Comportamento do Consumidor

Buy Now, Pay Later – Parcelamento inteligente é a tendência no Brasil

Uso da tecnologia potencializa modalidade de parcelamento inteligente que conquista cada vez mais os brasileiros

Rebatizado no Brasil de Parcelamento Inteligente, a sigla BNPL – By Now, Pay Later, é uma novidade que chegou há pouco no país, mas veio para ficar. Esta modalidade de compra mostrou no exterior, onde já está mais consolidada, que é capaz de aumentar em até 40% a conversão e o ticket médio dos varejistas

No Brasil, ela tem conquistado cada vez mais espaço, oferecendo oportunidade de compra para pessoas que não possuem ou não querem utilizam cartões de crédito – tendência crescente, por exemplo, entre o público de jovens adultos (18-35 anos).  

Em um contexto no qual 36 milhões de brasileiros ainda não possuem conta em banco, como mostram dados publicados pelo Instituto Locomotiva, fintechs buscam oferecer soluções para as dores dos varejistas e consumidores.

Apesar de ser uma modalidade inovadora em parcelamento e muito utilizada em países como Austrália e EUA, o By Now, Pay Later traz consigo alguns pontos que têm chamado a atenção de analistas de mercado e agências reguladoras, como o uso indiscriminado do parcelamento que pode levar ao endividamento e consumo desenfreado por parte de alguns usuários.

Algumas considerações importantes, no entanto, devem ser levadas em conta e aplicadas à realidade brasileira para evitar esses pontos e ajudar os consumidores e usuários do BNPL a terem uma experiência positiva nesta modalidade de compra. Uma delas é utilizar um motor de risco que consiga realizar uma análise completa e profunda do perfil do consumidor, a fim de oferecer a ele um limite personalizado e dentro de suas possibilidades e evitar, assim, endividamentos e consumo desenfreado.

Esse movimento de transformação digital tem trazido mudanças no cenário financeiro do Brasil e no mundo. Segundo o relatório da FTP (Financial Technology Partners), até 2024, globalmente, o BNPL terá um salto de 2,1% para 4,2% como meio de pagamento em e-commerces.

Os jovens das gerações Z e Millennium possuem uma grande aversão aos cartões de crédito. As principais razões que explicam a rejeição são as taxas altas e os juros rotativos. Então, eles buscam soluções que sejam inovadoras e o BNPL traz isso, já que não há cobrança de juros.

Outra consideração importante é colocar os usuários no centro do serviço, ter uma postura responsável, atuando de forma educativa e transparente na oferta de soluções aos consumidores. Com isso, é possível oferecer uma opção de parcelamento inovadora, que traga uma experiência positiva, clara, fácil, e que traga benefícios às pessoas.

Tendência no Brasil, o Buy Now, Pay Later, definitivamente chegou para impactar a forma de comprar dos usuários. Tem sido um aliado do setor varejista para alavancar fortemente as vendas e aumentar o ticket médio. E um aliado também do consumidor, que pode contar com opções de parcelamentos inovadoras, sem a cobrança de juros e com um processo com baixíssima fricção. O Parcelamento Inteligente já está trazendo opções transparentes, seguras e que impactam positivamente a vida de todos.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Henrique Weaver

Co-Founder e CEO da Pagaleve. Com background em empresas como Coca-Cola e a consultoria McKinsey, o executivo foi também CEO da startup indiana de hotelaria OYO, que já ocupou a posição de maior rede de hotéis do Brasil, além de ter sido um dos executivos líderes da Uber no Brasil. Acostumado com o ambiente de start-ups de alto crescimento, Henrique é Administrador pela Universidade de Brasília, e MBA pela Universidade da California.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar