Marcas

Fortalecimento da marca durante a pandemia

O comportamento do consumidor mudou, o modo de trabalhar mudou e até mesmo o modo de assistir shows mudou e o que você fez para fortalecer sua marca perante a essas mudança? Foi inovador? Foi disruptivo ? Colaborou de alguma forma com o ecossistema geral ou no que atua durante a quarentena?

Uma pesquisa global realizada pela Kantar “Covid-19 Barometer” que foi realizada em diversos países, inclusive no Brasil, ouviu 25 mil consumidores. A pesquisa apontou que 77% dos entrevistados disseram esperar que marcas relatem o que têm feito de útil nesse momento, no Brasil esse número salta para 87%.

Veja as pessoas não estão aguardando o que você irá fazer, e sim o que você fez, não tem escolha, as empresas tem que fazer! E as que fazem e relatão isso a seus consumidores através de suas redes sociais por exemplo, tem a grande chance de sairem mais fortes após a crise. Um processo de colaboração com o ecossistema e ainda realizar um branding. Se você não sabe o que é Branding vou explanar de maneira simples.

Branding

Para entender branding, é necessário ter em mente que a responsabilidade de uma empresa não é apenas ter um grande carteira de clientes e consumidores, é necessário fazer com os seus clientes tenham um sentimento pelo sua empresa, se tornem verdadeiros advogados da marca somente assim com a lealdade do cliente, que pode ser medido pelo NPS o negócio se torna viável e escalonável, pois nada adianta ter diversos novos contratos se seu churn (evação) for alto.

Mas quem realiza o branding e como ?

O Branding é realizado pelo time de marketing através de diversas estratégias que quando bem elaboradas resultam em excelentes resultados. Com o avanço da tecnologia o processo de branding ficou mais fácil para o time de marketing, como presença em redes sociais por exemplo, links patrocinados, eventos, etc…tudo dependendo do seu nicho de mercado e persona.

Mas porque eu deveria focar em realizar o branding?

O aumento de receita é sempre indiscutivel como objetivo de uma empresa, e se posso utilizar growth hackings para o processo porque não utilizar? O crescimento da marca é essencial para o crescimento da empresa.

Quando surge uma necessidade de compra de um produto ou serviço, e sua empresa vem na mente do consumidor isso quer dizer que seu branding foi bem feito. Um grande exemplo disso é a empresa Bombril, que não é o produto e sim a marca, mas sempre que precisamos de esponja de aço vem em mente a marca, isso é um grande exemplo de branding bem realizado.

Um outro exemplo aliado a identidade visual da marca é da Apple, não precisamos ler o nome para identificarmos que a Maça mordida é o logo da empresa, assim como o símbolo da Nike, do McDonald’s entre outros. Por isso a identidade visual é um grande aliado no processo de branding.

Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar

Wally Olins

Uma empresa com forte presença de mercado é uma corporação no qual os colaboradores estão alinhados com o propósito da empresa, pois o branding assim como a cultura centrada no cliente, deve se iniciar de dentro da fora e no sentido top down. Não basta ter um grande trabalho realizado de branding, se seu time de colaboradores não acredita no propósito da empresa. São eles que estarão na linha de frente e em contato com seu maior bem, os seus clientes! E estando engajados com o próposito da empresa e acreditando no que estão fazendo a chance do customer sucess ocorrer de forma natural é muito maior!

Para medir a satisfação de seus colaboradores você pode utilizar o eNPS e métricas de Employee Experience. Leia sobre o tema aqui

Fortalecimento da marca e a relação com a pandemia

Durante o período da pandemia, muitas empresas vem realizando ações em relação a pandemia como forma de colaborar e também realizar um marketing como “colateral” pois um estudo realizado pela plataforma MindMiners, revelou que marcas que realizaram tais ações tem preferência dos consumidores.

A pesquisa realizada a pedido da empresa de comunicação Meio & Mensagem, foi feita de forma digital com 500 pessoas entre os dias 18 e 23 de Março e mostrou que 50,7% afirmam que é papel das marcas ajudarem de alguma forma nesse momento. Já outros 41,3% afirmam que as marcas utilizaram do momento para vender mais e 33,7 % que as marcas precisam se posicionar sobre o momento que estamos passando em ordem mundial. A porcetagem dos que acham que a publicidade tem papel fundamental em momentos como esse chegam a 43,2%.

Os números mostram que as empresas que realizaram ou realizarem ações no momento atual, tem grandes chances de serem mais valorizadas e ser a escolha do consumidor. Marcas como Magazine Luiza, iFood e Ambev são marcas que tiveram destaque de acordo com o estudo da HSR Specialist Researches, que desenvolveu um indice que analisa o atual momento das empresas no país durante o período da pandemia.

A análise que consiste em 3 indices analisa as ações e soluções voltadas para a sociedade, colaboradores e consumidores, um outro que aborda a lembrança da marca (branding) e outro sobre o poder de voz que a empresa possuí de acordo com a presença nas redes sociais.

O último levantamento feito até agora nos dias 06 e 07 de abril, em três momentos distintos, com 1000 consumidores em cada análise apresentou os seguinte ranking:

  • Magazine Luiza
  • iFood
  • Ambev
  • O Boticário
  • Mercado Livre

O atual momento pede uma postura das empresa voltada a sociedade, uma visão a longo prazo, o Magazine Luiza, o líder do ranking não faz ações desse tipo somente no momento atual, é algo da empresa, de seu DNA.

O iFood lançou fundos de apoio a sua cadeia de entregadores e restaurantes e de maneira rápida, logo no inicio da pandemia.

A Ambev também foi ágil e iniciou a produção de àlcool em gel em todas as suas fábricas e fez muita diferença. Essas ações e o reflexo no ranking monstram que somente o “Fique em Casa” não basta, os consumidores buscam e esperam ações.

Artigo escrito por Arcílio Damiati.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar