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Como definir a persona para uma campanha digital

A etapa que compõe a elaboração e a estratégia de uma campanha digital é uma fase de alta relevância para o sucesso e deve ser muito bem pensada.

Os preparativos para o final do ano estão em pleno vapor nas empresas com a elaboração de estratégias promocionais para competir em um mundo cada segundo mais virtual. A etapa que compõe a elaboração e a estratégia de uma campanha digital é uma fase de alta relevância para o sucesso e deve ser muito bem pensada.

Ponto inicial de suma importância se faz no entendimento e determinação de quem será de fato o “cliente alvo”, qual é a necessidade, suas dores e o que ele espera efetivamente de sua marca.

Um dos primeiros passos que devemos considerar neste estudo é identificar a quem a campanha é dirigida e quem será o público-alvo para o desenvolvimento dirigido da estratégia.

Falando em estratégia, é relevante considerar uma segmentação adequada de base, alinhamento das personas, alinhamento das etapas detalhadas e qual é o objeto alvo com metas de cada uma das etapas da campanha.

A determinação das metas nas etapas é importante, para calibrar em caso de necessidade algum ponto que porventura esteja caminhando abaixo do esperado.

Diante desde desafio, separamos alguns pontos chaves para o sucesso de campanha digital para conquistar seu consumidor neste final de ano:

1-) Analisando seu público-alvo:   

Com o objetivo central da campanha em mãos, vamos a parte prática da criação da campanha digital. Planejar uma campanha digital, requer dedicação, empenho e consideração na fase de alinhamento estratégico junto a segmentação do público-alvo para a campanha.

Neste processo, alinhar as personas de sua base e estruturar os consumidores em grupos de interesses e necessidades simulares, além de homogêneos entre si, visando o objetivo central.

Importante distinguir os públicos e segmentar tais grupos conforme a estratégia de necessidade da marca e foco da campanha. Em um cenário de estudo, podemos considerar um primeiro critério por dados demográficos, interesses, dados cadastrais e outros critérios semelhantes que sejam relevantes para a campanha.

Posteriormente a esta identificação, partimos para o estudo das dores, necessidades e o que sua marca pode entregar de valor para cada tipo ou grupo de clientes da “base alvo”.

Entendendo as semelhanças e as particularidades dos comportamentos similares, para utilizarmos nas considerações de projeção de cada ação. Este item, se torna ainda mais relevante se sua comunicação foi dirigida.

Tais grupos determinados, possibilitarão a sua marca conduzir o planejamento de uma campanha mais eficiente e que de fato converse com o seu cliente alvo. Tal estratégia, pode ser aplicada tanto para sua campanha online, quanto para uma offline.

Tal segmentação da base, possibilitará também a enorme chance de criar uma linguagem adequada que aumente a efetividade da campanha, além de eliminar possíveis dificuldades ou entraves no processo de comunicação com os clientes.

2-) Determinando o alvo-efetivo

Dentre as bases e segmentos analisados é importante determinar um público-alvo de clientes ou usuários para os quais será efetivamente determinada a campanha e comunicação. Tal segmentação por ser ampla ou dirigida e é fundamental que esteja alinhada ao foco da campanha.

Importante o alinhamento e entendimento profundo do alvo-efetivo para dirigir a comunicação e obter os resultados desejados.

No caso de uma comunicação dirigida, é importante que a mensagem seja focada nas necessidades, dores, valores e comunicação com o público que deseja para a campanha.

Caso sua campanha seja de prospecção, também, importante a identificação de novos clientes potenciais interessados em seu produto ou serviço.

Cada tipo de campanha, possui um foco diferenciado, por exemplo: em estratégias de e-mail marketing, tal segmentação, pode ser utilizada para determinar um grupo alvo de destinatários e como será a comunicação com eles.

Já nos casos de campanhas dirigidas em portais na web, importante alinhar o melhor anúncio para o melhor cliente e no momento adequado.

3-) Adequando o Posicionamento da Marca

Seja qual for o foco de sua campanha e as metas de sua marca, é de suma importância que o posicionamento de sua marca esteja totalmente alinhado a sua identidade e proposito.

A comunicação, linguagem e modo com que a mensagem é transmitida, compõe partes importantes da identidade de sua marca e devem ser altamente considerados na elaboração da campanha, visto que serão determinantes para o bom posicionamento de sua marca.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos se o proposito deles está alinhado ao proposito da marca.

4-) Persona de representação do grupo-efetivo:

A persona é a representação fictícia em uma pessoa/ cliente que condiz com um pequeno grupo segmentado e direcionado de consumidores alvo e ele determina a característica do destinatário modelo para as mensagens.

A construção efetivamente de uma persona, permitirá a sua marca escolher quais os melhores e mais efetivos modelos e canais de comunicação com seu cliente. Criando efetivamente uma comunicação estratégica adequada com conteúdo certo que será adequado aos clientes potenciais ou a ação de marketing junto aos consumidores.

5-) Escolhendo adequadamente a Persona para a minha campanha:

Como relatamos, estudar a persona é um ponto fundamental para a campanha e determinar qual é a persona certa para a campanha é tal importante quanto.

É um alto equívoco somente determinar a persona por padrões ou requisitos demográficos e se faz a necessidade de um olhar muito mais profundo junto ao seu consumidor ou ao publico que deseja atingir. Como relatamos, entender as dores, necessidades e o que seu produto entrega de valor para a persona é fundamental.

Neste estudo, é importante considerar uma amostra válida e não apenas análises sobre percepções ou superficiais. A persona deve efetivamente representar uma pessoa com personalidade, gostos, necessidades, desejos, sonhos, metas e etc..

O estudo de sua persona pode se iniciar com algumas perguntas chaves:

  • Quem é a persona que desejo atingir com a minha campanha?
  • Quem é esta persona?
  • Quais são as características da personalidade dela?
  • Qual é o seu tipo e modelo de profissão?
  • Qual é a sua posição ou classe social?
  • Ela representa algum tipo de indústria ou segmento?
  • Como é um dia a dia típico desta persona?
  • Quais as necessidades e dores de minha persona?
  • Do que a minha persona gosta?
  • Quais as emoções são mais importantes para sua persona?
  • Quais são os temas e meios que mais influenciam em suas decisões?
  • A persona-alvo de sua campanha é o tomador efetivo da decisão?
  • Qual é ponto desta persona em todo o processo de tomada decisão?

Tente responder às perguntas sobre o que são as preferências de persona e onde procuram as informações:

  • Com quais modelos de comunicação essa minha persona se identifica?
  • Que forma de comunicação ele prefere?
  • Onde os dados estão procurando?
  • Ele usa dispositivos móveis ou fixos?
  • Ele usa redes sociais?
  • Com que frequência faço login nas redes sociais durante o dia / semana?
  • Que fontes ele prefere?

Ao responder às perguntas acima, você tem uma ideia de quem é o seu público. O que ele gosta, quais são suas preferências e em que medida determina a escolha do seu produto.

Com uma persona bem estruturada, você é capaz de criar uma mensagem boa e valiosa. Alcance uma pessoa específica com problemas específicos e por meio de um canal de informações específico.

6-) Como procurar uma persona?

Existem muitas maneiras de obter conhecimento sobre seu cliente. Você pode usar pesquisas, entrevistas, conversas. Além disso, não deixe de usar os dados que o Google Analytics lhe oferece e confira os perfis dos fãs de sua marca nas redes sociais. É uma fonte de conhecimento extremamente valiosa. Ponto primordial é não esquecer dos funcionários da sua empresa, eles são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de clientes.

Organize uma reunião com colaboradores as áreas de atendimento ao cliente, customer success, customer experience, vendas, pós-vendas. As pessoas que atuam nestas áreas de sua empresa possuem contato direto com personas diariamente. Eles podem se tornar uma verdadeira mina de conhecimento e ideias sobre o destinatário. Eles certamente conhecem as principais questões e dúvidas dos clientes. Anote todas as sugestões, pois são recursos valiosos e uma base para seu conteúdo de marketing.

Lembre-se de que, antes de começar a falar com os colaboradores da sua empresa, você precisa explicar por que está fazendo isso para que a comunicação seja fluida. Se você explicar por que está coletando tais informações, certamente terá um compromisso muito maior.

Importante comparar as informações de conhecimento interno com os retornos das pesquisas e opiniões externas dos clientes, para se certificar que não existe descolamento das percepções.

7-) Quantas personas você deve construir?

Em cada empresa, você pode selecionar várias pessoas que aparecem no processo de tomada de decisão. O número de personas é uma característica individual do setor e da natureza da compra. Porém, deve-se lembrar que quanto mais pessoas forem selecionadas, mais difícil será criar um bom conteúdo. No início, recomendo desenvolver uma persona que seja mais importante para você. Então, o conteúdo será mais valioso.

#Dica da Autora: O público da campanha é extremamente importante. O sucesso das atividades de marketing dependem dele. Ainda mais no início, você deve fazer um esforço para escolher bem a sua persona.

Com base nisso, você pode construir uma boa estratégia e cronograma de atividades subordinadas às preferências deste cliente, proporcionando assim uma excelente experiência de relacionamento com sua empresa.

Sobre a Customer Centric Consulting

Somos uma consultoria empresarial, especialista na gestão e governaça de projetos de clientes, com mentorias, consultorias, criação e gestão nos pilares de Customer Experience, Customer Success , Customer Care, análise e pesquisas de Comportamento do Consumidor, Gestão de Pesquisas de Satisfação. Além de elaboração e gestão completa de RFP’s para seu call center e sistemas de atendimento.

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Euriale Voidela

CEO na Customer Centric Consulting e Fundadora Comunidade Customer Force. Consultora de clientes com sólida experiência em governança empresarial, experiência de clientes, comportamento de consumo e satisfação do consumidor com mais de 20 anos de atuação. Mentora, consultora, palestrante e colunista em canais de autoridade do segmento. Diversas premiações em sua carreira e eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019. E-mail: euriale@customercentric.com.br

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