Binds.co lança pesquisa termômetro para o setor varejista
Apesar da grande maioria dos respondentes afirmar que pretende fazer compras de Natal, o valor destinado a esse fim caiu em relação ao ano passado
A binds.co, maior plataforma de monitoramento da experiência de clientes do Brasil, realizou, durante o mês de novembro, uma pesquisa com 492 respondentes para identificar a intenção de compra do brasileiro para este final de ano e suas expectativas de gastos reais. A startup, que é responsável pelo envio de mais de 100 pesquisas de satisfação por minuto em nome de empresas de todos os setores da economia brasileira, realiza levantamentos setoriais anuais; o atual, tem como intuito servir de termômetro para o setor varejista após o fraco desempenho de vendas na última Black Friday.
Quando questionados se iriam comprar presentes esse final de ano, 84% dos respondentes da pesquisa da binds.co disseram que sim; 48% para familiares, 26% para si próprios, 14% para amigos e 10% para doações, em um gesto filantrópico de final de ano. “Um cenário onde 16% dos brasileiros não pretende comprar presentes, e a priorização de presentes apenas para a família, pode indicar um reflexo da situação econômica atual e alta dos preços; brincadeiras de época, como o Amigo Secreto, podem sofrer esse ano”, analisa Lucio Tezotto, COO da binds.co e head das pesquisas setoriais da startup.
Ainda, 34% daqueles que presentearão este ano pretendem comprar roupas e acessórios, 21% citam cosméticos, perfumes e calçados e 19% brinquedos. “Eletrodomésticos e eletrônicos, que historicamente fazem sucesso nesse período, aparecem na pesquisa apenas na 4ª posição, com 12% dos respondentes, seguindo a linha de consumo confirmada nessa última edição da Black Friday no Brasil. O e-commerce registrou queda nas vendas de eletrônicos e eletrodomésticos, justificada, em parte, pela alta do dólar e variação cambial, que fizeram os preços subir, pela diminuição do poder de compra do brasileiro e também atrelada à interrupção da produção de algumas indústrias até metade do ano passado por conta da pandemia, causando atraso na linha de produção e, consequentemente, alta dos preços”, esclarece o COO.
Brasileiro vai investir menos nos presentes de final de ano
A pesquisa da binds.co demonstra que os brasileiros respondentes terão também mais cautela ao gastar seu dinheiro esse ano. Apenas um em cada cinco respondentes citou que seus gastos superarão R$1.000,00. A maior intenção de gastos fica na faixa entre R$201,00 a R$500,00, com 30% dos respondentes, valores médios que ficarão entre 15% e 35% de um salário mínimo. “Os valores ficam abaixo até mesmo de uma parcela de 13º salário, demonstrando um maior controle dos brasileiros com os gastos do final de ano”, diz o executivo. Na outra ponta, 12% disseram que não pretendem passar dos R$100,00 para os gastos desse ano, conforme os dados:
Em relação ao ano passado, menos pessoas pretendem gastar nas faixas de maior valor. Investimentos acima de R$1.000,00 tiveram redução de 5%, e aqueles entre R$501 e R$1.000 diminuíram 3%. “Esse comparativo valida a afirmação de que os consumidores estão mais cautelosos e considerando ter um final de ano mais comedido, além do que aconteceu na última Black Friday, com o volume de transações e valor movimentado em 2021 e 2022 praticamente estagnado”, afirma Tezotto, alertando que, segundo os últimos dados e comportamentos do endividamento e inadimplência da população brasileira, tudo indica que haverá mais disputa entre as empresas por clientes. “O mesmo investimento será disputado por mais negócios e cada vez mais ofertas no mercado”, completa.
Com base na análise dos dados da pesquisa, a binds.co indica que as empresas varejistas estejam cada vez mais atentas e validem quais produtos/serviços e valores têm maior intenção de compra com seu público consumidor esse ano, pois assim:
– Evita-se investir energia, dinheiro e recursos em produtos e serviços que não terão tanto apelo para os clientes;
– Facilita a adequação das suas ofertas para vendas que caibam no bolso dos consumidores, inclusive priorizando campanhas e promoções voltadas a esses produtos, com preços mais atrativos;
– Torna-se possível direcionar suas comunicações para cenários situacionais de acordo com as intenções de compra;
– Permite negociar com fornecedores preços e margens, bem como o que priorizar nas entregas, para deixar estoques preparados e garantir que não faltem os itens mais buscados.
A pesquisa da binds.co aconteceu entre 7 e 30 de novembro de 2022, contou com 492 respondentes de todas as regiões brasileiras e tem um nível de confiança de 95%, com margem de erro amostral de 4%.
Para mais informações, acesse: www.binds.co