Dia do consumidor: como preparar seu e-commerce para a data
No último ano a data registrou crescimento de 22% se comparado ao mesmo período de 2021
O dia do consumidor, celebrado no próximo dia 15 de março, é uma data muito importante para o e-commerce. Para se ter uma ideia, em 2022, a data superou as expectativas do varejo e registrou um crescimento de 22% em comparação ao ano anterior, com um faturamento de R$ 722 milhões.
Segundo dados divulgados pela Neotrust, somente na primeira quinzena de março do ano passado, o setor de e-commerce atingiu R$ 7,2 bilhões em faturamento.
Tendo em vista o cenário positivo, essa é uma ótima oportunidade para que o seu negócio crie oportunidades para aumentar o faturamento e impulsionar as vendas. Pensando nisso, selecionamos 7 dicas para que você melhore os seus resultados.
Selecione produtos que estejam em alta
Para começar, selecione os produtos que estejam em alta. Nem sempre é possível aplicar promoções em produtos que estejam com alto giro de vendas, contudo, para chamar mais atenção e aumentar as chances de vendas é importante trabalhar com itens que chamem atenção e que levem clientes para dentro de sua loja.
Vale a pena considerar esses produtos para que sua campanha ganhe força e se destaque da concorrência.
Pratique preços competitivos
Ações promocionais têm como mote os preços baixos e o cliente busca os melhores preços e condições. Por isso, planeje-se para oferecer preços competitivos e se torne a melhor opção entre a concorrência. Isso aumentará consideravelmente as chances de venda e faturamento.
Cuidado com o Frete
Um dos maiores fatores que impactam nas vendas é o frete. É fundamental oferecer mais de uma opção de entrega para o cliente. O alto valor do frete muitas vezes é decisivo na hora de finalizar a compra, mesmo que o preço do produto seja menor que o da concorrência. Lembre-se de que o cliente vê o frete como uma despesa adicional e não como extensão do produto.
Replique os descontos para vendas nos marketplaces
Caso você venda em marketplaces, é indispensável também oferecer promoções nesses canais de vendas. Lembrando que existem as taxas nesses canais, então os seus preços precisam ser adaptados para cada canal. Estude, faça os cálculos para não sair no prejuízo.
Observe a concorrência
Não importa se o concorrente é maior ou igual a você, esteja atento ao mercado para entender o que está sendo feito, quais as necessidades e os desejos do cliente e com atendê-las. Aproveite essas informações para direcionar suas ações.
Invista em anúncios no Google e redes sociais
Investir em publicidade seja no Google ou nas redes sociais é indispensável. Cada dia fica mais difícil depender somente do conteúdo publicado organicamente. As ferramentas de anúncios destas plataformas asseguram que as suas publicações sejam realmente direcionadas a potenciais clientes e ao seu público alvo. Um bom exemplo que pode auxiliar o empreendedor é o Google PMax, um recurso do Google que automatiza anúncios de forma inteligente, 100% focada em conversão, que busca levar mais pessoas para seu site, incentivando-as a realizarem algumas ações. Esse recurso trabalha de forma estratégica e automatizada os anúncios em todos os canais do Google Ads (rede de display, vídeos no YouTube, rede de pesquisa etc.).
Tenha atenção em dobro no atendimento
É imprescindível que a sua equipe de atendimento esteja preparada para falar com o consumidor, afinal, é preciso atender bem o cliente e solucionar os eventuais problemas de forma rápida.
Todas as empresas devem ser acessíveis, entretanto, não basta ter canais de comunicação sem estar disponível para os consumidores. Deste modo, procure garantir uma comunicação eficiente e rápida entre a sua empresa e os clientes, respondendo a telefonemas, e-mails e interações nas redes sociais em um curto período de tempo.
Aproveite as dicas, pois, sem dúvidas, será uma oportunidade única para que a sua loja venda mais e fortaleça a marca do seu e-commerce.
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