Gestão Estratégica

Assumindo o amadurecimento pessoal

Artigo escrito por Jorge Fornari Gomes

MATURIDADE E DESENVOLVIMENTO

É provável que você seja um, ou uma, dos muitos profissionais que já passaram por um programa de coaching ou mentoring, ou que aguarda pela oportunidade de fazê-lo. Para ajudar na identificação de de comportamentosque espelham seu amadurecimento pessoal e de seu desenvolvimento como profissional, parti da premissa de que o desenvolvimento profissional demanda concomitantemente a evolução da maturidade, fazendo de cada um uma melhor pessoa.

Mudanças superficiais de comportamentos podem atender necessidades superficiais e imediatas de trabalho, mas nem sempre tocam nas questões ligadas a maturidade.

Vamos focar nas características pessoais que forjam a maneira de ser de cada um e como elas contribuem para a formação de comportamentos que precisam ser mudados, eliminados, incorporados. Nossa conversa vai ocorrer em módulos que serão publicados semanalmente. Desde já agradeço sua leitura e seus comentários para me ajudar a modelar melhor as coisas que conversaremos.

 AMADURECIMENTO PESSOAL

 O amadurecimento pessoal é um fenômeno psicológico que ocorre naturalmente em nossas mentes ao longo da vida à medida que aprendemos a lidar com a realidade e resolver os problemas que se apresentam. A qualidade e velocidade do amadurecimento depende das experiências vivenciadas. Num primeiro momento, é com o amadurecimento que modelamos nossa maneira de ser, e, num segundo, ele desenvolve nossa consciência que nos permite avaliar a adequação de nossos comportamentos.

Em síntese o amadurecimento se eleva a medida que aumentamos nosso nível de consciência de nós mesmos dos outros e do mundo. Amadurecer se torna um exercício difícil quando somos dominados por desejos e expectativas contraditórias e indesejáveis oriundas da fase inicial da formação, e que nos levam a comportamentos automáticos e impensados.

 A tabela que se segue pode ser usada para uma breve reflexão e identificação de oportunidade para aumentar nosso nível de maturidade. Com paciência e determinação a leitura de cada linha pode nos indicar uma oportunidade. E não se limite a observar apenas como você reage no trabalho. Muitos de nós podem ter diferentes níveis de maturidade nos diferentes papeis que desempenhamos.

A maturidade está ligada ao nosso grau de independência em relações aos outros, a nossa capacidade de resolver nossos problemas, nosso controle emocional. Por exemplo, somos imaturos quando temos a tendência de constantemente pedir que as pessoas nos ajude na solução de nossos problemas. Ou quando pedimos conselhos todo o tempo. Quando buscamos desesperadamente por aprovação e atenção. quando somos controlados por nossas emoções e implodimos ou explodimos e frente uma aparente ameaça social.

 Quadro de oportunidades de melhoria da nossa maturidade

Grau de independência: Dependência dos outros na solução de nossos problemas. X Capacidade de resolver nossos próprios problemas

Formulação de objetivos: Incapacidade para formular com clareza nossos próprios objetivos X Capacidade para definirmos com clareza nossa missão de vida e para estabelecermos objetivos de longo prazo e metas de curto prazo alinhadas entre si.

Repertório de comportamentos: Dispomos de uma pequena variedade de comportamentos para lidar com as pessoas em diferentes situações. Não percebemos o impacto que causamos nas demais pessoas. X Temos um bom repertório de comportamentos que atendem as demandas das diferentes situações de vida. Conhecemos e atuamos sobre comportamentos que afetam negativamente nosso trabalho.

Percepção: Temos uma percepção contaminada e limitada da realidade e de nós mesmos. julgamos tudo que observamos. X Estabelecemos uma visão bastante isenta e abrangente de nós mesmos, dos outros e do mundo. Somos capazes de observar sem julgar.

Autoestima: Temos uma autoestima, autocritica, incompatível com nossa real maneira de ser. Dependemos desesperadamente da aprovação de outras pessoas. X Apreciamos nossas s boas partes e trabalha para melhorar aquelas onde somos imaturo. Somos bastante livres dos conceitos que as demais pessoas tem de nós.

Egoísmo: Somos o centro do universo. Colocamos as pessoas num patamar abaixo de nós mesmos. X Temos respeito pelas pessoas. Estabelecemos relações produtivas e nutritivas com elas gerando crescimento mútuo.

Sentimentos. Temos sentimentos implosivos ou explosivos. Nossa mente nos mantem entre a ansiedade do futuro, o medo do presente e os arrependimentos e culpas do passado. X Percebemos e controlamos a presença de sentimentos negativos no corpo e não nos deixamos levar por eles. Temos um bom consciente que se mantem ativo boa parte do tempo controlando os excessos negativos das nossas programações.

Preparação social. Estamos pouco preparados para assumir alguns papeis sociais importantes como cônjuge, pai, amigo, cidadão. X Temos clareza das expectativas e responsabilidades dos papeis que desempenhamos e o fazemos com responsabilidade.

Imediatista. Superficial.  Focamos exclusivamente em nossos interesses e desejos que em geral são superficiais e imediatos. X Focamos nos nossos interesses pessoais mais profundos de longo prazo, e os alinhamos às ações de curto prazo, sem perder de vista os os interesses e responsabilidades sociais.

Submisso socialmente. Somos totalmente submissos as normas sociais. Somos incapazes para questionar e mudá-las. Nos sentimos impedidos nem cogitamos tal possibilidade. X Temos uma boa, mas relativa liberdade das normas, crenças e princípios sociais. Somos capazes de julgar e mudar aquelas que estejam desalinhadas com nossos valores, e que fazem mal a nós mesmos, ou ao mundo.

Repertório de Comportamentos. Temos um reduzido repertório de comportamentos para usar nas diferentes situações que vivenciamos. X temos um variado repertório de comportamentos capaz de atender as diferentes situações vivenciadas.

Necessidades e desejos. Somos submisso e estamos fixados em nossas necessidades mais baixas (segurança, sexo, alimentação, bebida, aceitação, dependência) e a nossos desejos inadequados. X controlamos e superamos as necessidades mais baixas e somos motivados pelas necessidades elevadas como a de autorrealização.

 Como foi dito mais acima, sendo várias as facetas do amadurecimento pessoal , é comum amadurecer mais em algumas delas e sermos mais limitados em outras. O amadurecimento favorece a busca pelo autodesenvolvimento profissional que tem como finalidade melhor usarmos nosso potencial humano.

 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 O desenvolvimento profissional tem um aspecto mais operacional para ampliar nossas capacidades, habilidades e conhecimentos de modo que possamos melhor desempenhar nosso trabalho, nosso cargo, nossa profissão, para atingirmos os objetivos que nos são indicados. O papel gerencial para ser bem desempenhado demanda um mais elevado amadurecimento pessoal na maneira como lidamos com as demais pessoas, em particular nossos subordinados. 

Na tabela a seguir estão alguns exemplos de estágios de desenvolvimento

Demanda Desenvolvimento / oportunidades de Desenvolvimento

Conhecimentos e habilidades profissionais Desatualizado, poucos conhecimentos, poucas habilidades X Respeitado pelos seus conhecimentos e habilidades no seu campo de ação.

Confiabilidade. Esconde seus erros. x Assume responsabilidade pelos seus atos

Cuidado com pessoas. Não dá atenção ao desenvolvimento dos subordinados. Não cuida para que as demais pessoas usem seus potenciais. Não dá feedback.

Objetivos e metas. Faz o que lhe cai no colo. Foca no mais fácil. Não tem clareza dos objetivos organizacionais. Não desdobra metas para seus subordinados. Não controla resultados. Não avalia o desempenho.

Direcionamento estratégico. Tem pouco ou nenhum interesse pela visão, missão e valores organizacional. Não tem clareza do direcionamento estratégico, nem mantem suas metas alinhadas a ele.

Cooperação. Cuida apenas dos interesses de sua área, ligados aos seus resultados. Não colabora com as demais áreas e pessoas.Constrói silos. Não tem visão ampla das necessidades organizacionais.

ASPECTOS DO AUTODESENVOLVIMENTO/MATURIDADE.

A seguir está a estrutura dos temas que serão desenvolvidos nos proximos capítulos.As oportunidades de amadurecimento e desenvolvimento foram agrupadas em algumas categorias.

1.    COMPORTAMENTO SITUACIONAL . Clareza na formulação dos seus OBJETIVOS pessoais e organizacionais. Desdobramento de objetivos, desejos e expectativas em metas de curto prazo. Alinhamento entre metas e objetivos. Foco nos resultados. Eficiência e Eficácia

 2.    PERCEPÇÃO DAS SITUAÇÕES. Sensibilidade Situacional. Lógica Pessoal

 3.    PREPARAÇÃO FUNCIONAL. Preparação técnica. Preparação Gerencial. Atualização. profissional.

 4.    RELAÇÕES INTERPESSOAIS. Construção de parcerias. Respeito e consideração. Competitividade responsável. Repertório e flexibilidade de estilos.

 5.    AUTOCONTROLE. Consciência de si mesmo, dos outros e do mundo. Não-consciente. Máquina de respostas prontas. Controle emocional

 6.    AUTOCONHECIMENTO. Pontos cegos. Egocentrismo. Sistema de valores. Autoimagem, autoestima, autocritica

 

Artigo escrito por Jorge Fornari Gomes e publicado no Linkedin.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar