Fala Conselho

Como a pandemia COVID-19 mudou a cabeça das pessoas, das empresas e dos Conselhos?

A pandemia COVID-19 trouxe à tona algumas palavras que passaram a orientar as pessoas e as empresas, como resiliência, sustentabilidade, propósito, inovação, mundo cibernético e digital. De um dia para o outro o mundo teve que funcionar da casa das pessoas, as vendas passaram a depender mais dos meios digitais, os crimes cibernéticos passaram a ser mais frequentes, houve a necessidade de investimento em tecnologia, de reinventar a logística dos negócios. A forma de vender serviços e se comunicar com colaboradores, clientes, investidores mudou. A gestão de pessoas passou a ter novos horizontes com o trabalho remoto, exigindo novas competências pessoais e revelando preocupações quanto a motivação, comunicação, condições de trabalho, assistência social e psicológica. Surgiu grande oportunidade de crescer sem gastar com escritórios físicos.

A crise prejudicou alguns setores de atividade, alçando outros a novo patamar, como os treinamentos, comunicações e sistemas de assinaturas e negócios eletrônicos. Empresas com maior capacidade de adaptação e inovação diferenciaram-se nesse cenário adverso. Com tantas vidas desperdiçadas, muita gente pensou qual é seu real propósito, o impacto que deseja deixar no mundo. As questões ambientais e sociais, que já vinham andando nas agendas corporativas, ganharam rápido espaço nas agendas pessoais dos investidores.

O Conselho é a central de comando da empresa, deve orientar e inspirar sua cultura, sua estratégia, seu propósito e o impacto que deseja deixar no mundo. Deve zelar para que tenha boa gente, motivada, alinhada e incentivada. Deve preparar a empresa para crises, fazer com que conheça e faça gestão de riscos e oportunidades, tenha um bom canal com stakeholders e tenha a seu dispor o que é necessário para crescer. As palavras de ordem da pandemia COVID-19 passaram, portanto, a ser centrais nas agendas dos Conselhos.

Nas próximas colunas trarei dicas de como as empresas e seus Conselhos têm atuado nestes temas de transformação e ligado as lições da pandemia à estratégia cotidiana das empresas. Estamos com a melhor estratégia? Estamos integrados, coesos e preparados para nossos desafios? Atraímos gente boa e diversa? Quais são as competências chaves? Gerimos adequadamente o nosso conhecimento? Como fazer a transformação digital? Como inovar? Como crescer? Qual nosso papel nas mudanças climáticas e responsabilidade ambiental e como fazer acontecer? Qual nosso papel na responsabilidade social e como fazer acontecer? Nossa casa está organizada (governança)? Sem bolas quadradas ou bolas nas costas (processos, riscos e controles)? Sabemos identificar e como conseguiremos reagir a crises (resiliência e continuidade)? Será que estamos com o grau adequado de tecnologia e segurança de informação? Pretendo achar gente boa para comentar e falar sobre esses e outros temas de interesse das empresas e dos conselhos.

Obrigada!

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Lavinia Junqueira

Lavinia é advogada, fundadora do Junqueira Ie Advogados. É reconhecida por sua experiência na estruturação de operações financeiras e de mercado de capitais, bem como por sua atuação em reestruturações societárias no Brasil e no exterior. Sua trajetória profissional também inclui ampla experiência em M&A, acompanhamento e coordenação de gestão tributária e societária de conglomerados financeiros e não financeiros nacionais e globais e operações de reestruturação de dívidas judiciais e extrajudiciais. É membro de Comitê de Auditoria da Totvs e do Comitê de Investimento do FIP Parques; bem como do Conselho Fiscal do Instituto Natura. Esteve por 10 anos no comitê de auditoria da Natura, também com passagem por comitê do Banco Pine.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar