Entrevista Exclusiva – Importância da liderança feminina com Cíntia Miguel
Cíntia Miguel Kaefer é diretora das operações da Engaje! Comunicação no Rio Grande do Sul. Jornalista, Mestre em Comunicação e especialista em comunicação com o mercado.
Para uma série de entrevistas exclusivas e comemorativas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no mês de março, convidamos um grupo muito especial de executivas renomadas para a ação e nos proporcionar suas visões sobre a importância da liderança feminina nas empresas, a importância do Dia da Mulher e o que ele representa. Além de reportarem a realidade em suas áreas sobre a equiparidade nos cargos. A convidada especial de hoje é a Cíntia Miguel, diretora da “Engaje!”.
Cíntia Miguel é diretora das operações da Engaje! Comunicação no Rio Grande do Sul. Jornalista, Mestre em Comunicação, especialista em comunicação com o mercado. Experiência com a gestão da comunicação nos setores da indústria, comércio e serviços. Vencedora de premiações regionais e nacionais, incluindo o Prêmio Aberje.
Confira a entrevista especial ao Dia Internacional da Mulher:
1.) (Euriale Voidela) “Na última edição publicada para as melhores empresas para trabalhar, apenas, 10% delas tinham uma executiva com o título de CEO — a expectativa é que essa porcentagem suba neste e nos próximos anos. Analisando ainda os dados publicados pelo estudo, para os cargos gerais de liderança nas 150 melhores empresas, os índices são bem maiores (40%). De qualquer forma, sabemos que estes números são bem diferentes quando analisamos o mercado de forma geral.
Desta forma, em sua visão, como visualizar a importância da diversidade e presença feminina das lideranças em seu segmento?“
(Cíntia Miguel) Estamos em caminhada, em um processo crescente de maior diversidade e igualdade de oportunidades nas organizações. Na área de comunicação corporativa, existem dados que reforçam esse processo. Segundo a pesquisa “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil“, divulgada pela Aberje, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), importante referência para nossa área, as mulheres ocupam 69% dos cargos de liderança na comunicação corporativa no Brasil e representam 45% do total de cargos de direção ou vice-presidência nas empresas onde trabalham. As organizações que enxergam a importância estratégica de incluir a diversidade como diretriz do negócio tem muito a ganhar, pois estão atentas a um movimento global de maior igualdade, equidade e empatia. E isso fica evidente no relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da ONU, em pesquisa que me chamou muita atenção.
Dados demonstram as características femininas que impactam diretamente no mundo dos negócios, mesmo em cenários adversos, incluindo o desempenho e a lucratividade das empresas. Além disso, o levantamento aponta que as mulheres são mais empáticas e flexíveis, bem como, mais persuasivas e dispostas a assumir riscos.
2.) (Euriale Voidela) “Proporcionar uma experiência ao cliente fantástica e possuir uma cultura centrada no cliente em toda a jornada de relacionamento, cada dia está sendo mais valorizado pelo consumidor, tanto no B2B ou no B2C.No segmento de experiência do cliente, temos grandes referências femininas atualmente no Brasil e essa presença está crescendo a cada dia. Quais as dicas você relata para as mulheres que desejam ingressar na área de experiência do cliente?“
(Cíntia Miguel) Já dei aula no Curso de Marketing e uma coisa que sempre reforcei com meus alunos é a necessidade de nos colocarmos no lugar do cliente em todos os pontos de contato com o produto ou serviço. Para as mulheres que desejam ingressar e estudar mais sobre o tema, sugiro que não se intimidem, utilizem de suas potencialidades como a sensibilidade e a empatia como ferramentas necessárias para entender esse complexo universo e ter sucesso nos negócios.
3.) (Euriale Voidela) “Em sua visão, qual é a importância para o “Dia Internacional da Mulher” para o mercado brasileiro?”
(Cíntia Miguel) Estamos passando do movimento marcado historicamente pelo “parabéns pelo seu dia”, para um momento de acentuar as necessidades que ainda temos enquanto sociedade quando falamos em igualdade de gênero.
Pelo olhar da comunicação, percebo que a causa está saindo dos pequenos grupos de discussão e está sendo assumida por marcas, personalidades e lideranças empresariais. Estamos diante de transformações e busca de outros espaços da mulher na sociedade. Torço que daqui a alguns anos possamos ter mais igualdade também em espaços como a política, por exemplo.
4.) (Euriale Voidela) “Qual mensagem você deixaria para todos sobre o Dia Internacional da Mulher?“
(Cíntia Miguel) Estamos no meio de uma pandemia, tudo se torna diferente neste momento. Mas, quando possível, é preciso avançar, o mercado de trabalho precisa possibilitar que as mulheres voltem aos espaços deixados na pandemia, como forma de manter o desenvolvimento das carreiras femininas. Pesquisa recente do IBGE demonstra que a participação da força feminina de trabalhou diminuiu 14% em 2020 em relação ao ano anterior. Os dados demonstram que ainda recai sobre as mulheres, com grande força, a responsabilidade com a casa e com os filhos. Precisamos manter firme a bandeira da igualdade de oportunidades.
5.) (Euriale Voidela) “Em seu segmento, o quão equilibrado é o seu ambiente de trabalho em relação a homens e mulheres? Como foram os desafios em sua carreira e trajetória nesta visão?“
(Cíntia Miguel) Na Engaje! Comunicação há mais mulheres na liderança dos processos e isso se reflete em espaços de reflexões relevantes. Entendemos que a agência precisa acompanhar os diálogos sobre as temáticas que acompanham os clientes e a sociedade, sempre que possível. Na minha trajetória profissional, sempre tive lideranças femininas inspiradoras e tenho a convicção de que suas conquistas foram marcadas por muitos desafios e necessidade de superação. A comprovação da competência técnica feminina é carregada de avaliações subjetivas ainda nos dias atuais.
6.) (Euriale Voidela) “Visando as empresas que desejam implantar um modelo eficiente de gestão organizacional voltado igualdade, que conselhos relataria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades iguais?“
(Cíntia Miguel) Acredito que as empresas têm um papel social muito importante na sociedade, pois podem ser protagonistas de mudanças em seus segmentos de atuação. O cenário nos mostra que não podemos sentar e esperar tudo do poder público. Para contribuir com um mercado de oportunidades iguais, as empresas devem olhar para o mundo e ver as pesquisas, tendências e perspectivas sobre o tema. A ONU, através da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, por exemplo, nos mostra necessidades de atuação, que hoje são globais. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas é um dos objetivos apresentados. Como vamos fazer a nossa parte? Uma dica talvez seja oportunizar espaços para as mulheres que fazem parte das empresas para dialogarem, refletirem e pensarem estratégias para alcançar outras mulheres. O espaço de escuta e fala é fundamental neste processo de gestão voltado para igualdade.
7.) (Euriale Voidela) “Diversos estudos, já comprovaram que a diversidade nos times e conselhos administrativos, possuem resultado direto com o aumento das receitas e resultados da companhia.
Diante do cenário e em sua visão, quais são os ganhos e benefícios para as empresas e sociedade, em políticas empresariais de igualdade?”
(Cíntia Miguel) Vou usar uma frase que caracteriza o propósito de uma empresa que atendemos na Engaje!Comunicação, a Mercur: “o mundo de um jeito bom pra todo o mundo”. Essa é a grande vantagem de proporcionar a igualdade nas relações, tanto para empresa e sociedade. Todos ganham. É entender que somos parte e que integramos esse imenso organismo chamado vida. Trabalhar com a diversidade só faz bem, ajuda a quebrar paradigmas antigos e mostra as grandes possibilidades de misturar formas diferentes de pensar e agir.
8.) (Euriale Voidela) “Em sua área, você teve alguma(as) inspirações femininas durante sua carreira profissional? Quais foram suas grandes inspirações que deseja relatar em essa ação especial ao Dia Internacional da Mulher?”
(Cíntia Miguel) Logo que me formei, lá em 2002, queria trabalhar com a comunicação corporativa. Só que não sabia ao certo como tudo acontecia, pois a maior parte da minha formação da Universidade foi voltada para o trabalho dentro dos veículos de comunicação. Assim, minhas duas primeiras inspirações na área foram duas jornalistas que já davam exemplos com seus trabalhos relacionados à gestão da comunicação em instituições de ensino.
O meu muito obrigada à Rosângela Florczak, que hoje lidera a empresa especializada em gestão de crise, Verity Consultoria, e à Ana Cláudia Klein, Coordenadora de Comunicação na Associação Antônio Vieira. Duas grandes profissionais que nem imaginam o quanto influenciaram a minha caminhada profissional, que naquele tempo tinha início no Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre. Com elas, tive a certeza que as aprendizagens podem ser partilhadas e de que estamos no mundo para construir pontes uns com os outros.
Ação especial em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” – Portal Customer.