Gestão & Liderança

Como corrigir as falhas de comunicação na força de trabalho?

Depois de alguns anos em que a tecnologia tem desempenhado um papel essencial em diferentes aspetos da vida cotidiana, os trabalhadores de hoje esperam que as companhias em que trabalham lhes permitam testar suas novas habilidades e experiências tecnológicas adquiridas como resultado da pandemia. Além disso, os trabalhadores, especialmente os da linha de frente, se encontram num espaço de trabalho desconectado, com lacunas na comunicação e na informação, por isso esperam que essas novas habilidades, em conjunto com a tecnologia adequada, os capacitem a lidar com uma nova era em que a modernização não é mais uma opção, mas uma necessidade.   

Neste novo cenário, as empresas líderes estão investindo cada vez mais em novas tecnologias que sejam fáceis de implementar, ao mesmo tempo em que simplificam os fluxos de trabalho por meio de uma comunicação eficiente. No entanto, é importante que as soluções digitais se encontrem unificadas para alcançar um trabalho que promova a colaboração e aumente a participação, evitando assim que o ânimo dos funcionários da linha de frente continue caindo.  

“Precisamos lembrar que nos últimos anos a velocidade tem se tornado um elemento chave e uma exigência dos consumidores, por isso os trabalhadores precisam de operações eficientes e unificadas e, como empresa, precisamos ter a capacidade de oferecer ferramentas que oferecer o melhor atendimento ao cliente”, aponta Carlos del Castillo, consultor de soluções da Zebra Technologies, companhia líder em soluções tecnológicas inovadoras para diversos setores.   

Um modo fácil de se comunicar  

Ao incorporar soluções de colaboração, é possível fechar as lacunas de comunicação e informação, beneficiando funcionários e empresas, promovendo uma colaboração eficaz entre departamentos e evitando atrasos.  

Diariamente, os trabalhadores da linha da frente enfrentam situações estressantes, um exemplo disso são os profissionais da saúde, que se não tiverem uma maneira fácil de se conectar com seus colaboradores, podem enfrentar atrasos na resposta às necessidades dos pacientes, por isso é crucial que as empresas forneçam as ferramentas adequadas.  

A visibilidade como um ativo fundamental  

O acesso aos dados em tempo real tornou-se vital para descentralizar o trabalho em diversos setores, buscando que diferentes membros da equipe possam acessar informações relevantes para evitar erros e permitir a otimização nos processos de envio. Além disso, esse modelo de soluções aumenta o poder de decisão devido ao acesso à informação que flui livremente e criará ainda mais oportunidades para usar o pensamento crítico, empoderando a força de trabalho.   

Gestão eficiente de tarefas   

Ao gerir as várias tarefas dentro dos armazéns, os operadores precisam de tecnologia que lhes permita terem mobilidade para preparar os envios, ao passo que as soluções por comando de voz assumem maior importância nesse contexto. Por meio desses comandos, os colaboradores poderão marcar uma tarefa como em andamento ou concluída, criando assim um fluxo de trabalho mais eficiente e rápido.   

“A modernização da linha da frente tornou-se uma necessidade crescente em todas as indústrias, porém, na gestão de armazéns é preciso que as empresas comecem a implementar soluções de software que permitam o melhor desempenho dos colaboradores ao mesmo tempo”, disse Carlos.   

Simplifique a gestão dos recursos humanos  

A gestão dos recursos humanos tornou-se um dos maiores desafios em diferentes indústrias e a tecnologia pode ser uma excelente alternativa para manter o controle em aspetos gerais da força de trabalho, como seleção, treinamento e produtividade. Da mesma forma, a supervisão dos trabalhadores de campo será ainda mais fácil graças à localização em tempo real e ao histórico de localização.    

Atualmente, existem diferentes soluções que facilitam o trabalho colaborativo, permitindo que os trabalhadores da linha de frente não  concentrem mais em tarefas transacionais, mas nas interações de alto valor, aumentando a produtividade da empresa, e, portanto, gerando um retorno de investimento ainda maior.   

Como estes elementos podem beneficiar minha empresa?   

A reforçar o omnicanal, as empresas podem formar um ecossistema que lhes permite antecipar o comportamento volátil dos consumidores. Um exemplo disso é a empresa de materiais de construção, Lowe´s, que conseguiu que as lojas passassem a basear as tarefas de 60% a 40%, permitindo que os funcionários focassem seus esforços ao atendimento ao cliente.   

Para acompanhar as mudanças, o time de liderança da Lowe´s implementou o aplicativo Workforce Connect da Zebra, que facilita as interações e colaborações dinâmicas e instantâneas na empresa, utilizando tablets e computadores moveis. Além disso, graças a esses dispositivos móveis, que possuem as capacidades robustas necessárias para suportar o uso diário em diversos ambientes de trabalho, a Lowe´s também conseguiu melhorar os processos de pagamento móvel e alteração de preços, beneficiando não somente seus colaboradores, mas também o consumidor. Ao mesmo tempo, a empresa varejista convergiu as comunicações da loja e do armazém em uma única plataforma, maximizando a visibilidade do estoque e melhorando a precisão para fortaleceras operações de check-in e checkout.  

“Como podemos ver, os resultados da implantação de uma estratégia omnicanal podem variar desde a otimização das operações por meio da visibilidade do estoque até a melhoraria da experiencia de atendimento ao cliente que leva a um maior retorno sobre o investimento”, explica Leonardo Junco, gerente regional de produtos e líder de computação móvel na América Latina.  

Dentro da economia sob demanda onde se espera que os processos sejam rápidos e eficientes, a tecnologia se tornou uma grande aliada87% dos executivos indicaram que novas tecnologias são necessárias para serem competitivos neste novo cenário onde os consumidores estão cada vez mais exigentes. Juntamente com ecossistemas mais completos como o Zebra Workforce Connect e com parceiros estratégicos, as empresas podem atingir seus objetivos enquanto capacitam a força de trabalho para alcançar processos mais eficientes.  

SOBRE A ZEBRA   A Zebra (NASDAQ: ZBRA) empodera organizações a prosperarem na economia sob demanda, tornando cada trabalhador da linha de frente visível, conectado e com suas tarefas totalmente otimizadas.

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