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Caiu na rede social…é negócio!

Apostar em conteúdo de marca é fundamental. Mas não é tudo.

Você gosta de números? Vou te dar, alerta de spoiler! Você terá contato com altos índices numéricos neste artigo. O assunto aqui é marketing digital e rede social e isso tem TUDO a ver com algarismos vultuosos.

Vamos começar pelo básico. Quando falo em ambiente digital, nesse caso me refiro à internet. Acostumamo-nos de tal forma a vivermos conectados nesse mundo paralelo, que hoje é quase impensável ficarmos ao menos um dia, totalmente offl-line.

A prova de que estamos cada vez mais ‘ON’ é o relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite, divulgado em janeiro de 2021. O resultado aponta para a existência de 4,66 bilhões de usuários na rede, sendo que a humanidade soma 7,8 bilhões de pessoas. Mais da metade do mundo está na web.

O Brasil está entre os cinco países mais conectados do mundo! Pelo IBGE, somamos hoje 215 milhões de habitantes e do total de domicílios, 82,7% tem internet. E tem mais! A Anatel divulgou recentemente que temos 245 milhões de celulares ativos. Tem mais telefone móvel neste país, do que gente.

Para ter uma ideia, só no primeiro trimestre deste ano, 11.873.760 aparelhos foram vendidos, sendo que 11.167.500 foram smartphones e 706.260, feature phones. Dados do estudo IDC Brazil Mobile Phone Tracker.

Entende agora porque o Brasil é campeão em número de usuários, nas redes sociais? Estudo da Comscore mostra que o país concentrou a maior penetração em usuários únicos no mundo, na rede social, em 2020.  Traduzindo: os conteúdos que circulam nas redes sociais, em nosso território, alcançaram 97% dos usuários, no ano passado, ultrapassando China, Índia e Estados Unidos.

Foram contabilizadas 24,4 bilhões de interações no Facebook,  Instagram  e Twitter , um índice 25% maior do que o registrado em 2019.

A oferta de conteúdo é tanta, que o brasileiro passa cada vez mais tempo navegando nessas plataformas. Em dezembro de 2020, passamos mais de 47 horas interagindo nas redes.

Qual é o segredo da boa performance no digital?

Pessoas em redes sociais – Fonte: Freepik

Bom, talvez você já tenha percebido que a digitalização é “um caminho sem volta” na sociedade global e que ficar fora desse ecossistema é desaparecer . Não basta mais existir, necessita estar na rede social. Tem que ter visibilidade, curtidas e comentários para ser relevante e sustentável no meio digital e na vida dos seguidores.

O conteúdo pode representar o Santo Graal no marketing digital, mas sozinho, ele não faz milagre. Os posts precisam de uma boa foto, texto convidativo, planejamento e estratégia.

Mais do que isso, você precisa saber realmente com quem está falando. Não dá pra publicar mensagens aleatórias num perfil, torcendo para acertar o alvo e vender um produto ou serviço!

Tem que ter técnica, ou do contrário, você vai acreditar no “Design da Esperança”. De que adianta gerar boas informações para o público errado, sem qualquer sinergia com o seu seguidor? O resultado, você já sabe: nada acontece no seu balcão.

Antes de sonhar com grandes performances no Instagram ou Facebook, é preciso conhecer profundamente o seu cliente. Quais as dores dele? Em que momento ele acessa o seu canal? Do que ele gosta? Qual é o estilo de vida dele? Que outros perfis ele visita?

Ao responder essas perguntas, você terá o caminho para nortear todo o business. Conhecendo o seu público, você sabe o que oferecer, como apresentar, quais são os melhores argumentos para concretizar uma venda e de que maneira você vai fidelizar quem compra. Entendendo a jornada do seu consumidor, você consequentemente irá desenvolver um conteúdo mais assertivo, alinhado com as expectativas e necessidades dele.

Além de conhecer o público é importante, é fundamental estudar a concorrência, as ferramentas usadas por ela para engajar os seguidores e os resultados que alcança. É esta sondagem que vai lhe fornecer insights para  implementar em sua empresa. Teste sempre e o feedback, mesmo quando negativo, vai te ajudar a conhecer melhor com quem está lidando.

Traçada a “persona” que você atende e definida a estratégia e a frequência de divulgação, é hora de garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível com a sua marca, ou com o seu serviço. Prometa o que tiver certeza de cumprir e, de preferência, se dedique a surpreender o público. Aposte em treinamento de sua equipe, na qualidade do que é vendido, na agilidade e na empatia. Eis os valores essenciais da conquista. É o que vai garantir que o seguidor compre, volte a comprar, recomende o seu perfil e o compartilhe na própria rede social.

Cultivar o engajamento e a preferência do seguidor, em meio a um oceano de oportunidades é trabalhoso, exige conhecimento profissional (tarefa que não se terceiriza a estagiários ou leigos) e MUITA dedicação. A boa notícia é que atuando de forma correta e honesta, a recompensa vem.

Ah, e como último conselho, ESQUEÇA OS CURSOS RÁPIDOS DE MÍDIAS SOCIAIS PELA INTERNET E IGNORE AS PROMESSAS MIRABOLANTES DE ENRIQUECIMENTO PELO INSTAGRAM!!!!! As únicas pessoas que se dão bem com isso são os próprios “pseudo” gurus. Não existem fórmulas prontas para um negócio dar certo nas redes sociais.  

Procure ajuda profissional, pesquise agências bem recomendadas e TOME AS RÉDEAS DESSE PROCESSO. O mundo digital amplia os horizontes, mas o que rege os negócios, ainda é analógico. São as pessoas.

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Claudia Campanhã

Jornalista, formada há 22 anos pela Universidade São Marcos, fez pós-graduação na FAAP, em Comunicação para Mídias Sociais. Atuou como Assessora de Comunicação de grandes players dos segmentos de moda, arquitetura, decoração e gastronomia, sendo responsável pela implementação e presença digital de empresas como Altenburg e Capricórnio Têxtil. Em 2007 criou a Campanha Comunicação, bureau de branding content e de produção de podcasts, para atender empresas de diversos segmentos e de todos os portes, colaborando com a construção de autoridade junto ao público, nas mídias sociais.

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