. Esse é ainda mais atento, sensível a preços e busca informações detalhadas, especificamente em canais externos ao ambiente de compra. Só para ter uma ideia, ele prioriza ainda mais a indicação de pessoas próximas, segundo uma pesquisa feita pela Nielsen, 92% dos clientes ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na opinião de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. Sua decisão é baseada em vários critérios simultaneamente. Compreendê-lo se tornou uma verdadeira ciência. 

A chave para atender a esse consumidor é permitir que ele compre onde for mais conveniente. Se prefere o WhatsApp, ele quer comprar, pagar e ter a segurança da transação concluída o mais rápido possível. Se está nas redes sociais, a opção de compra deve estar integrada ao compartilhamento. Acessibilidade e tempo gasto nessa experiência são essenciais.

Uma empresa que conheço relata que seus clientes confiam nela, mas desejam comprar no momento da conversa, apenas enviando uma mensagem pelo telefone. Essa é a realidade que estamos enfrentando atualmente e buscando transformar em uma experiência única para atender a esse consumidor exigente.

Embora a venda não seja uma ciência exata, podemos traçar estratégias vencedoras com base nos insights dos nossos clientes. O varejo está em constante evolução, e é empolgante fazer parte dessa jornada em busca de proporcionar uma experiência incomparável. Vamos abraçar a era do consumidor 5.0 e explorar as infinitas possibilidades que as novas tecnologias trazem para aprimorar a forma como compramos e vendemos. Juntos, podemos oferecer uma experiência única, transformadora e personalizada para cada cliente. Estou animado para ver como o varejo se reinventa nessa jornada e seguro de que vamos ajudar muito com esses novos elementos de compras. 

*André Macedo é  co-fundador e CEO da RediRedi, um multiplicador de vendas que integra marketplaces e gestão de estoques em um só lugar.

Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar