CELINT: formando conselheiros e evoluindo a governança nas empresas
A onda de sustentabilidade que tomou conta do mundo empresarial colocou ainda mais luz na importância de ter uma boa estrutura de governança em funcionamento nas companhias. Temas como o direcionamento estratégico, os controles efetivos, a questão de valores e cultura, conflitos entre sócios, sucessão, compliance, ética e integridade fazem parte cada vez mais dessa nova agenda. Com isso, a profissão de conselheiro ganhou ainda mais relevância, o que tem demandado muito preparo, formação, atualização e chancela de competência.
Criado em 2015 por Wanderlei Passarella, que tinha como sonho preparar novos profissionais e levar a sua experiência para as empresas, o CELINT tem como foco justamente esse público. Seu negócio envolve o desenvolvimento de programas de capacitação para conselheiros, trilhas de evolução e certificação profissional.
“A profissão de conselheiro das empresas, seja administrativo ou consultivo, nunca esteve tão em alta, mas também nunca exigiu tanta capacitação, principalmente com o avanço significativo das demandas das empresas nos últimos anos em áreas novas como transformação digital, ESG, diversidade e outras”, explica Passarella, que também é conselheiro de empresas e acumula longa experiência nesse mercado.
Os programas oferecidos pelo CELINT permitem o ganho de competência para quem quer ser conselheiro em empresas de capital aberto, fechado ou familiares, independentemente de seu tamanho. Eles abordam desde a formação do conselheiro, certificações, ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês), transformação digital, finanças estratégicas, transição para conselheiro profissional e possibilidade de múltiplas receitas.
Um dos diferenciais do CELINT é o fato de que a empresa é a primeira e única do mercado a oferecer o ConCertif®, a certificação voltada para conselheiros consultivos. “Oferecemos um conjunto de ferramentas que permitam a ele atuar como conselheiro em empresas de pequeno, médio e grande porte que optem por ter um conselho consultivo, e não administrativo”, além de permitir sua entrada na única associação que congrega e fomenta o mercado para esse tipo de Conselheiro, a ABC³, destaca Passarella.
Ter uma visão do mercado internacional é fundamental para a atualização e amadurecimento dos conselheiros. Em parceria com a Governance Solutions, empresa canadense, o CELINT disponibiliza a possibilidade de o conselheiro obter a certificação internacional “Pro.Dir® – (Professional Director Governance Solutions)”. “Lá fora existem empresas que são verdadeiros cases de sucesso na operação de seus conselhos, tanto de administração quanto consultivos”, enfatiza o diretor presidente do CELINT.
Além do foco na formação de novos conselheiros, o CELINT contribui para a transformação construtiva das organizações, por meio da geração, disseminação de conhecimento e aplicação das melhores práticas em governança corporativa. E atua como empresa consultora na implantação, avaliação e desenvolvimento de conselhos, ajudando a compor o colegiado de conselhos de empresas e em projetos especiais.
“Mais do que ser referência nacional e internacional em governança corporativa, queremos ser um agente fomentador e transformador das empresas – principalmente pequenas e médias, além de companhias de família – por meio da governança, objetivando perenidade e sustentabilidade”, reforça Passarella.
Sobre o CELINT
Fundado em 2015, no Rio de Janeiro, o CELINT desenvolve programas de capacitação para conselheiros, trilhas e certificações profissionais. Também atua com consultoria para governança, na avaliação de conselhos, como parte do colegiado de conselheiros de empresas e em projetos especiais como implantação do ESG (Environment, Social and Governance).