Fit Cultural: relação entre empregador e empregado mais produtiva
Além dos requisitos técnicos, empresas têm buscado colaboradores que se identificam com seus valores e cultura
Segundo dados do último Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), diversos setores vêm tendo dificuldades para encontrar mão de obra qualificada, e cerca de 90% delas percebem que grande parte dessa dificuldade vem de gargalos que ocorrem durante os processos de recrutamento e seleção. Isso ocorre, pois, além dos requisitos técnicos, muitos profissionais têm buscado estar em ambientes de trabalho que tenham sinergia com seus valores e objetivos. Por isso, cada vez mais, o Fit Cultural ganha importância durante os processos de recrutamento, pois ao levar em consideração as crenças e culturas do candidato e da empresa, com isso, a tendência é que a relação entre empregador e empregado se torne mais produtiva e duradoura.
Outra vantagem do Fit Cultural é a redução do turnover. A empresa FEMME, laboratório de diagnóstico exclusivo para saúde feminina, por exemplo, conquistou uma redução de 30% em seu turnover por meio da solução PandaPé.
“Além de tornar o ambiente de trabalho mais leve, as empresas que consideram o Fit Cultural em seus processos de contratação têm diversos benefícios, como melhora do clima organizacional, maior índice de satisfação de clientes e redução de gastos com demissão e contratação de profissionais”, pondera Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.
Tecnologia como aliada
Ferramentas de recrutamento e seleção, como o PandaPé, têm sido fundamentais para ajudar empresas a encontrarem colaboradores que, além de possuírem o conhecimento técnico, estejam alinhados com o Fit Cultural. O PandaPé criou ferramentas para tornar o processo seletivo mais ágil e eficiente, utilizando Inteligência Artificial e testes personalizados para aplicar avaliações comportamentais e de valores pessoais, o que reduz o tempo de duração do processo e melhor identificação dos candidatos mais qualificados.
O teste acontece a partir de perguntas com respostas pré-definidas onde os candidatos devem apontar o quanto se identificam com determinadas situações. “Por meio de nossas avaliações, conseguimos criar rankings que demonstram quais candidatos têm maior aderência ao Fit Cultural da empresa, alinhando expectativas do candidato às necessidades técnicas da vaga”, explica Prado. “Ao trazer pessoas capacitadas e alinhadas aos valores da empresa, conseguimos garantir maior sinergia nas relações, impactando positivamente o dia a dia da organização”, finaliza a executiva.