Entrevista | Novo Colunista do Portal Customer Marcelo Sena
Marcelo Sena, Diretor Comercial e CRO – Chief Revenue Officer da TransUnion Brasil, companhia global de informações e insights, é o novo colunista no Portal Customer
A entrevista de hoje é com o Marcelo Sena, que ingressa no time de colunistas e abordará assuntos relacionados a Jornada e Experiência do Cliente.
Marcelo Sena é Diretor Comercial e CRO – Chief Revenue Officer da TransUnion Brasil, companhia global de informações e insights. Na empresa desde 2013, antes foi diretor de vendas para o segmento de seguros, com principal objetivo de desenvolver o mercado nacional da TransUnion e com foco em soluções para seguradoras. Com 25 anos de experiência no setor de tecnologia e de seguros, Marcelo Sena é graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pelo Centro Universitário 7 de Setembro, em Fortaleza. Ainda possui MBAs em Marketing, pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e, Investimentos & Asset Allocation, pelo Grupo Primo.
Confira a entrevista completa:
1 – (Redação) Primeiramente seja muito bem-vindo ao time de Colunistas do Portal Customer em um momento muito especial. Nos conte um pouco mais sobre você para que nossos leitores possam te conhecer:
(Marcelo) Primeiramente, gostaria muito de agradecer a vocês pelo convite. Fico muito feliz em poder fazer parte deste time. Sou graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pelo Centro Universitário 7 de Setembro, em Fortaleza, com 25 anos de experiência no setor de tecnologia e de seguros. A minha experiência profissional começou no mundo do empreendedorismo. Em 1999, montei a minha primeira empresa de tecnologia, na qual eu trabalhava focado em soluções para seguradoras. Comecei muito jovem, com uma companhia que fugia do eixo Rio-SP. Estávamos em Fortaleza, o que me fez ver a variedade do nosso mercado dentro de um mesmo Brasil. Vemos realidades diferentes, regionalmente falando, o que nos ensina como é fundamental investir também em outros estados do país.
Por conta disso, eu consigo ter uma visão mais ampla da relação cliente versus empresa. Não só como um prestador de serviços, mas também como empreendedor. Alguns anos após a venda da minha empresa para uma companhia norte-americana, fui trabalhar na TransUnion, empresa global de informações e insights, como Diretor Comercial. Ali eu me senti em casa, conseguindo exercer todo o meu conhecimento de empreendedor em uma companhia global, principalmente com inovação. Além de poder levar soluções para o mercado, nós temos como propósito ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas usando das informações para o bem. O nosso objetivo é entender a dor do cliente e encontrar soluções para aquele problema. Atualmente, atuo como Diretor Comercial e CRO – Chief Revenue Officer da TransUnion no Brasil.
2 – (Redação) Nos conte uma curiosidade ou desafio profissional? Algum hobby?
(Marcelo) Acredito que uma das minhas características mais fortes é ser curioso por natureza. A minha veia empreendedora demonstra isso. O que eu não sei, eu estudo, corro atrás para aprender. Vejo como algo importante não só para área profissional, mas também para a vida pessoal. Atualmente, estou estudando investimentos e finanças. Essa curiosidade nasceu há alguns anos, porém agora estou me aprofundando no tema, estudando e pesquisando mais. A vida é assim, quanto mais a gente aprende, mais há o que aprender.
Na atual empresa em que estou, que nasceu em Chicago (EUA), um desafio que na verdade faz parte de nossa estratégia é trazer o conhecimento de outros países para o Brasil. Estar dentro de uma organização que está presente em mais de 30 países e ter a oportunidade de implementar essa inteligência aqui, com todas as peculiaridades do mercado brasileiro é um desafio muito grande e ao mesmo tempo cativante. E nos ajuda muito o fato de a cultura da TransUnion ser muito forte, facilitando a sua manutenção dentro de casa, com nossos colaboradores e dessa forma impactando o mercado, principalmente em áreas como Customer Services.
Meu hobby atual é jogar tênis. Gosto deste esporte e, sempre que tenho um tempinho, aproveito para praticar. Outra coisa que adoro é praticar esporte com o meu filho mais novo, de 6 anos. Com o home office, sempre quando dá, estamos juntos jogando futebol. Dou muito valor à minha família. É importante mantermos uma vida social e familiar. Por isso, nos tempos vagos, estamos sempre juntos.
3 – (Redação) O Portal Customer hoje é uma referência em conteúdo com postagens, pautas e entrevistas todos os dias. Nos conte um pouco sobre a sua coluna e assuntos que abordará.
(Marcelo) Eu gosto muito de falar de temas que abrangem toda a jornada e experiência do cliente. Sobre como os ativos de dados e capacidades analíticas possibilitam que as empresas reduzam seus processos de onboarding, por exemplo. Até mesmo como a análise de dados alternativos pode melhorar a experiência dos clientes em diferentes pontos da sua jornada (desde onboarding até o pós-vendas), sem degradar sua capacidade de análise de risco e precificação. Ou seja, assuntos que são de total importância para quem vive e estuda melhores formas de usar o Customer Service para diferenciar sua empresa no mercado. Além disso, quero muito poder passar para o público mais informações sobre temas como Transformação Digital, Big Data, Novas Tecnologias, entre outros.
4 – (Redação) Se você fosse escolher uma frase que representaria o Marcelo Sena, qual frase seria?
(Marcelo) “A persistência é o caminho do êxito”, de Charles Chaplin. Eu acredito que o diferencial de um bom profissional é ter persistência e foco. Principalmente no setor de vendas. Eu uso muito essa frase com o meu time e acredito que essas duas qualidades sejam a chave do sucesso.