Como publicitária, sempre trabalhei no mercado corporativo e em grandes empresas ao longo da minha carreira. Então, entendo sinceramente a visão e a preocupação das grandes companhias em visar a questão de resultados aos investidores nas ações por elas planejadas.
Mas é muito importante que o nosso mercado entenda que, desde o aparecimento desta sigla ESG em 2004, em um relatório da ONU (“Who Cares Wins”), no qual foi proposto um novo caminho às empresas, sendo muito acelerado com a visão dos governos com o apelo dos ODS e o prazo de mudanças até 2030, com todos os países do mundo focados para o mesmo resultado, esse quadro mudou.
O ESG propõe mudanças que vão impactar toda Companhia. Vão impactar as pessoas, a sociedade, o meio ambiente e, também, e não menos importante, o bolso das empresas, pois geram economia. Desde que sejam orquestradas pelas mãos e visões corretas. As empresas têm que enxergar o ESG como uma ferramenta de ganha-ganha. Isso é muito fundamental e necessário para todo mundo.
De acordo com o livro “Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies”, que considero como uma bíblia para este novo momento do mundo diante desta questão, existem cinco principais maneiras pelas quais as companhias podem usar o ESG para aumentar o seu valor criado:
- CRESCIMENTO DE PRIMEIRA LINHA
A mudança de demandas dos consumidores pode promover um crescimento significativo de oportunidades e vendas. É comprovado que a chancela de sustentabilidade promove um crescimento de vendas de produtos de até 5.6 vezes mais que produtos convencionais.
- DIMINUIÇÃO DE CUSTOS
Como todo este processo iniciou nos países de primeiro mundo, é fácil notar que as companhias de gigantes mundiais já consolidadas e/ou com grande margem de lucro já estão economizando com a economia de água, com o uso de fontes de energia limpas, com a troca de materiais de entrega reciclados e biodegradáveis, entre outras milhares de iniciativas concretas.
- CRENÇA DE REGULAMENTO E BEM-ESTAR COMUM TRANSPARENTE
É muito importante envolver a equipe no plano da empresa e no planejamento de suas atividades, apresentando clareza e transparência nessas ações. Favorece-se o bem-estar dos colaboradores na companhia e cria-se a crença de estratégia. A crença de regulamento errada pode comprometer em até 30% do benefício da empresa e colocá-la em risco. Então, promover a transparência é o melhor caminho para a performance da companhia e da comunidade em que ela opera.
- AUMENTO DE PRODUTIVIDADE
Ações de ESG são uma ótima oportunidade para aumentar a motivação e a atração dos colaboradores. É muito benéfico para as empresas que sejam um desejo dos profissionais como lugar para se trabalhar. Pesquisas apontam que 80% da geração Z buscam trabalhar engajados em propósitos direcionados.
- MELHORES OPÇÕES DE INVESTIMENTOS – CAPEX (DESPESAS DE CAPITAL)
Muitos olhares sobre esse tema e não caberiam aqui em linhas, mas mudança da energia para energia solar e redução da emissão de carbono são grandes exemplos de investimentos e criam valorização de empresas que aportam.
Assim, o grande erro nesta nova era em que vivemos é o que chamamos de erro de agir, pois o não agir pode levar a empresa a ficar para trás da concorrência e destruir seu valor no mercado.
Sobre
Daniela Robledo, gestora de destaque no mercado brasileiro, com ampla experiência em diferentes áreas, trabalha atualmente com aquilo que se tornou uma missão não só profissional, mas também pessoal: tornar o ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – um lugar comum na mentalidade empresarial do Brasil, país que é um dos principais players do mundo no que se refere à geração de energia sustentável. Trabalha atualmente como Diretora de Marketing e Comunicação da SOL Energia, empresa de sustentabilidade e energia que tem por trás um grande conglomerado financeiro, para a qual criou e estruturou a marca. É formada em Publicidade e Propaganda; tem MBA em Gerenciamento de Projetos; pós-graduação em Finanças; e mestrado em Gestão Empresarial. Hoje Daniela tem sua carreira voltada aos temas mais importantes da atualidade, Stakeholders e ESG, tendo se especializado pela FIA Business School, e busca viver verdadeiramente esses conceitos para a implementação de uma nova jornada mundial.