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O 5G chegou. E a Experiência do cliente vai mudar

Até o fim de setembro, todas as capitais brasileiras deverão ter o 5G liberado, em um caminho sem volta rumo a essa nova e tão aguardada tecnologia. No mundo, espera-se que 2022 termine com mais de um bilhão de conexões. Lógico que há muitos benefícios, entre eles, conexões mais rápidas, menor latência e capacidade de conexão com um milhão de dispositivos por quilômetro quadrado. Diante disso, o que esperar da chegada do 5G ao setor de Customer Experience?

Para início de conversa, é preciso destacar que a nova tecnologia representa um salto na qualidade do padrão de redes móveis. Estima-se que a navegação seja até 100 vezes mais rápida do que a média disponível hoje. O 5G também tende a ampliar a cobertura e garantir uma conexão mais estável, permitindo aos brasileiros sonharem com o fim da má qualidade do sinal.

Se os consumidores navegarão mais rápido e com mais qualidade e ainda poderão fazer mais conexões em menos tempo, as empresas precisam se apropriar dessas características e pensar seus negócios a partir delas. Aqui, trago cinco pontos de atenção. Não são os únicos que interessam à experiência do cliente a partir do 5G, mas servem como um ponto de partida para abrir a discussão sobre o impacto da nova tecnologia.

A transformação do suporte e atendimento ao cliente

A chegada do 5G é uma revolução para o atendimento ao cliente, melhorando drasticamente os serviços prestados. Para o customer experience, significa, ao mesmo tempo, o surgimento de novos desafios para satisfazer as expectativas em serviços e respostas de forma mais rápida. Mais do que nunca será fundamental entender de onde vem o consumidor, quais são seus hábitos e como ele quer ser atendido. Esse perfil ajudará a direcionar a adoção das tecnologias adequadas para a recepção dos sinais da nova rede.

Personalização da jornada em tempo real

Todos sabemos que o atendimento personalizado agrega valor à marca. Esse tipo de estratégia já é muito adotado nas empresas e, com o 5G, deve favorecer até o atendimento presencial. Os vendedores terão acesso instantâneo à informação, conseguindo proporcionar um serviço mais dinâmico. Tecnologias como IoT e NFC também ajudam a elevar o customer experience.

Melhoria das chamadas e do atendimento em vídeo

Quem nunca tentou entrar em contato com o suporte de atendimento ao cliente e a ligação caiu por conta da instabilidade de sinal? Mesmo com colaboradores preparados para retornar a ligação imediatamente, isso gera insatisfação, atrapalha a experiência do cliente e eleva o custo para as empresas, por tomar mais tempo na chamada. Com o 5G, a tendência é que esse tipo de contratempo não mais ocorra. E se a conexão vai ficar maior e melhor, é natural pensarmos no atendimento ao cliente por videochamadas sem interrupções provocadas pela instabilidade da internet.

Respostas mais rápidas

As novas velocidades disponíveis pelo 5G vão transformar toda a cadeia de atendimento ao cliente e quem ficar para trás poderá perder espaço na concorrência. Os consumidores se tornam mais exigentes com a qualidade das entregas, querendo resoluções mais rápidas e respostas imediatas.  Por isso, é fundamental contar com equipes bem treinadas e capacitadas capazes de solucionar problemas rapidamente e eficientes de tal forma que assegurem a satisfação do consumidor.

De maneira geral, a transformação do atendimento deve ser prioridade nas estratégias de negócios quando falamos em 5G e tecnologia. A cada nova tendência de mercado, novos sentimentos de urgência surgem nos consumidores, refletindo no que eles esperam do relacionamento.  Por isso, as empresas não podem mais esperar. O 5G está aí para ficar. Nossa missão é fazer dessa tecnologia mais uma ferramenta em favor de uma bem sucedida Experiência do Cliente.

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Jackson Bruno Almeida

Diretor de Customer Experience na AeC, com sólida atuação no setor de relacionamento e jornada do consumidor. Começou a carreira como operador de callcenter, atuando em várias áreas do atendimento ao cliente. Foi responsável pela carteira de Clientes Multisetor na AeC, cuidando de grandes marcas do mercado brasileiro. É formado em Administração de Empresas com especializações em CX, Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Negócios Liderança e Planejamento.

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